AWS vs Azure: Qual é o provedor de nuvem mais seguro?

É fundamental conhecer todas as alternativas disponíveis e selecionar o melhor provedor possível antes de optar por mudar para um ambiente baseado em nuvem.

A computação em nuvem é um tópico cada vez mais popular nos dias de hoje. Essa abordagem, que disponibiliza recursos (como computadores virtuais, aplicativos e armazenamento) para os clientes pela Internet, tornou-se obrigatória para as organizações que desejam reduzir custos e aumentar a flexibilidade.

É fundamental conhecer todas as alternativas disponíveis e selecionar o melhor provedor possível antes de optar por mudar para um ambiente baseado em nuvem. Na era atual de Big Data e Data Science, a computação em nuvem é obrigatória.

Vários fornecedores de serviços em nuvem competem pela supremacia no setor à medida que a computação em nuvem atingiu seu auge. AWS e Azure têm sido implacáveis ??em sua busca pelo primeiro lugar por algum tempo.

Azure VS Aws
Azure VS Aws

Não apenas o setor educacional, mas várias corporações procuram comparar AWS e Azure antes de decidir se devem ou não mudar para um ambiente baseado em nuvem. Tanto a AWS quanto o Azure têm desempenho forte, com igualdade em quase todos os cenários de uso.

Entretanto, a questão com a qual muitas pessoas está preocupada é qual fornecedor de nuvem mais seguro. Compararemos o AWS ao Azure neste artigo para ajudá-lo a descobrir qual deles atende melhor às suas necessidades.

O que é o Amazon Web Services (AWS)?

Amazon Web Services, ou AWS, é uma plataforma de computação em nuvem criada e mantida pela Amazon. É a plataforma de nuvem mais abrangente e amplamente utilizada no mundo, com mais de 200 serviços completos disponíveis em data centers em todo o mundo.

A AWS é usada por milhões de clientes, incluindo startups, grandes corporações e as principais agências governamentais, para reduzir custos, melhorar a agilidade e acelerar a inovação.

Plataforma como Serviço (PaaS), Infraestrutura como Serviço (IaaS) e Software como Serviço (SaaS) são as três categorias de serviços do Amazon Web Services.

O que é o Microsoft Azure?

O Microsoft Azure é uma plataforma de serviço em nuvem desenvolvida pela Microsoft que atende a uma variedade de departamentos incluindo:

  • Computação em nuvem;
  • Armazenamento;
  • Gerenciamento de banco de dados;
  • Soluções de rede e ferramentas para desenvolvedores;

Além desses, o Microsoft Azure disponibiliza outros recursos e serviços para ajudar organizações a se tornarem mais escaláveis e obter um melhor desempenho geral.

Os serviços do Azure também são divididos em três categorias: plataforma como serviço (PaaS), infraestrutura como serviço (IaaS) e software como serviço (SaaS). Os desenvolvedores podem construir, organizar e administrar serviços e aplicativos na nuvem usando esses três serviços.

Segurança para o desenvolvimento de produtos corporativos

Tanto o Azure quanto o AWS investiram em padrões de alta segurança, principalmente, para seus usuários. Essencialmente, essas plataformas gerenciam a segurança da nuvem. Entretanto, o mais importante é que você também é responsável por sua segurança.

Antes de entrarmos em mais detalhes sobre a segurança dos dois serviços é preciso destacar que e necessário que você também saiba como encontrar a melhor VPN gratuita, formas de treinar funcionários e realize uma gestão de senha eficaz para evitar quaisquer brechas de segurança.

Até mesmo contratando o melhor serviço de nuvem do mundo é possível ser hackeado devido a problemas simples como os que listamos acima. Dito isso…

Segurança no Azure

O Microsoft Azure é especialmente conhecido pela segurança de nível empresarial desde o seu início. Ele é criado usando os mais rigorosos padrões de segurança e conformidade do mundo.

Além disso, você pode verificar a integração de segurança da plataforma usando a documentação de segurança e acessar informações e recursos úteis, como as melhores práticas e padrões de segurança do Azure diretamente no site oficial do serviço.

Segurança na AWS

Da mesma forma, a AWS também está comprometida com a alta segurança para seus usuários. O serviço suporta principalmente padrões de segurança e certificações de conformidade como PCI-DSS, HIPAA/HITECH, FedRAMP, GDPR, FIPS 140-2 e NIST 800-171.

Conclusão

Em resumo, tanto a AWS quanto o Azure oferecem um alto nível de segurança na nuvem. No entanto, você mantém o controle de sua segurança por meio da implementação de certas práticas para proteger seu conteúdo, aplicativos, sistemas, redes, etc.

Em muitos aspectos, AWS e Azure são idênticos, mas diferem em outros. No final, a plataforma de nuvem que você escolhe é determinada pelos requisitos da sua empresa.

Ambos os sistemas têm seu próprio conjunto de vantagens e problemas que os usuários devem enfrentar – e qualquer uma dessas duas opções beneficiará sua empresa e sua reputação online.

Escrito por Portalpower

É pai de família, full stack na vida, gamer, apaixonado por tecnologia, gosta de silêncio e brownie com café ou Coca-Cola.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.