Tudo sobre o novo Fiat Punto 2012 – Fotos, preços e desempenho

Fiat Punto 2012

Os fãs que esperam pelo novo Fiat Punto 2012 com certeza não vão se decepcionar com o novo modelo da fiat.

Com os motores : E-TorQ 1.6 16V e 1.8 16V, 1.4 8V e 1.4 16V T-Jet, o consumidor vai poder escolher seu preferido e sair por aí com o melhor que fiat tem a oferecer no novo Fiat Punto 2012.

Curiosidades sobre o Fiat Punto 2012

Índice

– O Punto 2012  brasileiro é baseado no Punto europeu, lançado em 2005.
– No Brasil, o compacto foi lançado em 2007 e é produzido na planta da Fiat de Betim, em Minas Gerais.
– A plataforma do Punto 2012  também serve ao sedã Linea.
– A versão 1.6 do Punto 2012  tem 117 cv de potência. Pelo menos 2 cv a mais do que a antiga versão 1.8, que era equipada com o motor GM.

Punto 2012

Cerca de 15% de todos os Puntos vendidos no Brasil têm câmbio automatizado

Confira o test-drive e opnião do R7 e Webmotors (Rafael Carnevale – Auto Press)

Desempenho – O novo motor E.torQ com 117 cv de potência parece ainda não ser o ideal para proporcionar emoção a bordo do Punto Essence 1.6. O compacto deixa a desejar ao subir ladeiras e realizar manobras em baixa rotação do motor. O câmbio automatizado representa um conforto durante os momentos de trânsito, mas definitivamente não é um aliado muito fiel quando se quer estacionar. Sem desenvolver bem em baixa rotação, o carro simplesmente não responde sem que se pise mais fundo no acelerador, o que representa certo incômodo. Leva algum tempo para se acostumar ao estilo “manhoso” do Dualogic. Nota 6.

Estabilidade – Bem firme ao solo, o Punto 2012  não demonstra grandes deficiências em altas velocidades. Nas curvas, o carro se comporta bem, torcendo dentro da normalidade. Nas frenagens mais bruscas também se manteve seguro, mas a frente mergulha um pouco mais do que o desejável. Nota 8

Interatividade – A posição de dirigir é interessante. O condutor não precisa de muito esforço para se instalar confortavelmente. Com ergonomia agradável no banco, ele peca apenas por ser um pouco baixo, o que faz com que se perca a visibilidade plena da dianteira do carro. Os ajustes elétricos dos espelhos também são bem simples. O que incomoda é a falta de um botão para destravar as portas. Para abrir o carro para algum passageiro entrar, é necessário utilizar as maçanetas. Nota 7.

Punto interior G

Apesar do uso de plásticos duros, acabamento é adequado à categoria

Consumo – O modelo avaliado conseguiu obter um consumo médio de 7,8 km/l, rodando apenas na cidade, e abastecido com etanol. Nota 7.

Tecnologia – O motor do compacto da Fiat tem projeto bem recente, além do modelo disponibilizar vários recursos de conforto e segurança, como sensores de luminosidade e de obstáculos, airbags frontais e ABS. Porém todos são opcionais. O lado positivo fica por conta do sistema interativo Blu&Me, que é eficiente nos comandos por voz e funciona bem com os dispositivos Bluetooth. O ponto negativo é o câmbio automatizado. Apesar de proporcionar descanso total para o pé esquerdo do motorista, sua imprecisão eventualmente torna as manobras desconfortáveis e irritantes. Nota 7.

Conforto – Como se trata de um compacto, não surpreendem suas limitações de espaço interno. Os ocupantes do banco traseiro possuem apenas um espaço satisfatório para viajar. O isolamento acústico não chega a ser um problema, mas também não é perfeito. No entanto, encontrar a posição mais agradável para dirigir é algo simples. Nota 7.

Vida interior – O espaço interno do Punto 2012 é limitado, o que é agravado pela falta de uma iluminação mais eficiente. As luzes são destinadas apenas à primeira fileira de bancos. O porta-malas é pequeno e ainda tem o fundo irregular, devido ao ressalto do nicho onde se guarda o estepe. Nota 6.

