Segurança Alimentar na produção de produtos de panificação

O setor da panificação é permeado de particularidades, especialmente porque engloba em seu processo os setores de indústria, comércio e serviços.

Você gosta do seu pão sempre quentinho e com cheiro de dar água na boca?

Para que isso seja possível, é preciso estar atento às normas de segurança alimentar e tomar uma série de cuidados diários em sua padaria.

O setor da panificação é permeado de particularidades, especialmente porque engloba em seu processo os setores de indústria, comércio e serviços. Por isso, algumas observações são de suma importância para que se evitem riscos de contaminações químicas e biológicas no ambiente.

Cuidados devem ser tomados desde o pré-preparo, para que a segurança e qualidade dos alimentos servidos não sejam comprometidas. As bancadas devem sempre estar higienizadas; não deve haver sujidades no piso e o ambiente deve ser setorizado para a garantia dessa segurança.

Pré-Preparo

Quando o manipulador for preparar a massa de seus pães, também precisará estar atento ao local onde está manipulando a massa e ao local onde a deixará descansar:

O ambiente deve estar limpo;
Os utensílios devem estar higienizados;
Os equipamentos/utensílios que incrustam, devem ser limpos com desincrustantes apropriados.

Preparo

Nesta etapa são feitas as finalizações dos processos. Os alimentos são montados, fritos e assados e os cuidados com a segurança alimentar também deve estar presente em todas as etapas, considerando equipamentos, utensílios e o ambiente, além dos hábitos pessoais adequados.

A coifa é fundamental no preparo de alimentos em sua área de preparação, para evitar que cheiros e gordura tomem conta do ambiente. As coifas devem ser limpas por empresa especializada no mínimo a cada 6 meses (sendo o ideal um programa de 2 em 2 meses) para evitar contaminações no ambiente de produção.

As lixeiras, mesmo que fechadas, também devem estar afastadas das bancadas onde os alimentos são manipulados, para que se evite a contaminação dos alimentos e a possibilidade de gerar doenças ao comensal.

Como saber se o local de produção está seguro?

Visando a segurança alimentar de seus clientes e a melhor reputação de seu negócio, elaboramos o curso de Boas Práticas, que tem por objetivo levar ao manipulador de alimentos informações importantes que estão relacionadas ao preparo, armazenamento, recepção, bem como as regras de conduta pessoal e os processos adequados de higienização, a fim de garantir a segurança alimentar do produto final preparado, qualquer que seja ele.

O Vídeo é um exemplo de como “NÃO FAZER”

Deixe o seu comentário e compartilhe.

Escrito por Portalpower

É pai de família, especialista em WordPress e na produção de conteúdo de tecnologia e otimização para conquistar as melhores posições no Google.

Full Stack na vida, Youtuber Gamer Tech, apaixonado por tecnologia, gosta de silêncio e brownie com café ou Coca-Cola.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *