Alistamento Militar 2022 – Tire todas dúvidas

Tire todas dúvidas sobre o Alistamento Militar 2022

Alistamento Militar Como muitos aqui irão passar pelo Alistamento Militar  Obrigatório no ano de 2022 eu resolvi criar este post a fim de responder as dúvidas de cada um sobre o processo de alistamento.

Alistamento Militar
Alistamento Militar

Dúvidas mais comuns sobre o Alistamento Militar

Irei começar com o básico…

Todo jovem que completar 18 anos no ano de 2022 deverá se apresentar à Junta de Serviço Militar de sua cidade de 2º de Janeiro e vai até 28 de junho, último dia útil do primeiro semestre.Levando a Certidão de nascimento e 2 fotos 3×4 para fazer o Alistamento Militar do ano.

Chegando à Junta Militar, após esperar um bom tempo, o cidadão irá receber o seu CAM(Certificado de Alistamento Militar), o chefe de seção irá pedir para que confirme seus dados e assine o DOCUMENTO. Feito isso ele irá carimbar na parte de trás do CAM uma data e local para você retornar, ainda em 2022. Preste atenção nesta data.(Deixando bem claro que ninguém foi dispensado ou convocado neste período)

No seu retorno, metade dos cidadãos serão dispensados. Sem prestar nenhum tipo de satisfação ou documento, está dispensa é ALEATÓRIA.

Caso dispensados seguir as instruções no local.

Os não dispensados nesta data não têm nada a temer(Estou entendendo que você NÃO quer servir). Ainda haverão muitas “oportunidades” de dispensa.

As datas de retorno variam, e podem ter muitos retornos, então não se preocupe com a quantidade de vezes que você foi chamado, isso não influência na sua dispensa ou convocação.

Os exames  do Alistamento Militar 

Os exames ocorrem em área militar. Primeiramente o exame médico, que consiste de:

-Exame odontológico básico(Uma rápida olhada na sua boca pra verificar anomalias e falta de dentes)
-Exame oftalmológico(coisa simples de visualização a distância)
-Exame físico, a temida hora de nudez. O procedimento é diferente em cada região, aqui em Belo Horizonte, os cidadãos são chamados em grupos de 15 a uma sala separada. Todos ficam de cueca. O médico ordena que metade deles vire para a parede. Neste momento ele pede aos restantes que abaixem suas cuecas na altura do joelho e vai analizar cada um. Neste momento você deve(sob ordens do médico) levantar seu pênis com uma das mãos e soprar fortemente a parte de trás de sua outra mão.Isso levará um minuto no máximo para cada metade do grupo. Em seguida, agora com as cuecas, o médico ordena que todos realizem movimentos específicos com pernas, braços e torso.Coisa simples.
Nesta mesma sala, e ainda de cuecas, cada um é pesado e medido, e realiza o teste do dinamômetro, bem simples, é só dar um puxão em um dinamômetro fíxo.

Se você tem atestado médico, doenças venéridas, doenças graves ou qualquer outro motivo anormal na sua saúde você deve apresenta-los ao médico neste momento. Ele irá analisar e em alguns casos dispensar de imediato o cidadão do Alistamento Militar.

-Exame psicotécnico: Instruído pelo responsável da seção vocês irão fazer um pequeno teste psicotécnico(desenhe um círculo, copie a figura ao lado…esse tipo de coisa)
-Entrevista: Perguntas pessoais e diretas. Não minta ou fique com vergonha(sim, ele irá perguntar se é sexualmente ativo). Neste momento você poderá dizer(pela primeira vez) se é ou não voluntário a servir o Exército.
-Teste de conhecimentos. É uma prova de português, matemática e lógica basicamente, podendo conter alguma questão de língua estrangeira ou qualquer oura matéria, de forma ampla e simples.

Logo após estes exames, que podem ser efetuados em até duas manhas, muitos receberão o CAM já com ordens de dispensa do Alistamento Militar, e outros com ordens de comparecimento numa data posterior(provavelmente outubro para os CPORs e janeiro para os demais)
Você ainda pode ser dispensado

As pessoas que desejam seguir o CPOR têm um caminho diferente a partir daqui.

Os demais que retornam em Janeiro, ou irão ser dispensados ou receberão as ordens de comparecimento no seu designado posto de trabalho. (Neste dia nada define se você fica ou vai, é “sorte”…)

Lembrando a todos para conservarem os seus CAMs, pois é um documento e qualquer dano a ele pode gerar problemas sérios para os Senhores. Leve-o a todos os lugares aos quais lhe for designado, levando junto sua identidade, CPF, certidão de nascimento e outros documentos que venham a ser requisitados pelos militares.

Vale lembrar que caso você seja convocado no Alistamento Militar não é o fim do mundo, você tem plenas condições de continuar a faculdade ou colégio, recebe salário e terá uma vida mais emocionante do que o normal, alem de que o Exército é uma escola para a vida, pergunte a qualquer militar/ex aqui do VT, eles confirmarão isso.

Desejo uma boa sorte a todos(voluntários ou não) ao Alistamento Militar deste ano.

Qualquer outra dúvida é só perguntar ou ,caso sinta vontade!

DICAS:
-Trate os militares com o máximo de respeito, eles podem te ferrar, como podem ajudar, você escolhe.
-Leve uma revista ou algo para passar o tempo, você vai esperar muito em todos os retornos.(Não recomendo DS, PSP e essas porcarias, pois ninguém vai tomar contra pra você, melhor prevenir do que remediar, e existem roubos dentro dos perímetros militares, lembrem-se de que os bandidos também se alistam)
-Vá sempre com banho tomado e higienizado.
-Siga as ordens a risca, o pessoal gosta de zuar os alistados, não se assuste.
-Uma postura de indiferença não irá te ajudar em nada…aja normalmente, responda as questões de forma objetiva.
-Humildade em 1º lugar, nada de chegar cheio de “bling bling” e etc…
-Vá com roupa casual: calça jeans, camisa simples, sem acessórios, bonés e nada muito extravagante. Lembrando: SEMPRE DE CALÇA, o exército não aceita bermudas ou shorts, camisetas também não são aceitas e muito menos chinelos e sandálias.

A VIDA NO EXÉRCITO

A pedidos, vou colocar algumas informações de como é a vida de um militar.

As primeiras semanas são adaptativas, visando educar os recrutas sobre como é a vida no quartel, ensinando sobre patentes, ordens, veículos, localizações, instruções de todo o tipo. Neste período espere todo o tipo de “trote” ou brincadeiras, ou até mesmo esculachos dos superiores.
Uma vez dentro dos padrões esperados começa sua vida como militar…

Os horários de serviço variam de pessoa a pessoa, mas não é muito longo…

Lá dentro você aprende de tudo, desde atirar, táticas, leitura de mapas e também como lavar banheiro e fazer café para os oficiais. Acampamentos, exercícios de guerra, ficar de guarda de madrugada…tem seus altos e baixos. Mas você sempre aprende algo novo, é uma lição de vida.

Ninguém é humilhado, mal tratado lá dentro, mas eles esperam que você cumpra seus deveres como ordenados. É uma vida bem simples, de ordens, deveres e diversão.

Como não temos guerra o exército participa de diversas atividades públicas, como vacinação, segurança, caridade, alfabetização… sua vida será bem agitada dependendo do local que for servir.

É uma vida boa estar no exército…não uma condenação como muitos pensam.

Exame:

Juramento à Bandeira

O CAM

Um Abraço.

BRASIL !

Site para tirar mais dúvidas www.alistamento.eb.mil.br

Escrito por Portalpower

É pai de família, full stack na vida, gamer, apaixonado por tecnologia, gosta de silêncio e brownie com café ou Coca-Cola.

Deixe uma resposta
  1. vou me alistar na terça feira, dia 28/04/2008, queria saber que horas posso comparecer na junta militar! trabalho de manha!! pego de 09:00 as 13:00, no caso de poder compaecer só de manha, quanto tempo você acha que ficarei esperando!! muito obrigado des de já!!

  2. ola,
    quando tinha 18 anos eu me alistie porem com 19 anos eu fui chamado mas não compareci e perdi o cam num assalto.
    sou de vila velha ESPIRITO SANTO,gostaria de saber como faço para tira minha 2 via,e me apresentando as chances é grande de eu ser chamado?na verdade tenho um fisico bom,mas tenho muitos problemas na area respiratoria..obrigado aguardo a resposta urgente.

  3. me alistei este ano com 21 anos ierei fazer um curço mais preciso ou da reservista ou da cdi não pode ser cam a junta me chamou para apresentar em maio quando consigo estes documentos??

  4. gostaria de saber se posso me alistar de novo pois me alistei e não consegui entra quero ser paraquedista do exercito agora tenho 20 e escutei alguem falar q posso me alistar mas de uma vez…. aguardo resposta

  5. tenho 23 anos! gostarias muito de seguir a careira militar, mas sempre acantecia algo que me impedia de realizar esse sonho.
    queria saber se terei que me contentar em ser vigilante ou tenho ainda alguma chance de seguir a carreira militar.
    meu sonho é morrer defendendo esse paiz que tanto amo!
    o queue eu faço?
    obrigado pela atenção.

  6. olha tem um primo meu que se alistou em MG o que ele pode fazer para servir o exercito aqui em vitoria es . a ele ja aduiriu seu certificado de dispenssa . obrigado pela compreemçao me responda por fazer .

