Lilith – A primeira mulher de Adão! Omitida pela Igreja!!

Antes Deus fez Lilith depois fez a Eva como segunda mulher, Eva não foi a primeira mulher de Adão?

Quem foi Lilith ? Seria ela a primeira mulher de Adão?

Adão e Lilith tiveram filhos? Vamos contar a verdadeira história de Lilith ?

Lilith ( em hebraico) é referida na Cabala como a primeira mulher do mundo bíblico, Adão, sendo que em uma passagem (Patai81:455f) ela é acusada de ser a serpente que levou Eva a comer o fruto proibido. No folclore popular hebreu medieval, ela é tida como a primeira esposa de Adão, que o abandonou, partindo do Jardim do Éden por causa de uma disputa, chegando depois a ser descrita como um demônio.

De acordo com certas interpretações da criação humana em Gênesis, no Antigo Testamento, reconhecendo que havia sido criada por Deus com a mesma matéria prima, Lilith rebelou-se, recusando-se a ficar sempre em baixo durante as suas relações sexuais. Na modernidade, isso levou a popularização da noção de que Lilith foi a primeira mulher a rebelar-se contra o sistema patriarcal.

Assim dizia Lilith: ‘‘Por que devo deitar-me embaixo de ti? Por que devo abrir-me sob teu corpo? Por que ser dominada por ti? Contudo, eu também fui feita de pó e por isso sou tua igual.’’ Quando reclamou de sua condição a Deus, ele retrucou que essa era a ordem natural, o domínio do homem sobre a mulher, dessa forma abandonou o Éden.Lilith é uma figura extremamente controversa dentro do folclore judaico. O nome de Lilith não está incluído na história da criação da Bíblia, mas ela aparece em vários textos judaicos. Seu simbolismo, história e literatura são debatidos entre estudiosos judeus, feministas e outros intelectuais. Existem várias histórias de origem para Lilith, mas a mais conhecida a vê como a primeira esposa de Adão, antes de Eva. Será isso verdade?

Discuta, comente, dê sua opinião sobre:

  • Foi Lilit a primeira suposta esposa de Adão ?
  • Lilith e Eva
  • Com quem Caim se casou-se?

Lilith se recusou a voltar

Três anjos foram enviados em seu encalço, porém ela se recusou a voltar. Juntou-se aos anjos caídos onde se casou com Samuel que tentou Eva ao passo que Lilith Tentou a Adão os fazendo cometer adultério. Desde então o homem foi expulso do paraíso e Lilith tentaria destruir a humanidade, filhos do adultério de Adão com Eva, pois mesmo abandonando seu marido ela não aceitava sua segunda mulher. Ela então perseguiria os homens, principalmente os adúlteros, crianças e recém casados para se vingar.

Após os hebreus terem deixado a Babilônia Lilith perdeu aos poucos sua representatividade e foi limada do velho testamento. Eva é criada no sexto dia, e depois da solidão de Adão ela é criada novamente, sendo a primeira criação referente na verdade a Lilith no Gênesis.

No período medieval ela era ainda muito citada entre as superstições de camponeses, como deixar um amuleto com o nome dos 3 anjos que a perseguiram para fora do Éden, Sanvi, Sansavi e Samangelaf para que ela não o matasse, assim como acordar o marido que sorrisse durante o sono, pois ele estaria sendo seduzido por por ela.

Dê onde vêm a primeira mulher, essa tal de Lilith?

A imagem de Lilith, sob o nome Lilitu, apareceu primeiramente representando uma categoria de demônios ou espíritos de ventos e tormentas na Suméria por volta de 3000 A.E.C. Muitos estudiosos atribuem a origem do nome fonético Lilith por volta de 700 A.E.C.

Ela é também associada a um demônio feminino da noite que originou na antiga Mesopotâmia. Era associada ao vento e, pensava-se, por isso, que ela era portadora de mal-estares, doenças e mesmo da morte. Porém algumas vezes ela se utilizaria da água como uma espécie de portal para o seu mundo. Também nas escrituras hebraicas (Talmud e Midrash) ela é referida como uma espécie de demônio.

Talvez dada a sua longa associação à noite, surge sem quaisquer precedentes a denominação screech owl, ou seja, como coruja, na famosa tradução inglesa da bíblia, na Bíblia KJV ou King James Version.

Alí está escrito, em Isaías 34:14 que … the screech owl also shall rest there.

É preciso salientar, comparativamente, que na renomada versão em língua portuguesa da bíblia, isto é, na tradução de João Ferreira de Almeida, esta passagem relata que … os animais noturnos ali pousarão, não havendo menção da coruja[1], como é frequentemente, muito embora erroneamente, citado no Brasil (tratando-se de um claro exemplo da forte influência da cultura anglo-saxã no mundo lusófono atual).

