O que é preciso para monetizar seu canal?
Seja na grande e imponente Twitch, seja no seu atual concorrente Kick ou no YouTube, Trovo, Facebook e até TikTok, o criador de conteúdo tem que cumprir alguns requisitos antes de começar a ganhar dinheiro com seu canal.
Principalmente, o streamer precisará de uma programação de transmissão constante e de uma audiência mínima para poder monetizar o canal. As formas de monetização variam de plataforma para plataforma e incluem: assinaturas de canais, doações e compartilhamento de receita de anúncios.
Aqui, então, trazemos o que cada plataforma pede de seu usuário antes de começar a pagar pelo conteúdo publicado. Com essas informações, você pode escolher a melhor plataforma para o seu conteúdo e para o seu público.
Twitch
Twitch é, sem dúvida, a plataforma de streaming mais popular disponível hoje. É a primeira coisa que vem à cabeça dos streamers iniciantes e pode ser, sim, o trampolim para ganhar a vida na internet. Porém, com tantos usuários e criadores, é uma plataforma difícil de se destacar.
O Twitch também é uma das plataformas mais difíceis de começar a monetizar o canal, exigindo atualmente pelo menos o status de afiliado para ter as ferramentas de monetização disponíveis.
Para isso, o streamer precisa:
- Pelo menos 500 minutos de streaming em 30 dias
- Transmita por pelo menos 7 dias em 30 dias
- Média de 3 espectadores
- 50 seguidores
O Twitch ainda tem uma opção “premium” para seus criadores maiores, conhecidos como Parceiros . Os Parceiros Twitch têm novas opções de monetização disponíveis, como o Hype Chat, e melhores taxas de compartilhamento de receita.
Para isso, os streamers precisam de:
- 25 horas de transmissão em 30 dias
- Transmita por pelo menos 12 dias em 30 dias
- Média de 75 espectadores
Kick
O espinho atual do Twitch está trazendo para ele alguns dos maiores streamers da plataforma Amazon e se tornou uma espécie de paraíso para streamers menores devido à sua taxa de cobrança de assinatura de 95% em todos os canais para o streamer, bem como um canal melhor ferramenta de descoberta e uma política comunitária mais branda.
Além de todas essas atrações, ser afiliado do Kick e ter a monetização habilitada é uma tarefa menos complicada do que na Twitch.
Para isso, o streamer precisa:
- 75 seguidores
- Pelo menos 5 horas de streaming em 30 dias
A Kick ainda não possui uma versão “premium” de seus afiliados, oferecendo apenas a opção Verified para canais maiores e com exigências mais intensas. Mas há planos para um Programa de Criadores, onde os streamers serão pagos por hora transmitida, com valor variando de acordo com alguns fatores, como a quantidade de horas transmitidas, seu engajamento nas transmissões e a média de audiência.
YouTube
Apesar de ser a maior plataforma de vídeos do mundo, o YouTube ainda fica atrás do Twitch quando o assunto é transmissão ao vivo, principalmente de jogos. Mas para um streamer e criador de conteúdo criativo, a plataforma do Google pode ser perfeita para conteúdo híbrido que utiliza formatos ao vivo e gravados.
E monetizar seu conteúdo no YouTube ficou mais fácil. Graças a uma revisão dos requisitos de afiliação, para habilitar as diferentes formas de monetização, o criador precisa:
- 500 inscritos no canal
- 3 uploads válidos nos últimos 90 dias
- 3.000 horas assistidas nos últimos 12 meses ou 3 milhões de visualizações em Shorts nos últimos 90 dias
Há também uma versão aprimorada do Programa de parceria do YouTube em que o criador precisará:
- 1000 inscritos no canal
- 4.000 horas assistidas nos últimos 12 meses ou 10 milhões de visualizações em Shorts nos últimos 90 dias
O YouTube é uma das plataformas que mais oferece opções de monetização para seus criadores, incluindo ferramentas exclusivas para transmissões ao vivo.
A taxa retida pelo YouTube para cobrança do canal varia dependendo da localização dos espectadores e das empresas que usam a plataforma para publicidade.
Apesar de perder espaço no cenário de live streaming, o Facebook ainda é uma plataforma que pode gerar bons resultados para streamers e criadores de conteúdo.
Assim como o YouTube, o Facebook também oferece a possibilidade de formatos híbridos de publicações na página/canal: além das transmissões ao vivo, o criador pode atingir seu público com vídeos, imagens, links, etc…
O Facebook também possui um programa especializado para streamers de jogos: Level Up . O Level Up é um dos programas mais simples para atender os requisitos e com ele o streamer já pode monetizar suas transmissões ao vivo.
Para entrar no programa Level Up, os streamers devem:
- Transmita por 14 dias em 30 dias
- 100 seguidores na página do Facebook
Trovo
Com diversas formas de monetização, já disponíveis para qualquer streamer, mesmo com canal iniciante, o Trovo ainda conta com um Programa de Afiliados especial , também conhecido como Trovo 500, que oferece diversos benefícios aos participantes.
Com o Trovo 500, os streamers ganham dinheiro com suas lives, independente do tamanho de seus canais. A cada mês, a plataforma distribui US$ 100.000 entre seus 500 streamers mais populares. Existem vários níveis diferentes, abrangendo diferentes tamanhos de canais e audiências.
TikTok
Apesar de não ter um programa de parceria ou afiliados, como outras plataformas, o criador de conteúdo e streamer também pode monetizar seu canal no TikTok.
Ao transmitir ao vivo no TikTok, o streamer pode receber doações e brindes, direto na plataforma. Com uma grande variedade de presentes, o streamer pode então converter cada um deles em diamantes e posteriormente em dinheiro.
Há também o TikTok Creator Fund , atualmente disponível em países selecionados, que monetiza o conteúdo dos criadores na plataforma.
Para se candidatar ao TikTok Creator Fund, além de ser residente de um dos países participantes, o criador deve:
- 10 mil seguidores
- 100 mil visualizações de vídeo em 30 dias