Sisu 2022 – Inscrições, prazos e dicas para se dar bem este ano

Sisu, tudo sobre inscrições, prazos e quem pode participar, A inscrição no Sisu começa na meia-noite do dia 14 para o dia 15 de fevereiro de 2022.

Quando começa as inscrições para o SISU 2022?

O Ministério da Educação (MEC) anunciou que receberá as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (SiSU2022 entre os dias 15 e 18 de fevereiro.

SiSU é destinado a todos os estudantes que tenham feito o Enem do ano anterior, contanto que não tenham zerado a nota da redação.

Fique de olho no prazo e não deixe para a última hora

inscrição no Sisu começa na meia-noite do dia 14 para o dia 15 de fevereiro de 2022.

No site do Sisu, é possível conferir o cronômetro que conta os dias, as horas, os minutos e até os segundos, para o início das inscrições no portal.

Sisu 2022: cronograma de data

  • 15 a 18 de fevereiro: período de inscrições.
  • 22 de fevereiro: resultado da chamada regular.
  • 23 de fevereiro a 8 de março: matrícula da chamada regular.
  • 22 de fevereiro a 8 de março: prazo para participar da lista de espera.

Como funciona o Sisu?

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é o sistema informatizado do Ministério da Educação, no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

QUEM PODE PARTICIPAR?

Pode fazer a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), apenas o estudante que participou do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), obteve nota na redação maior que zero e não tenha participado na condição de treineiro.

O acesso ao sistema de inscrição do Sisu agora será realizado com Login Único do governo federal, mediante uma conta gov.br. Se você ainda não possui uma conta gov.br, não perca tempo e clique aqui para criar sua conta.

Inscrições

1 – Quem pode se inscrever no Sisu 1°/2022?

Podem se inscrever no Sisu os candidatos que fizeram o Enem de 2021, tenham obtido na redação nota que não seja zero e não estejam na situação descrita no Edital do Enem 2021.

É importante ressaltar que algumas instituições adotam notas mínimas e/ou médias mínimas para inscrição em determinados cursos.

Nesse caso, no momento da inscrição, se a nota do candidato não for suficiente para concorrer àquele curso, o sistema emitirá mensagem com esta informação.

2 – O candidato que participou do Sisu em etapas anteriores e foi selecionado pode concorrer nesta edição?

Sim, caso tenha feito o Enem de 2021.

3 – O candidato matriculado em instituição de educação superior pode concorrer no processo seletivo desta edição do Sisu?

Sim, caso tenha feito o Enem de 2021. 

4 – Como é feita a inscrição no Sisu?

Agora o acesso ao sistema de inscrição do Sisu ocorrerá por meio do Login Único do governo federal, mediante uma conta gov.br. Se você ainda não possui uma conta gov.br, clique aqui para criar sua conta.

Caso já possua conta cadastrada, digite seu CPF e senha. Caso o candidato não se lembre da senha de sua conta gov.br, é possível recuperá-la na página clicando aqui.

5 – É cobrada alguma taxa para a realização da inscrição?

A inscrição é feita exclusivamente pela internet, na página do Sisu, sem a cobrança de taxas.

6 – Qual o período de inscrição no Sisu?

O Sisu estará disponível para inscrição nas datas divulgadas em Cronograma. Durante este período, o sistema estará aberto de forma ininterrupta. Todos os horários considerados são referentes ao horário oficial de Brasília.

7 – Quais os documentos necessários para fazer a inscrição no Sisu?

Para se inscrever no Sisu, o candidato precisa concluir seu login clicando no botão “Entrar com gov.br” disponível na página do Sisu.

Essa informação estará disponível no sistema, no momento de sua inscrição.

8 – O candidato pode imprimir o comprovante de sua inscrição?

Sim. Ao finalizar a inscrição, o sistema possibilita ao candidato imprimir seu comprovante.

9 – O candidato pode modificar as opções depois de concluída a inscrição?

Sim. É permitido ao candidato, durante o período de inscrição, modificar suas opções quantas vezes julgar conveniente. Apenas será considerada válida a última inscrição confirmada.

Vagas ofertadas

1 – Há oferta de vagas para cursos na modalidade de ensino a distância no Sisu?

Sim. A partir de agora, as instituições participantes do Sisu podem ofertar vagas de seus cursos na modalidade a distância.

2 – Há oferta de vagas específicas para políticas de ações afirmativas no Sisu?

Todas as universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e centros federais de educação tecnológica participantes do Sisu poderão ter vagas reservadas para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas.

Há instituições participantes do Sisu que disponibilizam, ainda, uma parte de suas vagas para políticas afirmativas próprias.

O sistema faculta às instituições a adoção de um bônus como forma de ação afirmativa. 

 A documentação necessária será informada no boletim do candidato, na página do Sisu, com os demais documentos exigidos para matrícula.

3 – É permitida a utilização de bônus à nota do candidato como forma de política de ação afirmativa no Sisu?

Sim. O sistema faculta às instituições a adoção de um bônus como forma de ação afirmativa.  Nestes casos, o candidato beneficiado com a bonificação concorre com todos os demais inscritos em ampla concorrência.

4 – Qual a diferença entre bacharelado, licenciatura, curso tecnológico e área básica de ingresso?

Bacharelado – curso superior generalista, de formação científica ou humanística;

Licenciatura – curso superior que confere ao diplomado competências para atuar como professor na educação básica, com o grau de licenciado;

Tecnológico – curso superior de formação especializada em áreas científicas e tecnológicas, que confere ao diplomado competências para atuar em áreas profissionais específicas, caracterizadas por eixos tecnológicos, com o grau de tecnólogo;

Área Básica de Ingresso – Designa uma situação em que uma única “entrada” possibilita ao estudante, após a conclusão de um conjunto básico de disciplinas (denominado de “ciclo básico” por algumas instituições de educação superior), a escolha de uma entre duas ou mais formações acadêmicas.

Está com dúvida aprenda a se inscrever no SISU em vídeo

Boa sorte a todos que vão tentar o SISU em 2022

 

 

Escrito por Portalpower

É pai de família, full stack na vida, gamer, apaixonado por tecnologia, gosta de silêncio e brownie com café ou Coca-Cola.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.