Um dois maiores desastres de marketing da história

O fiasco do design da embalagem da Tropicana

Ao longo dos anos, os consumidores passaram a associar a marca Tropicana à laranja carnuda com o canudo vermelho e branco enfiado nela. Assim, a maioria dos consumidores familiarizados com o suco de laranja Tropicana reconhece a embalagem à esquerda.

Mas em 2009, a Tropicana tentou redesenhar suas embalagens para um visual mais “moderno” (foto à direita) e lançou nas lojas.

Tropicana

Foi um desastre.

  • A Tropicana gastou mais de US$ 35 milhões para projetar e anunciar sua nova embalagem de suco de laranja.
  • Os consumidores ficaram confusos nas lojas quando procuravam o suco de laranja Tropicana. Muitos pensaram que as lojas acabaram ou não estocaram Tropicana ou simplesmente ignoraram o suco.

    Porque? Porque eles provavelmente estavam procurando aquela laranja gorda com o canudo vermelho e branco.

    Muitos clientes que perceberam o novo design não gostaram – seu vínculo emocional com o design original e, portanto, com a marca, foi rompido. Muitos criticaram o novo design abertamente nas redes sociais.

  • Mais más notícias : isso levou os consumidores a procurar os concorrentes para comprar suco de laranja.
  • As vendas da Tropicana caíram rapidamente em 20%, resultando em milhões de dólares em receitas perdidas.
  • A Tropicana renunciou ao seu novo design e voltou à embalagem original.

No geral, esse fiasco de marketing custou à Tropicana muito tempo, mais de US$ 50 milhões e valor de marca diluído. Além disso, ajudou a impulsionar as vendas de seus concorrentes.

Tudo em 1 mês.

Para uma marca de suco de frutas, esse foi um desastre bastante caro.

Escrito por Portalpower

É pai de família, especialista em WordPress e na produção de conteúdo de tecnologia e otimização para conquistar as melhores posições no Google.

Full Stack na vida, Youtuber Gamer Tech, apaixonado por tecnologia, gosta de silêncio e brownie com café ou Coca-Cola.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *