Nvidia detém entre 70% e 90% do mercado de chips aceleradores de IA

Atualmente, 80% da receita da companhia vem de chips de IA para data centers e o segmento de GPUs para jogos contribui com apenas 16%.

Nvidia detém entre 70% e 90% do mercado de chips aceleradores de IA: e apesar do destaque em relação ao hardware, software continua sendo o diferencial estratégico da empresa frente aos concorrentes com o CUDA Toolkit, um ambiente de desenvolvimento para a criação de aplicativos de alto desempenho em GPUs.

Atualmente, 80% da receita da companhia vem de chips de IA para data centers e o segmento de GPUs para jogos contribui com apenas 16%.

A AI está mudando todos os setores do mundo. As empresas estão usando dados cada vez mais, e a demanda pela tecnologia de AI está crescendo. Do reconhecimento de fala e dos sistemas de recomendação aos diagnósticos por imagens e ao gerenciamento aprimorado da cadeia de suprimentos, a tecnologia de AI oferece às empresas a potência computacional, as ferramentas e os algoritmos necessários para realizar seu trabalho.

A indústria de serviços financeiros está a passar por uma transformação significativa com a adoção de tecnologias de IA. O quarto relatório anual sobre o estado da IA ??em serviços financeiros da NVIDIA fornece insights sobre o cenário atual e as tendências emergentes para 2024.

O relatório revela que uma esmagadora maioria de 91% das empresas de serviços financeiros estão a avaliar a IA ou já a utilizam na produção. Estas empresas estão a utilizar a IA para impulsionar a inovação, melhorar a eficiência operacional e melhorar as experiências dos clientes.

A otimização de portfólio, a detecção de fraudes e o gerenciamento de riscos continuam sendo os principais casos de uso de IA, enquanto a IA generativa está rapidamente ganhando popularidade entre organizações interessadas em descobrir novas eficiências.

Abaixo estão as principais conclusões do relatório, que mostram como a indústria de serviços financeiros está evoluindo à medida que a IA avançada se torna mais acessível.

IA generativa e grandes modelos de linguagem estão em ascensão

Refletindo uma macrotendência observada em todos os setores, os grandes modelos de linguagem (LLMs) e a IA generativa surgiram como áreas de interesse significativas para as empresas de serviços financeiros. Cinquenta e cinco por cento dos entrevistados relataram que estavam buscando ativamente fluxos de trabalho de IA generativos para suas empresas.

As organizações estão explorando IA generativa e LLMs para uma variedade de aplicações que vão desde marketing e vendas – cópia de anúncios, cópia de e-mail e produção de conteúdo – até geração de dados sintéticos . Destes casos de uso, 37% dos entrevistados demonstraram interesse na geração de relatórios, síntese e pesquisa de investimento para reduzir o trabalho manual repetitivo.

A experiência e o envolvimento do cliente foram outro caso de uso procurado, com uma taxa de resposta de 34%. Isto sugere que as instituições de serviços financeiros estão a explorar chatbots, assistentes virtuais e sistemas de recomendação para melhorar a experiência do cliente.

A IA está tendo impacto em departamentos e disciplinas

Com 75% dos entrevistados considerando as capacidades de IA de suas organizações como líderes do setor ou intermediárias, as organizações de serviços financeiros estão se tornando mais confiantes em sua capacidade de construir, implantar e extrair valor das implementações de IA.

Os usos mais populares da IA ??foram em operações, risco e conformidade e marketing. Para melhorar a eficiência operacional, as organizações financeiras estão a utilizar IA para automatizar processos manuais, melhorar a análise de dados e informar decisões de investimento.

nvidia

Para aumentar o risco e a conformidade, estão a implementar IA para analisar grandes quantidades de dados para identificar atividades suspeitas e padrões de transações anómalas. Eles também estão usando IA para analisar dados de clientes para prever preferências e entregar campanhas de marketing personalizadas, conteúdo educacional e promoções direcionadas.

As empresas já estão vendo resultados. Quarenta e três por cento dos profissionais de serviços financeiros indicaram que a IA melhorou a sua eficiência operacional, enquanto 42% sentiram que ajudou os seus negócios a construir uma vantagem competitiva.

Uma mudança nos ventos contrários

Nos anos anteriores, o principal desafio relatado pelos entrevistados foi o recrutamento de especialistas em IA e cientistas de dados. Um aumento de 30% este ano no número de participantes no inquérito respondeu veementemente que os desafios relacionados com os dados eram a principal preocupação. Isto inclui desafios de privacidade de dados, soberania de dados e dados espalhados por todo o mundo regidos por diferentes regulamentos de supervisão.

A crescente atenção a estas questões reflete o poder e a complexidade crescentes dos modelos de IA, que exigem conjuntos de dados enormes e diversificados para serem treinados, bem como o crescente escrutínio regulamentar e a ênfase na IA responsável.

O recrutamento e a retenção de especialistas em IA continuam a ser um desafio, tal como as preocupações orçamentais. Mas mais de 60% dos entrevistados ainda planeiam aumentar o investimento em infraestruturas informáticas ou otimizar os fluxos de trabalho de IA, sublinhando a importância destas ferramentas na rápida construção e implementação de IA fiável para superar estas barreiras.

Preparando o caminho para investimentos futuros

Em geral, os resultados da pesquisa pintam um quadro positivo de que a IA traz maior eficiência às operações, personalização ao envolvimento do cliente e precisão às decisões de investimento.

Os profissionais de finanças concordam. Oitenta e seis por cento dos entrevistados relataram um impacto positivo nas receitas, enquanto 82% notaram uma redução nos custos. Cinquenta e um por cento concordaram fortemente que a IA seria importante para o sucesso futuro da sua empresa, um aumento de 76% em relação ao ano passado.

Com esta perspetiva positiva, 97% das empresas planeiam investir mais em tecnologias de IA num futuro próximo. As áreas de foco para investimentos futuros incluem a identificação de casos de uso adicionais de IA, a otimização dos fluxos de trabalho de IA e o aumento dos gastos com infraestrutura.

Para construir e dimensionar uma IA impactante em toda a empresa, as organizações de serviços financeiros precisam de uma plataforma de IA abrangente que capacite cientistas de dados, quants e desenvolvedores a colaborarem perfeitamente, minimizando os obstáculos. Para esse fim, os executivos estão a investir mais em infraestruturas de IA e a dar prioridade a casos de utilização de IA de alto rendimento para melhorar a produtividade dos funcionários, ao mesmo tempo que proporcionam experiências superiores aos clientes e resultados de investimento.

As informações são do site Yahoo! Finance.

Escrito por Portalpower

É pai de família, full stack na vida, gamer, apaixonado por tecnologia, gosta de silêncio e brownie com café ou Coca-Cola.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *