Rússia bloqueia 2 sites de mídia independentes por cobertura de guerra

A Rússia bloqueou um canal de TV independente e uma estação de rádio liberal por divulgar “informações deliberadamente falsas”

A Rússia bloqueou um canal de TV independente e uma estação de rádio liberal por divulgar “informações deliberadamente falsas” sobre a invasão da Ucrânia por Moscou, informaram agências de notícias russas na terça-feira.

A medida ocorre seis dias depois que as tropas russas atacaram seu vizinho apoiado pelo Ocidente com a escalada da violência na capital Kiev e na cidade oriental de Kharkiv. 

TV Bloqueada na Rússia TV Dozhd
TV Bloqueada na Rússia TV Dozhd

O procurador-geral da Rússia ordenou que o órgão de vigilância da mídia do país “restringisse o acesso” ao canal de TV Dozhd e à rádio Ekho Moskvy.

Ele disse que a proibição vem da postagem “proposital e sistemática” de “informações pedindo atividades extremistas, violência” e “informações deliberadamente falsas sobre as ações de militares russos” na Ucrânia. 

Ambos os sites estavam indisponíveis na Rússia logo após o anúncio, segundo jornalistas da AFP

O editor-chefe da Ekho Moskvy, Alexei Venediktov, disse no Telegram que a estação de rádio foi retirada do ar. 

No ano passado, houve uma repressão sem precedentes a vozes independentes e críticas na Rússia. 

Dezenas de trabalhadores da mídia e veículos independentes  – incluindo Dozhd  – foram designados “agentes estrangeiros” pelas autoridades.

Um termo com conotações da era soviética, o status obriga aqueles que recebem o selo a divulgar fontes de financiamento e rotular publicações  – incluindo postagens de mídia social  – com uma etiqueta ou receber multas.

Escrito por Portalpower

É pai de família, full stack na vida, gamer, apaixonado por tecnologia, gosta de silêncio e brownie com café ou Coca-Cola.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.