Em 2013 o Fluminense foi rebaixado no campo. Fora dele, o tricolor das Laranjeiras conseguiu uma manobra que envolveu a Portuguesa e seu arqui-rival, Flamengo. Pra você que não lembra, segue…

Assim terminou o Brasileirão de 2013. Cruzeiro campeão. Náutico, Ponte Preta, Vasco e Fluminense rebaixados. Flamengo na 11° posição. Portuguesa na 12° posição.

O que ocorreu então?? Vamos lá.. Na antepenúltima rodada a Portuguesa enfrentou o Bahia. Nesta partida, Heverton, meia reserva da equipe, foi expulso. O que chama atenção é que o meia foi expulso APÓS o apito final, por xingar o árbitro Ricardo Marques Ribeiro.

Como de costume, Heverton cumpriu suspensão e ficou suspenso na rodada seguinte, contra a Ponte Preta. Eis que na última rodada, contra o Grêmio, Heverton foi relacionado e entrou em campo aos 32 minutos do segundo tempo. Heverton não ajudou muito. O jogo terminou 0x0.

Acontece que na sexta-feira antes da rodada final, o STJD julgou o caso e puniu Heverton com mais um jogo de suspensão, informação essa que a Portuguesa alega não estar publicada e não ter recebido nenhum comunicado.

Com a escalação irregular, a Portuguesa perdeu 3 pontos + 1 ponto conquistado contra o Grêmio. Pontuação essa que rebaixaria a equipe. E onde entra o Flamengo nessa história?
Pois bem.. em 2013 o Flamengo foi campeão da Copa do Brasil, disputando a final contra o Athlético Paranaense. Neste jogo, o lateral esquerdo André Santos foi expulso nos minutos finais.

A expulsão na Copa do Brasil não impediria o jogador de atuar no Brasileirão, mesmo assim o Rubro-Negro carioca retirou André Santos da partida contra o Vitória, a primeira após o título da Copa do Brasil.
Neste jogo o Flamengo foi derrotado no Barradão por 4×2.

Então por que o Flamengo foi punido? O STJD decidiu julgar o caso de André Santos na mesma sexta-feira do caso Heverton e também puniu o Rubro-Negro com 1 jogo de suspensão. Acontece que a punição, assim como a da Portuguesa, não foi divulgada e nem informada ao clube.
André Santos atuou contra o Cruzeiro, no famoso jogo das faixas.
A partida terminou 1 x 1 entre o campeão do Brasileirão e o campeão da Copa do Brasil.

Como punição, o Flamengo também perdeu 4 pontos. 3 pela punição + 1 conquistado na partida. Desta forma, a Portuguesa foi rebaixada e o Flamengo ficou na primeira posição fora da zona de rebaixamento.
Assim terminou o campeonato, após as punições.

Acontece que a punição do Flamengo só foi julgada após a punição da Portuguesa, como uma cortina de fumaça.. O Flamengo não era alvo de punição nenhuma e até hoje todos os envolvidos entendem que o julgamento da escalação do André Santos não fazia o menor sentido.
O Fluminense, por sua vez, entrou com representação como interessado direto no rebaixamento da Portuguesa.
Torcedores do tricolor carioca fizeram protestos em frente ao STJD e à CBF.
E assim terminou mais um tapetão a favor do Fluminense. Um rebaixamento em campo, resolvido fora dele. E o Flamengo, que nada tem a ver com a história, entrou na conta DEPOIS do julgamento que rebaixaria a Portuguesa e não o contrário, como os tricolores sugerem atualmente.
Em resumo: Fluminense é nanico dentro e fora de campo.