Acabamento – O acabamento do Punto 2012  não é de um carro de luxo, mas é bem trabalhado. Os plásticos utilizados no painel não são rígidos e ainda formam um ambiente agradável devido às diferentes tonalidades. Sem contar que estão bem encaixados e não possuem rebarbas nem defeitos aparentes. O Punto ainda conta com detalhes metalizados e em black piano, que ajudam a quebrar um pouco o ambiente fosco e empresta algum requinte. Nota 7

Design – O desenho do italiano Giorgio Giuggiaro sempre foi o ponto forte do Punto. Com linhas arrojadas e atraentes, o compacto destoa dos concorrentes por possuir um visual mais equilibrado. Os destaques ficam por conta dos belos faróis angulosos e da frente em bico, que, combinadas com a grade cromada da versão Essence, produzem um ar ainda mais estiloso ao compacto da Fiat. Nota 9.

Custo/benefício – Os R$ 47.350 pedidos na versão Dualogic Essence 1.6 115/117 cv do Punto incluem uma lista bem básica de itens de série – ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, computador de bordo e faróis de neblina. No entanto, a mesma versão com câmbio manual sai por R$ 44.630. Ele está situado bem na faixa de preços do carros do segmento, como o C3 1.6 110/113 cv Exclusive – com ar-condicionado digital e rodas de liga leve aro 15, além do som de série –, que custa R$ 48.800. Ou o Polo 1.6 i-Motion, que sai por R$ 45.510. O carro testado contava com um kit que inclui rodas de liga leve e telecomando na chave canivete, o que eleva seu preço a R$ 55.408. Nota 6.

Total – O Punto 2012  Essence 1.6 16v Dualogic somou 70 pontos em 100 possíveis.

Punto trás G

Design do italiano Giorgetto Giugiaro continua atual, mesmo após quatro anos no Brasil

Impressões ao dirigir: nos congestionamentos cotidianos

O novo motor 1.6 do Punto 2012  não chega a comprometer o desempenho, mas também não produz emoções fortes ao dirigir. Devido a seu baixo desempenho em regime de baixas rotações, a unidade propulsora deixa um pouco a desejar. O câmbio automatizado Dualogic faz com que o compacto da Fiat se torne confortável nas horas em que não se pode pisar fundo no acelerador. No entanto, as trocas de marchas em modo Drive apresentam certos “engasgos”, o que é parcialmente sanado pela utilização em modo manual.

Estacionar o carro pode ser considerado um desafio. Sem sintonia fina na aceleração, graças ao câmbio automatizado, é muito difícil manobrar sem sofrer com os solavancos. Mesmo ao tirar o pé do freio, o Punto só sai da inércia com acelerações mais fortes, o que causa irritação e gera dificuldade ao condutor para colocar o carro em vagas mais apertadas.

Quando o estacionamento é deixado para trás e chega a hora de acelerar na estrada, o motor 1.6 16v E.torQ finalmente mostra a que veio. O carro consegue boas retomadas – apesar dos eventuais solavancos causados pelo câmbio – e atinge velocidades elevadas sem causar qualquer sensação de descontrole.

Se em alguns aspectos acaba aparecendo como o “vilão” da história, o câmbio automatizado Dualogic proporciona evidente conforto na hora de enfrentar os constantes congestionamentos das vias da cidade. O que pode ser um diferencial para conquistar novos consumidores. O compacto premium da Fiat peca em alguns aspectos básicos, como o pequeno porta-malas e os acessos complicados. Mas tem a seu favor um visual moderno e arrojado. E a opção do cambio Dualogic é bem coerente com o público-alvo do modelo.

Fotos do Fiat Punto 2012
Punto 2012
Fiat Punto 2012
Fiat Punto 2012

Confira os preços de todas versões do Fiat Punto 2012:

Punto Attractive 1.4: R$ 40.380
Punto Essence 1.6 16V: R$ 44.890
Punto Essence 1.6 16V Dualogic: R$ 47.630
Punto Essence 1.8 16V: R$ 46.710
Punto Essence 1.8 16V Dualogic: R$ 49.260
Punto Sporting 1.8 16V: R$ 51.700
Punto Sporting 1.8 16V Dualogic: R$ 54.260
Punto T-Jet: R$ 65.830

Para quem espera comprar um Fiat Punto 2012, esperamos que as dúvidas tenham sido sanadas, comente sobre as fotos e preços!

Escrito por Portalpower

É pai de família, especialista em WordPress e na produção de conteúdo de tecnologia e otimização para conquistar as melhores posições no Google.

Full Stack na vida, Youtuber Gamer Tech, apaixonado por tecnologia, gosta de silêncio e brownie com café ou Coca-Cola.

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