Muitas abas abertas no navegador pode travar o PC

Para você que trabalha com milhares de abas abertas no navegador aqui vão algumas dicas

É ruim ter muitas abas abertas no seu navegador? Enquanto trabalhamos na internet, geralmente continuamos abrindo sites em abas separadas sem fechar as abas abertas anteriormente em nosso navegador da web. 

Todo programa ou software que abrimos em nosso computador usa alguns dos recursos do nosso sistema, incluindo a memória (RAM) e a CPU. Da mesma forma, um navegador da Web também consome uma porcentagem da RAM e da CPU do nosso sistema. O uso de RAM e CPU por um navegador da Web aumenta à medida que começamos a abrir várias guias.

Você deve ter notado que depois de abrir uma certa quantidade de guias em um navegador da web, o desempenho do seu sistema diminui um pouco e o navegador da web fica lento. O número de abas que um usuário pode abrir em um navegador depende, na verdade, do hardware de seu sistema. Por isso varia de usuário para usuário.

O que acontece se você abrir muitas abas?

Abrir muitas abas sobrecarrega a CPU do seu computador. Cada guia que você abre em seu navegador da Web consome uma certa quantidade de memória do seu sistema. Portanto, quanto mais guias você abrir em um navegador da Web, mais RAM seu navegador consumirá. É por isso que abrir muitas guias resultará em problemas de desempenho e poderá fazer com que seu sistema congele ou falhe.

É ruim manter várias guias abertas no seu computador?

Conforme explicado acima, abrir várias guias em um navegador da Web afeta o desempenho do navegador e do sistema. Você pode ver quanta porcentagem de RAM e CPU do seu sistema um navegador da Web está usando abrindo o Gerenciador de Tarefas. O número de guias que você pode deixar abertas em seu computador depende de diferentes fatores.

  • O hardware do seu computador : Sem dúvida, um computador com 4 GB de RAM tem um desempenho inferior em comparação com um computador com mais RAM, digamos 8 GB ou 16 GB. No entanto, existem outros fatores também responsáveis ??pelo desempenho de um sistema. Os computadores com mais RAM podem fornecer melhores recursos aos navegadores da Web em comparação com computadores com menos RAM. Se o seu computador tiver menos RAM, digamos 4 GB, você terá problemas de desempenho após abrir várias guias.
  • Os gráficos de uma página da Web : Alguns sites têm gráficos pesados. Devido a isso, esses sites exigem mais recursos de um sistema. Abrir esses sites colocará mais pressão em seu sistema, devido ao qual você terá problemas de desempenho com seu sistema. Google Maps e Google Earth são alguns dos sites que usam gráficos pesados.

Ter várias guias abertas deixa o computador lento?

Cada guia que você deixa aberta em seu navegador consome uma porcentagem dos recursos do seu sistema. Para lidar com esse problema, alguns navegadores da Web têm um recurso de suspensão de guias integrado. Se você é um usuário do Google Chrome ou do Microsoft Edge , deve ter notado que, ao alternar para outra guia depois de passar algum tempo em uma guia específica, o Chrome ou o Edge recarregam essa guia. Este é o recurso de suspensão da guia do Chrome e do Edge. O recurso de suspensão de guias suspende as guias que permanecem inativas por um determinado tempo. Quando um usuário retorna às guias inativas, o navegador da Web carrega essas guias novamente. Ao fazer isso, o Chrome e o Edge gerenciam a memória do computador do usuário.

Portanto, se o seu navegador da Web tiver um recurso de guia adormecida, deixar várias guias abertas não afetará o desempenho do seu sistema. Por outro lado, se o seu navegador da Web não tiver o recurso de guias adormecidas, você poderá abrir apenas um número limitado de guias, após o qual começará a enfrentar problemas de desempenho com seu sistema. Para gerenciar esse problema, você deve fechar algumas das guias abertas.

O número de complementos e extensões do navegador que você instalou também pesa!

Use o Gerenciador de Tarefas integrado para gerenciar guias em um navegador da web

Navegadores da web populares, como Firefox, Chrome e Edge, vêm com um Gerenciador de Tarefas integrado que permite que os usuários saibam quais guias estão consumindo muitos recursos do sistema. Ao trabalhar com várias guias em um navegador da Web, você pode usar o Gerenciador de Tarefas integrado para fechar as guias que consomem muita RAM e sobrecarregam sua CPU.

Abas navegador travam PC
Abas navegador travam PC

Aqui, mostraremos como usar o Gerenciador de Tarefas integrado para gerenciar guias em:

  1. Firefox
  2. Chrome
  3. Microsoft Edge

1] Como usar o Gerenciador de Tarefas embutido no Firefox para gerenciar abas

Siga as etapas descritas abaixo para abrir o Gerenciador de Tarefas integrado no Firefox :

Firefox

  1. Abra o Firefox .
  2. Pressione Ctrl + T para abrir uma nova guia.
  3. Digite about:performance na barra de endereços do Firefox.

Isso abrirá o Gerenciador de Tarefas no Firefox, onde você poderá ver quais guias estão consumindo mais recursos do seu sistema. Agora, você pode fechar essas guias para gerenciar a RAM do seu sistema.

2] Como usar o Gerenciador de Tarefas integrado no Chrome para gerenciar guias

As etapas a seguir ajudarão você a abrir o Gerenciador de Tarefas no Chrome :

Chrome

  1. Abra o Google Chrome .
  2. Clique nos três pontos verticais no canto superior direito e vá para “ Mais configurações > Gerenciador de tarefas ”. Como alternativa, você também pode pressionar as teclas Shift + Esc para abrir o Gerenciador de Tarefas no Chrome.
  3. Agora, selecione a guia que está consumindo a maior RAM ou aquela que você deseja fechar e clique no botão Finalizar processo .

3] Como usar o Gerenciador de Tarefas integrado no Edge para gerenciar guias

Siga as etapas abaixo para abrir o Gerenciador de Tarefas no Edge :

Edge

  1. Abra o Microsoft Edge .
  2. Clique nos três pontos horizontais no canto superior direito e vá para “ Mais configurações > Gerenciador de tarefas do navegador ”. Ou simplesmente pressione as teclas Shift + Esc .
  3. Quando o Gerenciador de Tarefas aparece, você pode ver quais guias estão usando a maior parte de sua RAM. Para fechar uma guia específica, selecione essa guia no Gerenciador de tarefas e selecione Finalizar processo .

É assim que você pode gerenciar guias em diferentes navegadores da Web para que a abertura de várias guias não afete o desempenho do seu sistema.

Ter várias guias abertas deixa o computador lento?

Deixar várias guias abertas em um navegador da Web torna o computador lento. Isso ocorre porque cada guia usa uma porcentagem da RAM do seu sistema. Portanto, se você abrir várias guias em seu navegador da Web, a maior parte da RAM do seu computador será usada pelo navegador da Web, o que fará com que seu sistema tenha menos RAM livre para gerenciar outras tarefas.

Ter várias abas abertas drena a bateria?

De um modo geral, é lógico esperar que quanto mais abas você abrir, maior será o consumo de recursos e, consequentemente, o consumo de energia. Mas o consumo real da bateria é insignificante e os estudos também mostraram que quanto mais guias você abre, menor o efeito de cada nova guia na vida útil da bateria.

Conclusão das abas abertas no navegador

Quantas abas podemos abrir em nosso navegador depende do hardware do nosso sistema. Se você possui um PC de última geração, esse número é comparativamente maior do que aqueles que possuem um PC com menos memória RAM. No entanto, cada máquina tem um limite. Depois de um certo ponto, você começará a ter problemas de desempenho com seu sistema. Portanto, é melhor fechar as guias que não estão em uso.

Escrito por Portalpower

É pai de família, full stack na vida, gamer, apaixonado por tecnologia, gosta de silêncio e brownie com café ou Coca-Cola.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.