Lilith: A primeira mulher de Adão
Lilith: A primeira mulher de Adão

Na Suméria e na Babilônia ela ao mesmo tempo que era cultuada era identificada com os demônios e espíritos malignos. Seu símbolo era a lua, pois assim como a lua ela seria uma deusa de fases boas e ruins. Alguns estudiosos assimilam ela a várias deusas da fertilidade, assim como deusas cruéis devido ao sincretismo com outras culturas.

No fictício Livro de Nod, é também conhecida como Deusa da Lua, aquela que ensina Caim habilidades vampíricas, a que é tão antiga quanto o próprio Deus criador do céu e da terra.
A imagem mais conhecida que temos dela é a imagem que nos foi dada pela cultura hebraica, uma vez que esse povo foi aprisionado e reduzido à servidão na Babilônia, onde Lilith era cultuada, é bem provável que viam ela como um símbolo de algo negativo.

Vemos assim a transformação de Lilith no modelo hebraico de demônio. Assim surgiu as lendas vampíricas, Lilith tinha 100 filhos por dia, súcubus quando mulheres e íncubus quando homens, ou simplesmente lilims. Eles se alimentavam da energia desprendida no ato sexual e de sangue humano. Também podiam manipular os sonhos humanos, seriam os geradores das poluções noturnas. Mas uma vez possuído por um súcubus dificilmente um homem saía com vida.

Isaías 34:15

Nela a coruja fará ninho,
chocará seus ovos
e cuidará dos seus filhotes
à sombra de suas asas;
os falcões também se ajuntarão ali,
cada um com o seu par.

Há certas particularidades interessantes nos ataques de Lilith, como o aberto esmagador sobre o peito, uma vingança por ter sido obrigada a ficar por baixo de Adão, e sua habilidade de cortar o pênis com a vagina segundo os relatos católicos medievais. Ao mesmo tempo que ela representa a liberdade sexual feminina, também representa a castração masculina.

Pensa-se que o Relevo Burney (ver alusões à coruja na reprodução do Relevo de Burney, nesta página), um relevo sumério, represente essa mulher; muitos acreditam também que há uma relação entre Lilith e Inanna, deusa suméria da guerra e do prazer sexual.

Algumas vezes Lilith é associada com a deusa grega Hécate, “A mulher escarlate”, um demônio que guarda as portas do inferno montada em um enorme cão de três cabeças, Cérbero. Hécate, representa na cultura grega a vida noturna e a rebeldia da mulher sobre o homem.

lilith biblia

Nos dois últimos séculos a imagem de Lilith começou a passar por uma remarcavel transformação em certos círculos intelectuais seculares europeus, por exemplo, na literatura e nas artes, quando os românticos passaram a se ater mais a imagem sensual e sedutora de Lilith (ver a reprodução do quadro Lilith de John Collier, pintada em 1892), e aos seus atributos considerados impossíveis de serem obtidos, em um contraste radical à sua tradicional imagem demoníaca, noturna, devoradora de crianças, causadora pragas, depravação, homossexualidade e vampirismo (ver texto gnóstico na seção de links externos). Podendo ser citados também os nomes de Johann Wolfgang von Goethe, John Keats, Robert Browning, Dante Gabriel Rossetti, John Collier, etc…Lilith também é considerada um dos Arqui demônios símbolo da vaidade.

 Lilith a Primeira Companheira de Adão

Lilith é a serpente ?

Você pode ver Lilith na pintura de Michelangelo na Capela Sistina.

“A Queda do Homem” mostra uma mulher que tem a cauda de uma serpente que está enrolada em uma árvore. Existem outros textos que descrevem Lilith.

Por exemplo, a Cabala declara: “E a Serpente, a Mulher da Prostituição, incitou e seduziu Eva através das cascas de Luz que em si é santidade … Pelo Mal Lilith … veio a Adão contra sua vontade, e se esquentou dele e deu à luz muitos demônios e espíritos e Lilith. ”

Lilith aparece no Tanak, quando Isaías, ao descrever a vingança de Deus durante a qual a terra de Édom seria transformada num deserto, proclamou isso como um sinal de desolação: “Lilith repousará lá e encontrará seu local de descanso” (Isaías 34:14) A Bíblia de Jerusalém apresenta Isaías
34, 14-17 da seguinte forma:
14 Os gatos selvagens conviverão aí com as hienas, os sátiros chamarão os seus companheiros. Ali descansará Lilith, e achará um pouso para si. 15 Ali a serpente fará o seu ninho, porá os seus ovos, chocá-los-á e recolherá à sua sombra a sua ninhada.

Também ali se encontrarão as aves de rapina (corujas), cada uma com a sua companheira. 16 Buscai no livro de Iahweh e lede:
nenhum deles faltará, nenhum deles ficará sem o seu companheiro,
porque assim ordenou a sua boca; o seu espírito os ajuntou.
17 Ele mesmo lançou a sorte para eles, a sua mão distribuiu-lhes, com o cordel, a porção de cada um.

Eles a possuirão para sempre, de geração em geração a habitarão.

lilith real lilith

Resumo Sobre Lilith

Lilith é uma figura da mitologia judaica que é frequentemente associada ao poder feminino e à escuridão. Em algumas histórias, Lilith é descrita como a primeira esposa de Adão, antes de Eva, mas ela se recusou a se submeter a ele e foi expulsa do Jardim do Éden.

De acordo com algumas interpretações, Lilith se tornou um demônio ou uma súcubo que se alimentava de homens. Em outras histórias, ela é retratada como uma poderosa deusa da fertilidade e da sabedoria.

Lilith tem sido objeto de fascínio para muitas pessoas ao longo dos anos e foi retratada em diversas formas de arte e literatura. Alguns escritores feministas também a reivindicaram como um símbolo de empoderamento feminino, argumentando que sua recusa em se submeter a Adão representa uma rebelião contra as normas patriarcais.

Vale ressaltar que a natureza exata e o significado de Lilith variam dependendo do contexto cultural e religioso em que ela aparece. Algumas pessoas a veem como uma figura puramente mitológica, enquanto outras acreditam que ela tem significado espiritual ou místico.

Fontes : Youtube, Wikipedia

Deixe sua opinião sobre Lilith – A primeira mulher de Adão, omitida pela Igreja!

Escrito por Portalpower

É pai de família, especialista em WordPress e na produção de conteúdo de tecnologia e otimização para conquistar as melhores posições no Google.

Full Stack na vida, Youtuber Gamer Tech, apaixonado por tecnologia, gosta de silêncio e brownie com café ou Coca-Cola.

Um comentário

Deixe uma resposta
  1. FIZERAM A SEGUINTE PERGUNTA ACIMA: QUEM CRIOU DEUS?! O QUE EXISTIA ANTES DE DEUS?! SINCERAMENTE, NÃO CONSIGO ENTENDER PERGUNTAS DO TIPO. COMO PODE ALGUÉM DIZER, MELHOR, SE POSICIONAR COMO CRISTÃ, FAZENDO PERGUNTAS DO TIPO, DETALHE, DISSE QUEM FOI DEUS QUEM CRIOU, ABSOLUTAMENTE, TUDO.
    DEUS NOS ABENÇOE, A FIM DE NÃO INCORREMOS NUMA FÉ RETRÓGRADA.

    • Deus significa uma versão em português da palavra suméria Eus, (Sânscrito remoto) plural de eu., atribuído às Assembléias Deliberativas realizadas pelos Aniquins, ou Seres Divinos (vindos do espaço sideral) para habitar a terra, antes da existência do Homem. – “O ou a Eus, deliberoou que se criará um ser à sua imagem se semelhança e a ele se chamará homem, mano humano, man, men, termos aplicados a aquele dotado de mente.

  2. É TAMBÉM NÃO VAMOS NOS DEIXAR SE ENVOLVER POR ESTÓRIAS DE MITOLOGIA GREGA,QUE É IGUAL AOS FOLCLORE,E CONTOS DAQUI; E TRAZIDOS DE LÁ;NÉ MESMO…OU VAMOS PRATICAR EREZIAS E PROFANAR AS PRATICAS DE DEUS.

    • É TAMBÉM NÃO VAMOS NOS DEIXAR SE ENVOLVER POR ESTÓRIAS DE MITOLOGIA HEBRAICA E CRISTÃ, QUE É IGUAL AOS FOLCLORES,E CONTOS DAQUI; E TRAZIDOS DE LÁ;NÉ MESMO…

      Olha, adicionei apenas duas palavras ao seu comentário e percebo que tanto grego, romano, nórdico, quando cristão é tudo folclore :D

    • Os comentários são moderados e precisam ser aceitos, aí estão eles!

  3. Muito interessante todos os comentários! LEGAL!! Eu, solidamente acredito que a BÍBLIA é o único caminho para se chegar ao SALVADOR e daí, ao CRIADOR. Se nos atermos à coisas paralelas, certamente iremos nos perder pelo caminho e essa não é a vontade de Deus que encarregou o seu UNIGÊNITO de resgatar a humanidade do pecado da morte.Então acredito que DEUS quer nos manter nesta linha,pois nos dedicou tanto amor e não quer nos perder, por isso a bíblia não traz alguns detalhes, à não ser àqueles de que realmente precisamos saber para continuarmos nossa jornada:SALVAÇÃO-VIDA ETERNA! Acredito também que existem muito mais coisas do que os nossos olhos podem enxergar dentro da imensidão deste planeta.Que estamos envolto numa espécie de membrana que caracteriza o espaço físico, ou seja, onde tudo existe,e essa membrana separa o que é natural do que é sobrenatural.É bom ter cuidado com o que dizemos.!

  4. Sou negra e gosto de pesquisar tudo a respeito da criação. Vocês estudiosos falam de todas mitologias. Entretanto como dizem os Antropolos entendidos, que a vida começou na Africa! Por que vocês nunca colocam a mitologia africana? sera por ignorância ou por descriminação. Falam de tudo e de todos civilizações das mais diversas,… Mas e da Africa?
    Desejo terminar com a pergunta: Quem criou Deus? se Ele criou tudo como é que Ele teve essa ideia? o que existia antes Dele ser criado???????.

    • ninguém criou Deus.. se levarmos por essa linha de raciocinio então vamos lá.. fulano criou Deus… oooh legal, e quem criou fulano… ciclano.. nossaa e quem criou ciclano… entrariamos num texto infinito.. Deus é o Alfa e o Ômega, o PRINCIPIO e o FIM, ele é infinito, não tem como algo infinito ser “criado” agora o infinito pode criar, uma vez que dentro do -inf até o +inf existe os números naturais (1,2,3,4,5,6,7,8,9…).. ou seja, Deus não é um ser antropomórfico, não é um homem velho sentado num trono, Deus não tem imagem, o ar que respiramos, a vida que faz o nosso coração bater e nosso cérebro funcionar, entre tantas coisas da vida, é Deus… todo o entendimento que temos, tudo o que imaginamos ser Deus sequer transmite a verdadeira “face” de Deus, a unica referencia que temos de Deus são coisas antropomórficas, como “a voz de Deus” “o sopro de Deus” enfim, os livros sagrados que falam de Deus (Bíblia, Torá, Tanakh e Alcorão) mostram vagamente o que Deus representa :D

  5. Acredito que os mais entendidos dessa história são os que mais têm a nos passas para nosso conhecimento e aperfeiçoamento diante dos homens e de Deus. Em nosso dias, quando se cria um personagem demoníaco em detrimento as pratica desordenadas de todas as abominações vergonhosas do ser humano, aquelas que estão nos relatos de Jesus Cristo aos se santos:

    I Coríntios 6:9
    Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, versículo 10, nem os LADRÕES , nem os avarentos, nem os bêbedos, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.

    MANDAMENTO DO DÍZIMO:
    Malaquias 3:9 Vós sois amaldiçoados com a maldição; porque a mim me roubais, sim, vós, esta nação toda. versículo 10, Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança.

    QUEM NÃO HERDARÁ A SALVAÇÃO OS QUE PRATICAM TAIS COISAS:
    Gálatas 5:19 Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia, versículo 20, a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, versículo 21, as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus.

    Portanto amados, vigiai porque não sabeis a que hora e dia que o Senhor Jesus vira buscar a sua noiva, esteja preparados para o grande dia. Os que ficarão sofrerão do castigo de Deus sem dúvida o diabo e seus ajudadores farão a festa que está preparada para eles.
    Que o Senhor, Deus de Abraão, Deus de Isaque e o Deus de Israel seja com todos derramando (salmos 122.7) “Haja paz dentro de seus muros e prosperidade em seus palácios”.

  6. O Vaticano, seitas e muitas religiões são dessas inúmeras instituições que existem no mundo como instrumento de manobra da humanidade, tudo em nome de Deus, Eles (Vaticano) aproveitaram ou criaram em nome de Deus frases que estão na Bíblia como por exemplo: “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus, eles usam essa e outras frases para impor suas doutrinas e dizer que são os representantes de Deus aqui na terra. Eles sabem da verdade que não é assim como pregam. Eles tem toneladas de documentos, porém, não trazem a luz do conhecimento da humanidade, não querem que o povo saiba da verdade se não eles vão perder sua vaquinha de teta de ouro. Já prestaram a atenção? não trabalham e são os mais ricos do mundo, tudo em nome de Deus. Não sou contra a religião, mas desde que mostre a verdade e não engane o povo. É só voltar um pouco na história e ver que eles vendiam indulgências para que os fiéis fossem salvos ou obtivesse o reino dos céus. Isso é que é ganhar dinheiro fácil. Se não ficarmos atentos, nós é que somos as verdadeira presas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *