O Xbox Next é mais poderoso que o PlayStation 6 saiba tudo sobre os novos consoles

Espera-se que o “Magnus” da AMD dê ao Xbox a flexibilidade necessária para se distanciar do design tradicional de console. Um conhecido vazador comparou o desempenho dos próximos consoles com os modelos atuais de placas de vídeo.

04/09/2025 20:53 0

Nos últimos dias, surgiram novos relatórios sobre o que podemos esperar do próximo Xbox. Parece que as informações que confirmam a mudança da Microsoft do modelo tradicional de consoles para uma abordagem mais próxima dos PCs estão se tornando cada vez mais confiáveis . Segundo especialistas, essa mudança pode representar uma grande oportunidade para a AMD, que, apesar do desempenho sólido de suas placas de vídeo mais recentes, continua lutando para sair da sombra da Nvidia. Os novos relatórios contradizem os rumores de junho.

Xbox Next é mais poderoso que PlayStation 6
Xbox Next é mais poderoso que PlayStation 6

Xbox Next – mais próximo de um PC do que de um console

O último episódio do podcast Direct Weekly Digital Foundry abordou os vazamentos recentes sobre o Xbox Next, que acabaram se tornando o assunto mais comentado da semana. A discussão se concentrou especificamente na APU “Magnus” da AMD, que está se tornando um hardware particularmente intrigante. A CPU possui uma combinação de três núcleos Zen 6 e oito núcleos Zen 6c. Quanto à GPU, ela possui uma interface de memória de 192 bits, VRAM GDDR7 e 68 unidades de computação.

As especificações do sistema “Magnus” deixam claro que esta não será uma peça tecnológica acessível — algo que quase certamente impactará o preço final do console. É por isso que o próximo Xbox tem sido descrito como um potencial “alerta” para jogadores que se acostumaram com consoles acessíveis. Ao mesmo tempo, a equipe da Digital Foundry apontou outro possível motivo para a decisão do Xbox: a APU provavelmente compartilha sua arquitetura gráfica com a próxima linha de GPUs da AMD.

Isso poderia oferecer mais flexibilidade no desenvolvimento de vários modelos de Xbox, com GPUs mais potentes ou mais modestas, potencialmente marcando o início dos consoles modulares. A Digital Foundry também especula que toda a próxima geração de consoles Xbox poderia ser fabricada por empresas terceirizadas, como a Asus . Nesse cenário, a Microsoft mudaria seu foco completamente para software. De acordo com a Digital Foundry, espera-se que o desempenho de rasterização, ray tracing e aprendizado de máquina supere o que o hardware da geração atual pode oferecer.

Especificação do Xbox Next

Tipo de sistema: APU (CPU + GPU).

CPU :

  1. 3 núcleos Zen 6;
  2. 8 núcleos Zen 6c.

GPU :

  1. 68 unidades de computação (Unidades de Computação – UC);
  2. Largura de banda de memória de 192 bits;
  3. Memória gráfica do tipo GDDR7 (VRAM).

PlayStation 6 e Xbox Next comparados com as placas gráficas atuais

O conhecido vazador KeplerL2 também compartilhou insights sobre a próxima geração de consoles. Questionados sobre o desempenho dos próximos consoles, eles disseram que o PlayStation 6 deve ter um desempenho semelhante ao de uma Radeon RX 9070 XT, enquanto o Xbox Next estará mais próximo de uma GeForce RTX 5080 .

O KeplerL2 também compartilhou algumas patentes da AMD para o RDNA5, mostrando que a nova arquitetura se compara bem às GPUs Blackwell da Nvidia – e em algumas áreas, pode até oferecer um pouco mais.

As informações sugerem que a AMD se preparou para uma batalha com a Nvidia enquanto trabalhava na arquitetura RDNA 5. Ao mesmo tempo, as ações da Microsoft representam uma oportunidade para eles. De acordo com a Digital Foundry, o design modular do Xbox Next dá à AMD a liberdade de desenvolver hardware sem a pressão da Nvidia, enquanto a Microsoft se afasta da competição direta com a Sony e seu próximo PlayStation 6 .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp
Telegram
Twittar
Pin
Compartilhar