Acabe de vez com a catapora

Saiba tudo sobre a catapora,dicas de como acabar de vez, evitar e todos seus sintomas

Curando a catapora

Catapora é uma virose, portanto, não existe um tratamento específico para curar a doença. Contamos somente com o sistema de defesa do organismo, mas existem algumas medidas para aliviar os sintomas como: banho com Permanganato de Potássio (dissolva 2 comprimidos em 4 litros de água e enxágue as lesões 2 vezes ao dia), passe Talco mentolado após os banhos. Evite usar Ácido acetil salicílico (AAS, Aspirina, Melhoral), dê preferência para Dipirona ou Paracetamol se tiver dor ou febre. Quando a coceira é muito intensa pode-se usar um antialérgico.

A Catapora é uma doença da infância e quando ocorre na idade adulta pode incomodar um pouco mais. Portanto, se você estiver muito indisposto procure um infectologista para uma melhor avaliação.

vacina catapora jpg
vacina catapora jpg

O que é catapora?

Uma doença altamente contagiosa provocada por um vírus. Com nome científico de varicela, costuma atingir principalmente as crianças. Em geral, é benigna e costuma incomodar principalmente pelas manchas vermelhas e pela coceira intensa.

Imunidade.

Quem já teve varicela uma vez na vida, não corre mais o risco de desenvolvê-la. No entanto, como o vírus da catapora é o mesmo do herpes zoster (ou cobreiro), existe o risco de um indivíduo com defesa baixa desenvolver uma nova doença depois de entrar em contato com doentes em fase de contágio. Quem tem doenças imunodepressoras, como Aids, deve manter distância do vírus.

Vacina.

Existe uma vacina que previne a doença. Em Brasília, está disponível em centros de vacinação ou clínicas particulares de pediatras ou dermatologistas. O preço médio é de R$ 65,00. É indicada para todas as crianças com mais de um ano e para adolescentes e adultos que ainda não foram contagiados pela varicela.

Transmissão.
É muito comum em época de chuva e frio, quando as pessoas se juntam em locais fechados com maior frequência. Crianças em fase escolar têm maiores chances de se contagiar pelo vírus.
A transmissão se dá pelo ar. Se uma criança ou um adulto que nunca teve catapora entrar em contato com alguém contagiado, a contaminação é quase certa.

Incubação.
Depois de entrar em contato com o vírus da catapora, o indivíduo permanece entre 14 e 21 dias sem apresentar sintomas. É o que se conhece como tempo de incubação.

Sintomas.
Começam com pontinhos vermelhos espalhados pelo corpo que se parecem com picadas de inseto. Nessa fase, a doença não costuma ser detectada facilmente.
Essas manchas , depois de dois ou três dias, crescem e mudam de aspecto. Tornam-se vesículas (folhas cheias de um líquido transparente). As bolhas podem aparecer em regiões delimitadas do corpo ou nele inteiro. Muitas vezes, os sinais aparecem também nas mucosas da boca, do nariz, dos olhos, entre outras.

Além da coceira intensa, o contagiado pode apresentar febre baixa, dor de cabeça. É uma doença que pede repouso durante os primeiros dias depois de surgirem os primeiros sintomas.

O estágio no qual o corpo fica com sinais variados – desde as manchinhas parecidas com picadas de inseto, bolhas, até as feridas e crostas ressecadas – é o mais característico da doença. Nessa fase, não há como confundir a catapora com qualquer outro problema. Enquanto as feridas não cicatrizarem, é preciso manter o doente isolado, pois há risco de contaminação.

Complicações.

A Catapora é um problema pouco grave, desde que bem tratado. No entanto, se a doença se manifestar em crianças com resistência muito baixa ou se não for cuidada devidamente, podem apresentar complicações como:

Infecção bacteriana secundária: muitas vezes, a criança coça os caroços com unhas sujas, que podem estar contaminadas por bactérias. Se as bolhas contiverem líquido amarelo, é sinal de infecção;
Pneumonia: o vírus da doença pode entrar no organismo e provocar doenças mais sérias em outros órgãos, como pulmões;
Encefalite: é uma inflamação no cérebro. Se esta complicação for detectada rapidamente, as sequelas podem ser evitadas. Mas se o tratamento for displicente, a doença pode até matar.

Tratamento da catapora

Antes de qualquer remédio, uma determinação: nunca coce. As bactérias são invisíveis e podem infeccionar as feridas. Normalmente, as cicatrizes escuras da catapora são decorrentes de infecções secundárias.

Cuidados locais. Banhos com permanganato de potássio são sempre aconselhados para aliviar a coceira e cicatrizar rapidamente as feridas. Importante: dissolva um pacote ou um comprimido em cinco litros d’água.

Se houver início de infecção, antibióticos podem ser receitados. Procure sempre o médico antes de tomar qualquer remédio. Se as dores de cabeça ficarem fortes, é possível que tenha surgido alguma complicação.

Dicas para o paciente.

Corte sempre as unhas e deixe-as limpas;
Evite contato com pessoas com baixa capacidade de defesa;
Use roupas leves, para evitar calor e aliviar as coceiras;
Use luvas na hora de dormir, se a coceira incomodar muito;
Tente aliviar o prurido com talcos mentolados ou banhos com maisena.

  • Remédio para catapora
  • Remédio pra cura a catapora rapidamente
  • talco mentolado catapora
  • catapora tratamento banho

Esperamos que consiga acabar de vez com a Catapora.

Escrito por Portalpower

É pai de família, full stack na vida, gamer, apaixonado por tecnologia, gosta de silêncio e brownie com café ou Coca-Cola.

Deixe uma resposta
  1. Tenho 12 anos e estol com catapora no corpo inteiro até na boca por dentro na cabeça e na orelha não aguento mais

  2. Eu tenho trinta anos e estou com catapora a 15 dias e nao tem nem sinal d melhora os medicos disse q nao pode mais m dar atestado pois a firma só paga 15 dias vou perde meu emprego por causa desta bosta eu presiso d ajuda p acaba c esta praga

  3. eu tenho 10 anos estou com catapora apareceu primeiro uma pequena pensei até que era espinha depois no dia seguinte estava com manchas pelo corpo a medica disse que era catapora tá horrivel tenho uma apresentação essa semana estou orando para estar bem agora as casquinhas estão saindo graças a Deus.

  4. Meu filho tem 2 aninhos e esta com catapora 4ª Feira há 3 dias e estar com o rosto todo inchado e senti muitas dores e muita coceira o q posso fazer para amenizar ???

  5. Boa noite tenho19anos estou com catapora a 13dias e ela nao vai embora miinhas costas bracos estao horriveis

  6. tenho 17 anos e algumas bolhas estão estourando sozinha… estou com medo de fica manchada, segundo dia de catapora e não deu quase nada nas pernas, so no rosto costas cabeça e barriga, não aguento mais to mto feia.

  7. eu estou com catapora faz 3 dias e eu ñ aguento mais a coceira estou tomando remédio mais parece q ñ da efeito

  8. Meu filho de 1 aninhos está com catapora, bem no início, amanhã vou leva-lo à pediatra, estou cuidando para que o meu outro filho de 3 aninhos não pegue ;)

  9. quarta feira 18/09 estava com muito mal estar, entao na quinta quando acordei percebi umas bolhinhas , logo soube que era catapora , nao to aguentando mais , chorei pakas. E ainda por cima o médico deu umn atestado de 4 dias. 4 DIAS ! ele ta louco , mesmo q nao esteje mais contagioso nao quero i pra escola com manchas na cara e no corpo

  10. Eu estou com catapora enho 16 anos quanto mais idade é pior a catapora meu deus estou passando muito trabalho cm essa bolhas de agua faz 4 dias q descobri e agora meu corpo ta cheio delas estou horrivel nao consigo nem me olha no espelho :( e chorei muitoo vcs nem imaginam,saiu bolinhas ate na palma da minha mao a e tbm quando saiu 3 bolinhas no meu pescoço eu fui no posto pra ver se realmente era catapora mesmo e a mulher q é infermeira disse q nao era meu deus vontade de mata ela :/ da raiva q me deu se ela é enfermeira era pra ela saber né fez o curso de infemagen pra q so de bonito pra ir pro posto fica sentada cm a bunda dela na cadeiraa q nao pode sen examinar uma pessoa mais gente a unica coisa q eu digo nao cosem pq é muito ruim!! bjoos *-*

  11. estou com catapora..naum to neim me vendo direitoo….to com muitaaaaaaaaaaa…algueim me ajuda a acabar com essa pesteeee

  12. Bom eu tenho 12 anos mais daqui 1 mes vou fazer 13 eu estou com algumas pintinhas vermelhas q coçam muito e na hora de dormir e muito pior, eu fui a uma araujo e perguntei se eu estava com catapora disseram q sim ja fui no medico e eles me passaram os remedios,a minha unha e grande e nao quero corta-la pois eu amo unhas grandes. Antes de eu descobrir era catapora a primeira manchinha foi na minha testa ai eu achei q era espinha e cutuquei e agora ela esta muito feia sera q vai ficar a marca?minha mae disse q n pode deixa as pintinhas com pus cois pode piorar isso e verdade?

  13. Meu irmão mais novo,de 13 anos está com catapora,quando ele viu as bolinhas ja disse que era catapora,fui levar ele no médico e ele pegou um atestado de 10 dias,ele está com medo é de quando sarar a catapora acontecer algo e ele pegar denovo,o que eu devo fazer ?

    • a maioria das vezes quando vc pega catapora uma vez tem poucas chances de vc pegar de novo!

  14. Minha filha esta com catapora, e gostaria de saber, eu tendo contato direto com ela, se de alguma forma eu posso passar o viros para outras pessoas mesmo não apresentando sintomas?

  15. Minha filha tem 3 anos e esta com catapora, gostaria de saber se há algum risco ela ter contato com animais, pois tenho um cachorro em casa?

  16. meu namorado ta com catapora ele tem 17 anos, ele esta cheio de bolinhas e ta com medo que recolha pra dentro do corpo dele a catapora e que mais tarde nao posso ter filhos isso e verdade? e que ele nao pode sai no friu? e com eu ja tive catapora na infancia eu posso vir a pega novamente?

  17. o meu filho tem 8 meses apareceu uns caroço nele que eu acho que e catapora ele ta muito enjoado mais nao ta dando febre e normal

  18. óla!!!tem dois dias q estou com 3 bolinhas mas algumas pessoas falam q é catapora, mas eu já tive com 5 anos é possível ter novamente????

  19. JA FAZ UNS 6 DIAS QUE ESTOU COM UMAS BOHINHAS PELO CORPO
    MAIS POR ENQUNTO SO ESTAR NAS PERNAS BRAÇOS E DEDO OQ EU EU FAÇO PRA TENTAR PREVENIR ISSO? COÇA DE MAIS AS MINHAS BOLHINHAS TEM UMA CAMADA TRANSPARENTE COM PUZ DENTRO LOL DA ATE NOJO JA ESTOU EM ESTADO DE DEPRESSAO NEM DE CASA N SAIO ¬¬

  20. Bom dia!!!!! minha filha tem 2 anos estar com todas as vacinas em dia não esta com febre mais o corpo todo dela esta pipocado,na boca,no bumbum nas pernas nos braços em fim,levei ela no hospital e medica disse q estava com características de catapora mais como começou ontem de manha e pela manha mesmo eu a levei ela passou uns medicamentos estou dando e passando.mais o q fico bastante intrigada é q ele tomou a vacina de catapora e não esta tendo febre.será q é catapora mesmo????

  21. Kinta dia 09/05 vi pequenas manchinhas vermelhas no corpo pensei que era alguma alergia entao fui lah e coçei depois vi que tinha mais nas regioes perto do peito como tenho 16 anos nao sabendo o que era pedi pra mulher que trabalha comigo que e bem mais velha que eu perguntei pra ela o que ela axava que era ai ela falo que era catapora..minha bariga costa cabeça pescoço esta cheia de manchinhas mais minhas pernas e braços nao tem quase nada e jah estou 4 dias com a catapora e o medico me deu 10 dias e ainda neim veio nas pernas e nos braços..naooo seiii o que fazer e alem de tudo estorei todas as bolinhas mais nao com a unha com as pontinhas dos dedos sera que vai ficar cicatrizesss me ajudemmm…nao quero ficar com a cara feia..

    • Bom,eu não sei se é verdade mas se for com a pontinha dos dedos não tem risco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.