Pelo que vemos no Mapa Ferroviario Mundial o Brasil faz parte dos Paises mais atrazados economicamente com ajuda desse detalhe.
O Transporte Ferroviário, além de ser o mais econômico, é o mais seguro entre os modais terrestres.
O início do transporte ferroviário data do século XIX. Com o desenvolvimento do motor a vapor, foi possível iniciar uma expansão dos principais caminhos de ferro, que foram um componente muito importante durante a revolução industrial.

Com o avanço da tecnologia, foram lançadas composições eléctricas e os comboios a vapor foram substituídos por motores a diesel.
Na década de 1960, começaram a surgir os trens de alta velocidade. Esta modalidade, entretanto, se restringe aos países e/ou regiões onde o transporte ferroviário é uma prioridade estatal, sobretudo a Europa, o Japão e a China.
Como é possível observar no mapa abaixo, a maioria das ferrovias do mundo se concentram na tradicional tríade dos ‘países centrais” formada por Europa-EUA-Japão.
Entre os países emergentes, destacam-se a China e a Índia, países continentais que optaram por investir no meio de transporte com o melhor custo/benefício.
No Brasil, infelizmente, o Estado optou por abandonar nossa rede ferroviária, passando a investir no oneroso rodoviarismo – principalmente a partir do governo getulista.