Ao longo dos anos, os consumidores passaram a associar a marca Tropicana à laranja carnuda com o canudo vermelho e branco enfiado nela. Assim, a maioria dos consumidores familiarizados com o suco de laranja Tropicana reconhece a embalagem à esquerda.
Mas em 2009, a Tropicana tentou redesenhar suas embalagens para um visual mais “moderno” (foto à direita) e lançou nas lojas.
Foi um desastre.
- A Tropicana gastou mais de US$ 35 milhões para projetar e anunciar sua nova embalagem de suco de laranja.
- Os consumidores ficaram confusos nas lojas quando procuravam o suco de laranja Tropicana. Muitos pensaram que as lojas acabaram ou não estocaram Tropicana ou simplesmente ignoraram o suco.
Porque? Porque eles provavelmente estavam procurando aquela laranja gorda com o canudo vermelho e branco.
Muitos clientes que perceberam o novo design não gostaram – seu vínculo emocional com o design original e, portanto, com a marca, foi rompido. Muitos criticaram o novo design abertamente nas redes sociais.
- Mais más notícias : isso levou os consumidores a procurar os concorrentes para comprar suco de laranja.
- As vendas da Tropicana caíram rapidamente em 20%, resultando em milhões de dólares em receitas perdidas.
- A Tropicana renunciou ao seu novo design e voltou à embalagem original.
No geral, esse fiasco de marketing custou à Tropicana muito tempo, mais de US$ 50 milhões e valor de marca diluído. Além disso, ajudou a impulsionar as vendas de seus concorrentes.
Tudo em 1 mês.
Para uma marca de suco de frutas, esse foi um desastre bastante caro.