  7. Eu quero me alistar para aeronáutica como faço ?
    tenho q ir em uma junta militar aki em Belo horizonte ?

  8. ok,mas assim eu moro no Rio de Janeiro e a outra cidade que tenho parentes é PB…pelo que meu pai disse lá eles passam direto nunca são chamados(ele tentou) por isso acho que tenho mais chances em algum quartel no RJ obrigado “Karaloko”

  9. Olá,não tenho 17 anos ainda mas tenho certeza e força de vontade para servir o exército Tenho ¹inite Alergica com isso posso ser dispensado ?(não quero ser dispensado)
    eu queria saber tambem quais os melhores passos para servir ,para que eles vejam que tenho vontade e condiçoes de servir o exécito
    Obrigado,Lucas

    PS:Gostei dos seus esclarecimentos e das Dicas garanto que vou seguir todas a favor para servir !

  10. na minha cidade não tem aqueles campos de tremamento do exercito, entao estou dispensado?
    desde ja obrigado.

  11. Somente copiei a publicação do amigo de cima ^ porque estou na mesma situação que ele ok … não estou violando direitos autorais rs rs

  12. ola, faço 18 anos em junho deste ano,ja estou fazendo faculdade, e também quero ser chamado e servir nas forças armadas, tem como conciliar os dois?(faço faculdade de noite), e tem como alistar na aeronautica? se tiver onde é aqui em BH? Obrigado!

  13. ola, faço 18 anos em junho deste ano,ja estou fazendo faculdade, e também quero ser chamado e servir nas forças armadas, tem como conciliar os dois?(faço faculdade de noite), e tem como alistar na aeronautica? se tiver onde é aqui em BH? Obrigado!

  14. aki moro em bh e queria saber q local mi alisto e um telefone para mi informar sobre o alistamento pois morro aki a pouco tempo e não conheço muito bem a cidade

  15. gostaria de alistar-me como voluntaria…há possibilidades??

    faço cursos para poder entra poder entra no ime(instituto de engenharia do exercito)mais gostaria de saber como é ser voluntaria do exercito,pois nesse curso que faço ja entro diretamente na minha area profinial escolhida.

    Desde ja agradeço.

    [WORDPRESS HASHCASH] The poster sent us ‘0 which is not a hashcash value.

  16. Gostaria de saber quanto a pessoa que serve o exercito ganha incluindo tudo ?

    Quais são suas possibilidades de seguir a carreira militar ?

    Como e vida de um soldado no batalhão ?

  17. eu sou reservista e gostaria de saber se posso entrar como voluntario? aonde devo ir e em que dia?

  18. Me alistei no Exercito 2000 quando eu morava em Vitoria ES, fiz os exames mas fui despensado, só que me mudei para Contagem MG, e no dia de jurá a Bandeira já estava em Minas e por questões finançeira não foi possivel compareçer.gostaria de saber o que faço para reçeber meu certificado aqui em Minas?, çerto de uma resposta desde de já agradeço.

  19. se não conseguir, mandar pelo e-mail, mande pelo orkut biscoitoDiego@hotmail.com, é muito importante para mim, é praticamente minha vida, nasce dia 15/06/85 mim de noticia muito obrigado fica com Deus, Esplanada-ba interior da bahia

  20. quando tinha 18 anos mim alistei na cidade que moro, esplanada-ba, derrepente eles começaram a mim perguntar se mimchamacem para servir se eu iria aseitar, respondi, é o queue eu mas quero, ela não mim falou nada, depos de muitos dias chegou em minhas mão um documento cuja o nome reservista, fiquei sem entender, ate oje tenho 23 anos sou louco para servir o exercito, meu sonho é ser um militar do exercito, tenho alguma chance, se eu falar com o governador da bahia ele resouve?, posso ir a uma escola militar e pedir a eles é meu sonho , eu não posso ser dispenssado dessa forma, muitos não querem e os que querem são dispenssados, mim ajude a realizar meu sonho, se for para dar minha vida eu dou, o queue for possivel eu sou capaz, é um sonho , toco teclado poderia tocar na junta nas formaturas, mim ajude ja mandei cartas para gugu pedindo que mim ajudasse, sonho varias vezes fardado com meu fuzio fazendo os treinamentos, tenho amigos la enfluenciados por mim e depos que aconteceu comigo varias pessoas mim proucuraram e eu imformei, tenho chases, qual sei que tem concursos , alem desse qual outro, farei de tudo, o queuanto mas rapido, obrigado

  21. se eu tiver carie no dente isso pode me prejudicar no alistamento?pois quero servir o exercito.

    obrigado pela atençao.

  22. Amigo, preciso saber em que parte do meu CAM vejo os seguintes dados: Número, Série, Categoria, Unidade Militar.

    Preciso deles para tirar meu passaporte.
    Obrigado
    pela ajuda

  23. não compareci no juramento da bandeira!!
    o que vai acontecer??

    se puder me responda o mais rapido possivel!!

    Muito obrigado

  24. sabe o queue significa esse póster do serviço militar?
    R: que voce sera inteiramente controlado, lavagen cerebral, voce so vai saber falar sim senhor e não senhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.