A atualização mais recente do OBS Studio agora oferece suporte à codificação de fluxo AV1 para transmissões do YouTube, garantindo vídeo de alta qualidade e resoluções aprimoradas em comparação com a codificação H.264 tradicional, mesmo em taxas de bits semelhantes. Esta é uma ótima notícia para streamers que buscam vídeos de alta qualidade e desejam reduzir o consumo de largura de banda.
Vamos dar uma olhada na nova atualização e ver o que ela significa para os streamers do YouTube.
Como funciona?
Embora o YouTube atualmente rotule o recurso de codificação AV1 como beta, ele possui um enorme potencial para transformar a qualidade das transmissões ao vivo. Conforme demonstrado pelo criador de conteúdo EposVox, esse método de codificação pode efetivamente reduzir artefatos visuais em vídeo 1080p 60 qps ou até mesmo permitir que você transmita em resolução 4K com a mesma taxa de quadros sem aumentar substancialmente o consumo de largura de banda.
Esse aprimoramento é possível graças à introdução do padrão Enhanced RTMP (Real-Time Messaging Protocol), que expande o método existente para acomodar novos formatos de vídeo. Embora o suporte a HDR esteja incluído na tecnologia, o YouTube ainda não adotou esse recurso.

Compatibilidade
A codificação de hardware do OBS Studio é compatível com GPUs AMD, Intel e NVIDIA. No entanto, se sua CPU tiver potência adequada, você também pode optar pela codificação de software. Lembre-se de que o YouTube continua a transcodificar a saída para o formato VP9, ??mas, conforme relatado pelo Tom’s Hardware, a perda na qualidade da imagem é insignificante.
O que nós pensamos
O recurso oferece um potencial promissor para quem usa o YouTube. Embora não haja um cronograma oficial para a integração total do suporte AV1 no YouTube, esse desenvolvimento é muito promissor para os livestreamers agora e no futuro. Conforme apontado pelo The Verge, isso não terá muito impacto nos streamers do Twitch. No entanto, todos os streamers devem comemorar a perspectiva de transmitir o vídeo com a melhor aparência possível.
Disponibilidade
No momento, não há informações sobre quando o YouTube oferecerá suporte oficial. Manteremos você atualizado se houver novos desenvolvimentos.