A laqueadura é um procedimento cirúrgico que dura entre 40 minutos e uma hora. O objetivo é evitar o contato do espermatozoide com o óvulo, que acontece nas trompas, para impedir a fecundação e, consequentemente, a gestação.
Fazer ou não laqueadura ?
Você mulher tem que pensar bem antes de fazer laqueadura ,perder voluntária e, em alguns casos, definitivamente a capacidade de gerar filhos. É isso que acontece com as mulheres que se submetem à laqueadura, popularmente conhecida como ligadura de trompas.
O procedimento cirúrgico consiste em ligar ou cortar as Trompas de Falópio e pode ser feito de várias maneiras, sendo necessária internação e anestesia geral ou regional.

O Sistema Único de Saúde (SUS) cobre os custos da cirurgia. “No serviço público decente, antes de ser operada, a paciente tem de ser avaliada por uma comissão ética. Na rede privada, na maioria das vezes, a cirurgia é feita depois de acordo entre médico e paciente”, afirma Caio Parente Barbosa, chefe da Ginecologia da Faculdade de Medicina do ABC.
A comodidade e segurança da laqueadura são inquestionáveis, uma vez que o risco de gravidez é de menos de 1% e a mulher não precisa mais se preocupar com métodos anticoncepcionais. Por outro lado, existem muitos pontos a serem ponderados antes de optar por esse método definitivo de esterilização feminina. Entre eles, os aspectos psicológicos e legais, os altos índices de irreversibilidade do processo e de arrependimento por parte das mulheres operadas.
Conheça critérios exigidos pelo SUS e como é feita a cirurgia de laqueadura pelo SUS
Entra em vigor, neste mês, a Lei 14.443/2022 que dispensa o consentimento do cônjuge para autorizar a laqueadura, em mulheres, e vasectomia, em homens, que são métodos de esterilização cirúrgica.
A nova lei traz outras mudanças. Veja abaixo:
- A nova lei reduz para 21 anos a idade mínima para a realização dos procedimentos no país. Antes, era 25 anos.
- A idade mínima não será exigida para quem tem, pelo menos, dois filhos vivos.
- A mulher pode solicitar a laqueadura durante o período do parto, o que não era permitido na legislação anterior, de 1996. É necessário manifestar a vontade com 60 dias de antecedência.
- Os métodos e técnicas de contracepção deverão estar disponíveis no prazo máximo de 30 dias.
A legislação manteve a exigência de manifestação pela cirurgia em documento escrito e firmado. Entre a manifestação da vontade e a cirurgia, a pessoa interessada passará por aconselhamento por equipe médica quando receberá orientações sobre as vantagens, desvantagens, riscos e eficácia do procedimento. O objetivo é evitar a esterilização precoce.
É autorizada a esterilização somente por meio de laqueadura, vasectomia ou outro método cientificamente aceito. É vedada a histerectomia (remoção do útero) e ooforectomia (retirada dos ovários).

Como é feita a cirurgia
Para entender como funciona a laqueadura, faz-se necessário explicar a fecundação. As trompas de Falópios são os canais que ligam o útero aos ovários, sendo lá por onde óvulos e espermatozoides caminham, se encontram e, em consequência, podem fecundar. A ligadura das trompas consiste em interromper esse caminho e impedir o encontro entre espermatozoides e óvulos.
Existem cerca de dez técnicas para a cirurgia: “Você pode queimar as trompas e cortá-las, pode colocar anéis de plástico ou clipes de titânio, ou mesmo fazer com fio de sutura”, enumera o médico Caio Parente Barbosa, chefe da Ginecologia da Faculdade de Medicina do ABC.
Em geral, a laqueadura não acarreta nenhum problema de saúde à mulher. “Mas uma cirurgia mal feita pode ter complicações. O médico pode dar um nó muito forte ou atingir as artérias quando cortar as trompas, prejudicando a circulação do ovário e prejudicando suas funções. Isso pode, em casos extremos, causar menopausa precoce”, diz o ginecologista Malcolm Montgomery.
O que são Laqueadura e vasectomia ?
Deixe sua opinião, dúvida e comentário sobre a laqueadura pelo Sistema único de saúde brasileiro
Via G1, Google e Agenciabrasil
tentei duas vezes fazer por duas vezes nao consegui nessa brincadeira ja estou com 4 filhos e nada de laqueadura e tenho 44 anos
gostaria muito de fazer a laqueadura sou mãe de 3 filhos tenho 31 anos de idade e tenho problema no coração.
Tenho 23 anos e tenho duas filhas queria muito fazer a laqueadura
Bom dia, tenho 40 anos e estou grávida do meu terceiro filho, quero parar por aqui, como façao para fazer minha laqueadura após a cesaria pelo SUS?
Quero ter um filho com meu marido pois ele e novo tem 26 anos nao tem nem um filho quero da p ele essa criança
Tenho dois filhos , uma de vinte anos e outro de doze anos , estou grávida de novo com 37 anos, eu não tenho condições de pagar pra fazer uma laqueadura , estou fazendo acompanhamento pelo SUS ,e minha médica me disse que só posso ligar pelo SUS ,depois de seis meses que o bebê nascer , isto é um absurdo , ter que ser desse jeito ,ser obrigado a fazer duas cirurgias .
Quero fazer a reversão como faço?
Eu tenho 29 anos e estou indo para o terceiro filho e fiz o planejamento familiar qd tive meu primeiro filho e até hoje não consegui nada o sus me nega e fala p eu fazer de novo planejamento familiar . Me ajudem o que eu faço ?
Minha subrinho fez laqueadura faz 17 dias hoje é ela fez pelo SUS demorou uns três meses desde que ela deu entrada pelo posto de saúde ela fez planejamento familiar ela não é casada tem 25 anos mas mora com o pai das filhas dela ela tem quatro meninas e nasceram tudo de parto normal
Ops desculpa escrevi errado e sobrinha
Eu tenho trez filhos e estou grávida do quarto . Mas não vou ficar com a criança na hora do parto vou entregar a adoção mas qero saber se na hora eu faço a laqueadura