Como os elefantes veem os humanos?

Há essa declaração viral no Twitter que afirma que os elefantes veem os humanos como fofos, será verdade?

Elefantes com humanos

Há essa declaração viral no Twitter que afirma que os elefantes veem os humanos como fofos, da mesma forma que vemos os cachorros e gatinhos como fofos – essa afirmação nada mais é do que uma piada, mais um lembrete de que não devemos acreditar em tudo que se espalha nas redes sociais meios de comunicação.

Elefante com homem
Elefante com homem

Na realidade, os paquidermes estão entre os muitos animais a desenvolver uma grande desconfiança em relação à humanidade, ou mesmo a tornarem-se extremamente odiosos do Homem, especialmente após intermináveis ??anos de perseguição nas mãos dos humanos (caça furtiva e matanças em massa de presas de elefante; alterações climáticas e perda de habitat ; conflitos cada vez maiores por terras e recursos; separando os bezerros de suas mães e famílias; maus-tratos deliberados para entretenimento turístico…).

E o que agravou o problema é a excelente memória dos animais.

Cacadores de elefantes
Caçadores de elefantes

Há uma razão pela qual dizemos que um elefante nunca esquece: devido à sua memória duradoura, os elefantes podem se lembrar por anos de pessoas específicas que os provocaram ou causaram grandes danos, e podem até sofrer de transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), um condição há muito considerada exclusivamente humana – de fato, quando traumatizados ou ameaçados, esses gigantes normalmente gentis podem rapidamente se tornar agressivos, a ponto de nos associar a um perigo mortal ou nos considerar um predador muito mais formidável do que qualquer leão ou tigre.

 

Elefantes na India
Elefantes na India

Em alguns casos graves, o dano é muito grande para ser tratado e o dano muito para ser esquecido – por exemplo: o que pode ser mais traumatizante e prejudicial para um elefante do que ver um membro querido da família, ou pior, sua própria mãe, sendo morto bem diante de seus olhos? –, que a maioria dos indivíduos recorrerá a ataques impiedosos aos humanos sempre que possível.

 

Elefante com mulher

Elefante com mulherEm uma nota mais leve, os elefantes podem exibir um comportamento mais amigável para com a humanidade, especialmente quando muitos indivíduos demonstram gratidão eterna às mesmas pessoas que salvaram suas vidas e/ou forneceram todos os cuidados (médicos, nutricionais, psicológicos e afins) que eles necessário, a ponto de desenvolver um vínculo amigável com esses humanos.

Elefante com crianca
Elefante com crianca

De fato, muitos outros elefantes ultrapassaram os limites ao intervir para resgatar humanos em perigo, protegendo-os de ataques de animais – aliás, alguns indivíduos foram relatados salvando pessoas de outros elefantes! –, de desastres naturais como inundações ou de correntes furiosas (como o indivíduo fez no vídeo abaixo).

Isso na verdade não surpreende os zoólogos, pois os elefantes são inteligentes o suficiente para experimentar as mesmas emoções que os humanos , incluindo a empatia (que fará um elefante agir para salvar a vida de outra espécie, por mais diferente que seja).

Fontes

Escrito por Portalpower

É pai de família, full stack na vida, gamer, apaixonado por tecnologia, gosta de silêncio e brownie com café ou Coca-Cola.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.