Por que as pontes cobertas são construídas?

Porque vemos pontes cobertas em filmes e no Brasil não, descubra agora porque existem Pontes Cobertas

Essa é uma boa pergunta quando você pensa sobre isso; parece que seria para proteger o viajante da chuva ou da neve ao percorrer a estrada. Mas se esse for o objetivo, por que não economizar apenas despesas, engenharia e mão de obra, já que a quantidade de tempo que um viajante ficaria sob a proteção de uma ponte coberta seria minúscula em comparação com o resto do tempo na estrada. Então, essa não é a resposta.

Ponte coberta
Ponte coberta

Como as pontes – especialmente as construídas anos atrás – eram feitas de madeira devido ao custo do ferro fundido ou aço (supondo que esses materiais estivessem disponíveis), o objetivo básico de cobrir uma ponte com um telhado é proteger a madeira da chuva e da neve. . A madeira exposta aos elementos deteriora-se rapidamente. Assim, pontes de madeira com superestruturas de madeira expostas são vulneráveis ??ao apodrecimento. Assim, cobrir as pontes com telhado protege-as das intempéries para que durem mais. Os engenheiros de pontes afirmam que as pontes de madeira descobertas têm uma vida útil de 20 anos; mas uma ponte de madeira coberta pode durar até 100 anos.

Além disso, um dos fatores na engenharia de uma ponte de qualquer tipo é a ‘carga’ que a superfície da estrada irá carregar. Se uma ponte for descoberta, o peso da neve deve ser levado em consideração, e isso pode ser considerável. Se a superfície da estrada da ponte for protegida com um telhado do qual a neve pode deslizar, a carga é bastante reduzida e a engenharia pode ser menos substancial.

Ponte coberta de Neve
Ponte coberta de Neve

Finalmente, uma vez que pontes – como viadutos de rodovias – são vulneráveis ??ao gelo, pois são suspensas (sobre um rio), o telhado pode eliminar principalmente o gelo que, de outra forma, se acumularia na superfície da ponte.

TERMO ADITIVO:

Estima-se que “no último quartel do século XIX, havia mais de 10.000 pontes cobertas de madeira espalhadas por cerca de 30 estados”. Então muito.

Desde o meu primeiro post, várias pessoas comentaram que as pontes eram cobertas para evitar que os cavalos se assustassem ao atravessar um rio. Em nenhum dos sites de engenharia que visitei em minha pesquisa que lidava com pontes cobertas, um único disse que era a razão pela qual as pontes eram cobertas. De fato, um site de engenharia declarou especificamente:

“Explicações equivocadas para a cobertura de pontes : para acalmar animais nervosos. Pensava-se que a visão de água corrente assustaria o cavalo/mula/animal de fazenda, então eles foram construídos para se assemelhar a celeiros familiares. ”

Além disso, algumas pessoas duvidavam que uma razão para as pontes cobertas fosse manter a neve fora do convés, porque a superestrutura seria mais pesada do que qualquer quantidade de neve.

Aqui está uma imagem de uma ponte que desabou devido à carga de neve:

Ponte quebrada
Ponte quebrada

Além disso, o Manual para Pontes Cobertas: Cargas da Administração Rodoviária Federal tinha várias coisas interessantes a dizer sobre isso. A saber:

“A maioria das pontes convencionais do tipo deck não são projetadas para o peso da neve, porque a prática padrão envolve remover a neve da ponte com arados. Em contraste, as pontes cobertas podem ter neve no telhado ao mesmo tempo em que os veículos passam por ela. Nos estados do norte, as cargas de neve podem se tornar bastante pesadas.

“As pontes construídas no século 19 não foram projetadas para essas cargas veiculares modernas. Cavalos e carroças cruzavam essas pontes, junto com qualquer carga que pudesse ser puxada pela abertura da ponte.

“No entanto, como as especificações recomendadas da ponte não abordam esse problema (carga de neve), cabe ao engenheiro de projeto da ponte coberta selecionar uma combinação prudente de carga de neve e carga viva. Muitos engenheiros que têm experiência com pontes cobertas acreditam que assumir que uma ponte coberta deve suportar um veículo moderno com peso total e carga de neve com peso total simultaneamente é muito conservador. Uma polegada de neve pesada e molhada pesa 1,66 libras por pé quadrado”.

Outro site escreveu: “Quando o fechamento prolongado de uma estrada no inverno impossibilita a remoção de neve, a magnitude das cargas de neve pode exceder as de cargas vivas de veículos ”.

Então, sem um telhado, essa neve se acumularia no deck.

Também alguém duvidava que os telhados facilitariam a remoção dessas acumulações de neve, permitindo que ela deslizasse. Isso, do Manual para Pontes Cobertas da Administração Rodoviária Federal: “Se uma ponte coberta tem um telhado comum de 6:12 ou mais íngreme, as vibrações dos veículos que passam por ela causam acúmulos pesados ??de neve que deslizam do telhado ”.

E, finalmente, alguns questionaram minha suposição de que, sem uma cobertura de telhado, o tabuleiro de uma ponte poderia se tornar perigosamente escorregadio (portanto, outra razão para pontes cobertas). Bem, eu encontrei esta explicação para pontes geladas: “O vento gelado atinge a ponte acima e abaixo e em ambos os lados, enquanto uma estrada está perdendo calor apenas em sua superfície superior. Mesmo quando a temperatura na superfície da estrada está caindo, o calor sob a estrada a mantém quente o suficiente para evitar a formação de gelo. As pontes não têm como reter qualquer calor, então elas congelam logo após as temperaturas atingirem o ponto de congelamento”.

placas
placas

Então, enquanto meu comentário sobre pontes cobertas ajudando a evitar a formação de gelo porque mantinham a umidade fora do convés era apenas um palpite da minha parte, parece ter sido acertado. Mesmo que os construtores de pontes do século 19 não tivessem a explicação científica, eles certamente a conheciam empiricamente.

Via quora

Escrito por Portalpower

É pai de família, full stack na vida, gamer, apaixonado por tecnologia, gosta de silêncio e brownie com café ou Coca-Cola.

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