Praia naturista oficial de São Paulo – Fotos e vídeos

Naturistas se mobilizam para criar em São Sebastião 1ª praia naturista de SP

Naturistas se mobilizam para criar em São Sebastião 1ª praia naturista de SP.

Sim, esta é mais uma reportagem sobre pelados, com fotos de gente que gosta de tirar a roupa. Afinal, é verão e por que não mostrar as diversas facetas da estação mais quente do ano, certo? Errado. As pessoas que aceitaram falar ou aparecer aqui não se despem somente quando estão com calor. Ficam nuas durante o ano inteiro. Apesar disso, pedem para não ser confundidas com nudistas, o que soa pejorativo no entender delas. Preferem ser chamadas de ‘naturistas’, algo mais fiel ao estilo e à filosofia de vida que escolheram seguir.

De acordo com o a Federação Internacional de Naturismo (International Naturist Federation, em inglês), fundada em 1953 em Montalivet, na França, o conceito de naturismo pode ser definido como “um modo de vida em harmonia com a natureza, caracterizado pela prática da nudez social, que tem por intenção encorajar o autorrespeito, o respeito pelo próximo e o cuidado com o meio ambiente”.

Praia naturista oficial de São Paulo

No Brasil, essa nudez social em contato com a natureza teve como precursora a atriz Dora Vivacqua, chamada de Luz del Fuego, que entre os anos 1950 e 1960 criou o primeiro clube naturista do país na Ilha do Sol, no Rio de Janeiro, onde andava nua enrolada numa cobra. Não à toa, o dia em que ela nasceu, 21 de fevereiro, é comemorado até hoje com o dia do Naturismo no Brasil.

Mas o movimento naturista em terras tupiniquins ganhou força mesmo a partir dos anos 80, quando os peladões ganharam um lugar para tirar a roupa sem que isso fosse encarado como atentado violento ao pudor e resultasse em prisão. Uma lei municipal oficializou a Praia do Pinho, em Balneário Camboriú, em Santa Catarina, como o primeiro reduto naturista do país em 1981.

Nos dias atuais, o naturismo em grupo ocorre oficialmente nos 12 destinos naturistas no país que são reconhecidos pela Federação Brasileira de Naturismo (FBrN). A reportagem visitou um desses locais no dia 12 de dezembro, um domingo marcado pelo aniversário de uma das 15 entidades brasileiras praticantes. O Mirante do Paraíso, um sítio em Igaratá, no interior de São Paulo, é o único reduto naturista oficial do estado indicado pela FBrN.

Para o próximo ano, a ideia da entidade dos naturistas é conseguir mais um outro lugar. Um movimento encabeçado pela federação quer criar em São Sebastião, no litoral norte paulista, a primeira praia naturista de SP. Como o projeto de lei para regulamentar o naturismo no Brasil está parado no Senado, a permissão para se praticar o naturismo ainda depende da autorização das prefeituras.

Tartaruga nua indica caminho

Apesar do preconceito e até da repulsa de parte da população, o naturismo existe em Igaratá há quase dez anos. Quem permite é a administração pública, afirma Arnaldo Ramos Soares, dono do Mirante do Paraíso. O G1 não conseguiu localizar a prefeitura para comentar o assunto.

Da capital paulista até o mirante em Igaratá são cerca de 100 km de distância. O lugar é um sítio isolado entre represas, morros e árvores. Os moradores da cidade não são naturistas, mas sabem informar sem qualquer tipo de vergonha onde o reduto fica. “Ah, o campo nudista? É só pegar uma estradinha de terra lá na frente e andar mais uns 6 km”, ensina a dona de casa Maria Rita, de 54 anos, enquanto varre a varanda e faz questão de esclarecer: “Eu não vou lá não, viu? Não gosto dessas coisas”.

Uma placa pregada numa árvore chama a atenção da reportagem. É o desenho estilizado de uma tartaruga nua com a genitália à mostra, de óculos escuros, e com o casco atrás dela. Não é preciso palavras: a imagem fala por si só. A equipe está no caminho certo. Minutos depois, um portão com o logotipo do animal se abre e o carro entra. Por mais que motorista, fotógrafo e repórter soubessem para onde iriam e o que encontrariam, a imagem inicial de ver outras pessoas nuas choca.

Carros não param de chegar. Dos importados saem empresários vestindo camisas pólo e suas mulheres de salto alto. Os filhos exibem tênis de última geração. Dos automóveis populares descem casais de amigos usando cangas e chinelos havaianas. Uma espécie de strip tease coletivo toma conta do local. Apesar de todos pagarem mensalidade para terem uma carteirinha da FBrN, que os permitem frequentar os redutos naturistas, em minutos, já sem roupas, não é possível saber quem é milionário ou classe média, quem é patrão ou empregado, executivo ou mecânico.

Vídeo Reportagem naturismo colina do sol 

Escrito por Portalpower

É pai de família, full stack na vida, gamer, apaixonado por tecnologia, gosta de silêncio e brownie com café ou Coca-Cola.

Deixe uma resposta
  1. Olá pessoal,quero deixar registrado aqui minha experiencia de 1º vez no naturismo, fui a uma ária naturista em 2007, em Minas Gerais na sigla CNEM. Foi uma experiencia unica, indescritível impossível passar a sensação de liberdade bem estar, uma sensação de contato com algo superior.
    Pena que, poucos são os destemidos para romper com o falso pudor enfiado a força na mente sociedade, gostaria muito conhecer a Colina do Sol RS e a praia de Tambaba PB.
    Já fui extremamente conservador, hoje, extremamente realista e não vejo nada de indecente e imoral na nudez do corpo humano.
    A verdadeira pureza da mente é “Se vê tudo e não malicia nada” já na sociedade textil se cobre tudo e malicia tudo, tipo, “pense o que quiser não vendo”.

  2. móro em sjc – sp e eu e minha esposa gostariamos de saber onde tem praia ou clube de nudismo mais próximo, obrigado.

    • ha um clube ai proximo Eduardo em Igaratá, entre em contato com o mirante, temos outras indicaçoes tb

  3. Ola, queremos ir nessa chácara, adoramos o naturismo, como faço p achar o endereco, já procurei e nao estou conseguindo, ou telefone….obrigado

  4. Aproveitei as férias para visitar duas praias de naturismo: Chiuaua em Punta Del este e Pinho em SC. A liberdade de ficar na praia e nadar sem roupas é muito prazeirosa. Em Chiuaua a nudez opcional dá certo, provavelmente pelo caráter internacional do local. Em Camboriu foi diferente, a toda hora os responsáveis tinham que coibir os homens desancompanhados de ficarem de olho grande nas mulheres. Pena que tem muita gente que não consegue se livrar deste enfoque sexual do naturismo. Realmente não são todos que incorporam a filosofia do movimento..

  5. Gostaria de Faser Parte Do Naturismo Tirara Carterinha O que Devo Faser Para Ser Um Praticante

    • Ola Souza,,, entre em contato e eu te explico tudo ok.

      sou naturista ja a 40 anos, morei numa vila naturista e faço parte da fbrn.

      fabioforte40@gmail.com

      sds naturista e fico no seu aguardo.

  6. como o naturismo é uma opção de vida, ou seja, viver em armonia com a natureza, acho bom e creio que deve fazer muito bem para a saúde, em geral.

  7. Eu e minha companheira adoramos o naturismo e gostariamos de saber um lugar legal e sem problemas no litoral paulista somos de piracicaba. Já curtimos um club em extrema mg tambem muito bom. abraços a todos naturistas.

  8. ola tbm curto nidismo eu e minha esposa, e procuro amigos para ficar nus juntos, moro em são sebastião, e aqui n tem estas praias, o Edurdo perguntou se em barra do una litoral norte de sp é praia de nudismo, não é não pois moro nela , tem uma praia que a praia da juréia é vizinha da barra do una esta é bem deserta da para ficar nu la ja ficamos muitas veses, abraços. fabinlindo@hotmail.com

    • olá Adriano. Será que ainda é assim o local? Tenho interesse em ir, mas me preocupa ser um local seguro.

  9. quero saber porque o naturismo é discriminalizado no brasil. o povo prefere ver violéncia,exemplo esses programa de baicharia como tem aqui em salvador.

  10. será que alguém pode me confirmar se existe mesmo em barra do Una ,Litoral norte de S.P. próximo ao rio Una 1 parte reservada da praia para o naturismo..OBRIGADO!

  11. Boa noite pessoal,

    Existe uma praia no Guarujá chamada praia do Éden, esse praia fica no morro do Sorocutuba. Eu e minha esposa sempre vamos a essa praia que é sempre deserta e praticamos o nudismo. Espero encontrar vocês por lá.

    Abraços Adriano

    • ola adriano tudo bem sempre quando vou a praia do edem eu pratico tambem o naturismo, apesar que as pessoas que vao la nao estao preparado pra isso espero que mudem, usar o naturismo com respeito vale a pena, pessoas assim como vc sempre fotalece entra em contato comigo sou do guaruja ok abraço…msn garotoguaruja@hotmail.com

  12. boa tarde!

    sou de sp e gostaria de conhecer alguem e fazer novos amigos naturistas para que possam vir conosco em praias ou clubes….

    PAULOSOARESMATOS12@GMAIL.COM

    aguardo contatos!

  13. gostaria de conhecer e saber mais detalhes de igarata como proceder. moro no litoral .em sao vicente. abraços

  14. Ola pessoal, somos um casal, liberal jovens e bonitos, e totalmente sem frescuras admiramos a vida sem embaraços, e curtimos o naturismo, mas infelizmente falta lugares em são paulo ou no litoral norte paulista, procuramos amigos para o casal que possua chácara, para se divertir e ficar muito a vontade, caso alguém possa se interessar favor entrar em contato pelo e-mail. vaninhatopatudo@hotmail.com

    • Olá, VANIA tudo bem, bom eu tenho chácara, eu e meus amigos poderemos receber vocês para um maravilhoso final de semana com muita festa e liberação geral. bjs fico no aguardo.

      CELSO PRAIA GRANDE SP.

  15. O Estado de São Paulo poderia muito bem ter no mínimo 3 praias naturistas:
    1 – em Saõ Sebatião (Litoral Norte)
    1 – no Guarujá
    1 – em Peruíbe (Litoral Sul)
    Falta também um motel ou ou poudasa naturista

    Porém a culpa de não ter nada disso é do povo que não se mobiliza, mostrando aos governantes e principalmente aos empressários que existe publico e consumidor para essa faixa de empreendimento.

    Quem quiser torcar ideias sobre o assunto me escreva
    raposa.rosa@hotmail.com

    • Pois é Raposa. Eu perdi a chance de montar algo aqui em Ilha Comprida ha 15 anos, perdi o bonde. Agora gastei meu capital num negocio que não deu certo. Mas a chama reacendeu e me propus a procurar um meio de refazer tudo.
      Abraço

  16. Para quem quer curtir uma bela praia quase deserta e ficar pelado o dia inteiro é ir para Iguape na praia da Juréia. Pega uma balsa vai até quase o fim da praia, cuidado para não atravessar o rio com a maré baixa, se encher vocês vão passar a noite lá. Não tem nada lá só um barzinho no fim da praia de um tal de Milico. O lugar é muito bonito, infelizmente a sugeira de Peruibe acaba na praia, mas dá para tomar sol bem a vontade. As vezes passam algumas pessoas que na maioria das vezes nem olham. O lugar é inóspito cheio de mutuca, leve OFF e bastante cerveja e comida, o resto é só curtir. Para quem quiser ver no Gogle Maps ponha essas cordenadas -24,5856, -47,2677.

    • boa tarde!

      meu nome é paulo,sou de uma familia naturista e procuramos conhecer outras familias naturistas,casais ou mesmo quem curta…

      meu contato é: paulosoaresmatos12@gmail.com

    • Oi Helena. Eu estou querendo muito ir a uma pousada naturista que já ouvi falar muito bem. Fica na cidade de Extrema – Sul de Minas. Só que eu encontro dificuldade pois a maioria não aceita homens desacompanhados. Se puder e quiser, entre em contato comigo. Obg.

    • Helena, ha algumas semanas, houve encontro naturista la em Araraquara. Eu te convido para outro grupo, o NatVale. Moro em Ubatuba, SP.

    • Existe em SP, a 80km da capital

      Mirante do Paraiso, próximo a cidade de Igaratá

    • caso voê tenha encontrado alguma resposta por favor me mande pelo e mail:

      raposa.rosa@hotmail.com

    • Oi Adriana. Eu estou querendo muito ir a uma pousada naturista que já ouvi falar muito bem. Fica na cidade de Extrema – Sul de Minas. Só que eu encontro dificuldade pois a maioria não aceita homens desacompanhados. Se puder e quiser, entre em contato comigo. Obg.

  17. eu e meu marido gostariamos muito de visitar um lugar que pudessemos ficar bem avontade mas não sabemos onde encontrar aqui em São Paulo ou no interior de São Paulo vocês podem nos fornecer endereços de praias ou colonias de nudismo aqui em São Paulo? agradeço desde ja pela atençao

    • Caro colega eu estava no sit naturismo e vi o seu pedido,como eu sou naturista e tenho uma chacara proxino a Monteiro Lobato SP e la da para ficar a vontade,se vocêes quiser me mande um e mail para a gente passar um dia na minha chacara.Estou aguardando um Abraço.

    • ainda não oficial mais aceito.um abraço..

    • caros colegas eu sou naturista e tenho uma chácara aqui perto de Jacarei e pode ficar bem a vontade lá ,pois a chácara e bem cheia de plantação de volta da casa se quiser passar um dia la ,me mande email para jgoncaloribeiro@bol.com.br

    • caros colegas eu sou naturista e tenho uma chácara aqui perto de Jacarei e pode ficar bem a vontade lá ,pois a chácara e bem cheia de plantação de volta da casa se quiser passar um dia la ,me mande email para josegoncalo30a@hotmail.com

  18. Eu não consigo entender por que ainda tem pessoas que são contra o naturismoe o

    interpretam de forma errada. Os orgãos públicos deveriam insentivar e divulgar esta

    prática, pois é justamente no naturismo é que se encontra a verdadeira socializacão,

    onde não há distincão entre quem é mais e quem é menos. Infelizmente na minha

    cidade não tem um local para essa prática tão saudável em todos os sentidos, pois

    se tivesse eu com certeza seria um assíduo frequentador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.