A agência de saúde da Europa disse nesta quarta-feira que está investigando dezenas de casos relatados e suspeitos de salmonela relacionados ao consumo de chocolate em pelo menos nove países.

O grupo italiano de confeitaria Ferrero recolheu vários lotes de ovos de chocolate Kinder Surprise e outros produtos das prateleiras espanholas na quarta-feira, após movimentos semelhantes na Grã-Bretanha e na Irlanda na segunda-feira.
Ferrero descreveu os recalls como preventivos e disse na quarta-feira que nenhum produto Kinder lançado no mercado havia testado positivo para salmonela.
“O surto é caracterizado por uma proporção incomumente alta de crianças hospitalizadas, algumas com sintomas clínicos graves, como diarreia sanguinolenta”, disse o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC).
A agência não mencionou a Ferrero ou qualquer outra empresa em um comunicado, mas alertou na quarta-feira que os casos relatados ocorreram principalmente entre crianças menores de 10 anos.
A agência disse mais tarde que os ovos de chocolate Kinder estavam envolvidos, mas não esclareceu se o problema dizia respeito exclusivamente a esses produtos.
A Grã-Bretanha tem o maior número de incidentes com 63 casos confirmados em 5 de abril, disse o ECDC, acrescentando que outros países com casos prováveis ??ou confirmados são França, Irlanda, Bélgica, Alemanha, Luxemburgo, Holanda, Suécia e Noruega.
Os recalls de produtos foram lançados em vários países, incluindo Bélgica, França, Alemanha, Irlanda, Luxemburgo e Grã-Bretanha, disse a agência da UE.