RTX 5090 e  RTX 5080 estão chegando

As duas placas RTX 5090 e  RTX 5080 podem sair mais cedo doque se imaginava

A Nvidia pode lançar não apenas uma, mas duas GPUs de última geração este ano – e essas placas gráficas podem chegar mais cedo do que você pensa (equipe-se com um saleiro neste momento).

A lei de Moore do YouTuber está morta (MLID) nos diz que uma de suas melhores fontes para vazamentos da Nvidia acaba de abandonar a afirmação de que a Equipe Green está preparando o RTX 5090o RTX 5080 – que serão fortes candidatos para nossa lista das melhores placas gráficas – para um lançamento no quarto trimestre. E que a empresa está até cogitando a possibilidade de um lançamento no final do terceiro trimestre para essas GPUs Blackwell.

RTX 5080 5090
RTX 5080 5090

Devemos sublinhar a ressalva de que a fonte diz que há apenas uma pequena chance de o lançamento do terceiro trimestre acontecer.

Outra fonte com quem o MLID conversou (em um distribuidor) também afirma que as GPUs RTX 5000 serão lançadas no terceiro ou quarto trimestre de 2024, embora acrescentando que acharam isso surpreendente.

Portanto, um lançamento em setembro ainda é uma possibilidade, aparentemente, e se for realmente o caso, só temos cinco meses de espera antes de vermos o RTX 5080 e 5090 entrar em cena – não muito tempo. O MLID também apresenta a ideia de uma revelação inicial dessas GPUs Blackwell na Computex (em junho).

Além disso, o MLID compartilha ainda uma citação de uma terceira fonte de um fabricante de laptops que segue uma linha diferente, ou seja, que as GPUs móveis da Blackwell não terão disponibilidade decente até o final do primeiro trimestre de 2025 ou talvez até do segundo trimestre.

A última fonte parece estar em desacordo com as outras, mas lembre-se de que esse vazamento está falando sobre GPUs de laptop e não de placas gráficas de desktop como as outras duas. No entanto, já havia rumores de produtos de notebook Blackwell para o primeiro trimestre de 2025, e a menção ao segundo trimestre é uma sugestão de um atraso (lembrando que tudo isso é conversa de pré-lançamento para ser encarado com muitos temperos, é claro).

Se estivermos olhando para um lançamento no final do terceiro trimestre de 2024 para desktop RTX 5000 e um lançamento no segundo trimestre de 2025 para GPUs de notebook (em volume), isso parece ser uma lacuna bastante grande. Então, o que acontece?

Bem, como aponta a fonte número dois, a razão pela qual a Nvidia pode estar pensando em aumentar a salva inicial de GPUs de desktop RTX 5090 e 5080 para talvez setembro de 2024 não é porque está preocupada com o lançamento do RDNA 4 e como isso pode mudar o cenário da GPU. Afinal, neste estágio, o boato está bastante certo de que as placas gráficas de próxima geração da AMD terão um desempenho intermediário ( embora tenham um desempenho intermediário poderoso ).

Portanto, esses produtos RDNA 4, se chegarem no terceiro trimestre de 2024, como alguns rumores sugeriram (embora outros tenham considerado prazos de lançamento posteriores ), não são algo que a Nvidia tenha que se preocupar em enfrentar o RTX 5080 – eles não serão perto de seus níveis de desempenho.

A fonte afirma que um lançamento anterior do RTX 5090 e 5080 não seria sobre RDNA 4 e o que poderia acontecer lá, mas seria uma decisão tomada devido a outros produtos da Nvidia – os lançamentos de peso pesado (AI) da Blackwell.

O problema é que quando essas GPUs AI chegarem – e isso precisa ser mais cedo ou mais tarde, de preferência, devido à ameaça dos aceleradores Instinct MI300X da AMD – isso praticamente revelará as especificações das placas gráficas de última geração RTX 5000. , então a Nvidia basicamente parece que deve lançá-los como resultado. O grande problema, entretanto, é que as GPUs RTX 5080 e 5090 que chegarão mais cedo (no terceiro trimestre) seriam basicamente um lançamento no papel.

Em outras palavras, a Nvidia revelará e divulgará essas placas gráficas RTX 5000 – conforme a necessidade, devido ao fato de elas usarem exatamente as mesmas matrizes que as GPUs AI – mas elas não estarão em quantidade real. Essas placas se esgotarão rapidamente e não estarão disponíveis nas prateleiras em quantidade adequada até o final de 2024 (de acordo com os rumores originais sobre isso).

Resumindo, este é um movimento tático necessário da Nvidia – ou poderia ser, porque, como observado, não é certo que o Team Green seguirá esse caminho de qualquer maneira. Certamente não teria sido o plano original lançar o RTX 5080 em setembro de 2024, visto que a atualização RTX 4080 Super não está há muito tempo no cenário da GPU.

Escrito por Portalpower

É pai de família, especialista em WordPress e na produção de conteúdo de tecnologia e otimização para conquistar as melhores posições no Google.

Full Stack na vida, Youtuber Gamer Tech, apaixonado por tecnologia, gosta de silêncio e brownie com café ou Coca-Cola.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *