Quem foi Lilith? A primeira mulher de Adão na Bíblia e no folclore
Adão e Lilith tiveram filhos? A verdadeira história de Lilith
Lilith (em hebraico) é citada na Cabala como a primeira mulher de Adão. Em algumas passagens, é acusada de ser a própria serpente que teria levado Eva a comer o fruto proibido. No folclore hebreu medieval, Lilith é considerada a primeira esposa de Adão, que o abandonou após uma disputa no Jardim do Éden, sendo depois retratada como um demônio.
O mito da rebeldia de Lilith
De acordo com certas interpretações de Gênesis, Lilith foi criada do mesmo pó que Adão e se recusou a se submeter a ele durante as relações sexuais. Esse ato de insubmissão fez dela, na modernidade, um símbolo de rebelião contra o patriarcado.
“Por que devo deitar-me embaixo de ti? Eu também fui feita de pó e por isso sou tua igual.”
Após reclamar sua condição a Deus, Lilith abandonou o Éden, tornando-se uma figura controversa dentro do folclore judaico. Embora não esteja presente no texto bíblico oficial, aparece em escritos judaicos, sendo debatida por estudiosos, feministas e intelectuais.
Questões sobre Lilith
- Foi Lilith a primeira esposa de Adão?
- Qual a relação entre Lilith e Eva?
- Com quem Caim se casou?
Lilith e os anjos caídos
Três anjos foram enviados para trazer Lilith de volta, mas ela se recusou. Juntou-se aos anjos caídos e, segundo a tradição, casou-se com Samael. Desde então, passou a ser associada à destruição, perseguição de homens adúlteros e ataques a crianças e recém-casados.
Com o tempo, Lilith perdeu espaço nas escrituras oficiais, sendo omitida do Velho Testamento. No período medieval, ainda era lembrada em superstições populares, como a crença em amuletos com os nomes dos anjos que a perseguiam: Sanvi, Sansavi e Samangelaf.
Origem de Lilith
A figura de Lilith remonta à Suméria, onde aparece como Lilitu, um espírito associado a ventos e tormentas por volta de 3000 A.E.C. Mais tarde, na Babilônia, foi ligada a demônios femininos da noite, doenças e morte.
Em Isaías 34:14, na tradução King James Version (KJV), Lilith é citada como “screech owl” (coruja). Já na tradução de João Ferreira de Almeida, a passagem menciona apenas “animais noturnos”.

Na Babilônia, Lilith também era associada à lua, representando ciclos de fertilidade e destruição. Alguns estudiosos a ligam a deusas como Inanna, Hécate e outras divindades da fertilidade e da noite.
Lilith como deusa e demônio
Textos como o Livro de Nod descrevem Lilith como Deusa da Lua, associada a Caim e ao vampirismo. No folclore, era vista como mãe de súcubos e íncubos, demônios que se alimentavam da energia sexual dos humanos.
Lilith na cultura e nas artes
No século XIX, escritores e pintores europeus passaram a retratá-la de forma sensual e sedutora, como na obra “Lilith” de John Collier (1892). Já no romantismo, Lilith foi exaltada como símbolo de vaidade e poder feminino.
Lilith é a serpente do Éden?
Algumas interpretações da Cabala afirmam que Lilith foi a serpente que seduziu Eva no Éden. Na arte, como na pintura da Capela Sistina de Michelangelo, Lilith aparece com corpo de mulher e cauda de serpente.
Resumo sobre Lilith
Lilith é uma das figuras mais enigmáticas da tradição judaica. Para alguns, foi a primeira mulher de Adão; para outros, uma deusa associada à fertilidade e à noite. Ao longo da história, transformou-se em símbolo de rebeldia feminina, sedução e poder.
Hoje, Lilith é vista tanto como demônio quanto como ícone de liberdade, sendo estudada em contextos religiosos, históricos, feministas e culturais.
Fontes: YouTube, Wikipedia
Deixe sua opinião: O que você pensa sobre Lilith, a primeira mulher de Adão omitida pela Igreja?
FIZERAM A SEGUINTE PERGUNTA ACIMA: QUEM CRIOU DEUS?! O QUE EXISTIA ANTES DE DEUS?! SINCERAMENTE, NÃO CONSIGO ENTENDER PERGUNTAS DO TIPO. COMO PODE ALGUÉM DIZER, MELHOR, SE POSICIONAR COMO CRISTÃ, FAZENDO PERGUNTAS DO TIPO, DETALHE, DISSE QUEM FOI DEUS QUEM CRIOU, ABSOLUTAMENTE, TUDO.
DEUS NOS ABENÇOE, A FIM DE NÃO INCORREMOS NUMA FÉ RETRÓGRADA.
Deus significa uma versão em português da palavra suméria Eus, (Sânscrito remoto) plural de eu., atribuído às Assembléias Deliberativas realizadas pelos Aniquins, ou Seres Divinos (vindos do espaço sideral) para habitar a terra, antes da existência do Homem. – “O ou a Eus, deliberoou que se criará um ser à sua imagem se semelhança e a ele se chamará homem, mano humano, man, men, termos aplicados a aquele dotado de mente.
Opaaaaa vai vendo , olha como a mulher eh rebelde
É TAMBÉM NÃO VAMOS NOS DEIXAR SE ENVOLVER POR ESTÓRIAS DE MITOLOGIA GREGA,QUE É IGUAL AOS FOLCLORE,E CONTOS DAQUI; E TRAZIDOS DE LÁ;NÉ MESMO…OU VAMOS PRATICAR EREZIAS E PROFANAR AS PRATICAS DE DEUS.
É TAMBÉM NÃO VAMOS NOS DEIXAR SE ENVOLVER POR ESTÓRIAS DE MITOLOGIA HEBRAICA E CRISTÃ, QUE É IGUAL AOS FOLCLORES,E CONTOS DAQUI; E TRAZIDOS DE LÁ;NÉ MESMO…
Olha, adicionei apenas duas palavras ao seu comentário e percebo que tanto grego, romano, nórdico, quando cristão é tudo folclore :D
Poxa! cadê o meu comentário? Que covardia!
Os comentários são moderados e precisam ser aceitos, aí estão eles!
Muito interessante todos os comentários! LEGAL!! Eu, solidamente acredito que a BÍBLIA é o único caminho para se chegar ao SALVADOR e daí, ao CRIADOR. Se nos atermos à coisas paralelas, certamente iremos nos perder pelo caminho e essa não é a vontade de Deus que encarregou o seu UNIGÊNITO de resgatar a humanidade do pecado da morte.Então acredito que DEUS quer nos manter nesta linha,pois nos dedicou tanto amor e não quer nos perder, por isso a bíblia não traz alguns detalhes, à não ser àqueles de que realmente precisamos saber para continuarmos nossa jornada:SALVAÇÃO-VIDA ETERNA! Acredito também que existem muito mais coisas do que os nossos olhos podem enxergar dentro da imensidão deste planeta.Que estamos envolto numa espécie de membrana que caracteriza o espaço físico, ou seja, onde tudo existe,e essa membrana separa o que é natural do que é sobrenatural.É bom ter cuidado com o que dizemos.!
Sou negra e gosto de pesquisar tudo a respeito da criação. Vocês estudiosos falam de todas mitologias. Entretanto como dizem os Antropolos entendidos, que a vida começou na Africa! Por que vocês nunca colocam a mitologia africana? sera por ignorância ou por descriminação. Falam de tudo e de todos civilizações das mais diversas,… Mas e da Africa?
Desejo terminar com a pergunta: Quem criou Deus? se Ele criou tudo como é que Ele teve essa ideia? o que existia antes Dele ser criado???????.
ninguém criou Deus.. se levarmos por essa linha de raciocinio então vamos lá.. fulano criou Deus… oooh legal, e quem criou fulano… ciclano.. nossaa e quem criou ciclano… entrariamos num texto infinito.. Deus é o Alfa e o Ômega, o PRINCIPIO e o FIM, ele é infinito, não tem como algo infinito ser “criado” agora o infinito pode criar, uma vez que dentro do -inf até o +inf existe os números naturais (1,2,3,4,5,6,7,8,9…).. ou seja, Deus não é um ser antropomórfico, não é um homem velho sentado num trono, Deus não tem imagem, o ar que respiramos, a vida que faz o nosso coração bater e nosso cérebro funcionar, entre tantas coisas da vida, é Deus… todo o entendimento que temos, tudo o que imaginamos ser Deus sequer transmite a verdadeira “face” de Deus, a unica referencia que temos de Deus são coisas antropomórficas, como “a voz de Deus” “o sopro de Deus” enfim, os livros sagrados que falam de Deus (Bíblia, Torá, Tanakh e Alcorão) mostram vagamente o que Deus representa :D
Acredito que os mais entendidos dessa história são os que mais têm a nos passas para nosso conhecimento e aperfeiçoamento diante dos homens e de Deus. Em nosso dias, quando se cria um personagem demoníaco em detrimento as pratica desordenadas de todas as abominações vergonhosas do ser humano, aquelas que estão nos relatos de Jesus Cristo aos se santos:
I Coríntios 6:9
Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, versículo 10, nem os LADRÕES , nem os avarentos, nem os bêbedos, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.
MANDAMENTO DO DÍZIMO:
Malaquias 3:9 Vós sois amaldiçoados com a maldição; porque a mim me roubais, sim, vós, esta nação toda. versículo 10, Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança.
QUEM NÃO HERDARÁ A SALVAÇÃO OS QUE PRATICAM TAIS COISAS:
Gálatas 5:19 Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia, versículo 20, a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, versículo 21, as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus.
Portanto amados, vigiai porque não sabeis a que hora e dia que o Senhor Jesus vira buscar a sua noiva, esteja preparados para o grande dia. Os que ficarão sofrerão do castigo de Deus sem dúvida o diabo e seus ajudadores farão a festa que está preparada para eles.
Que o Senhor, Deus de Abraão, Deus de Isaque e o Deus de Israel seja com todos derramando (salmos 122.7) “Haja paz dentro de seus muros e prosperidade em seus palácios”.
O Vaticano, seitas e muitas religiões são dessas inúmeras instituições que existem no mundo como instrumento de manobra da humanidade, tudo em nome de Deus, Eles (Vaticano) aproveitaram ou criaram em nome de Deus frases que estão na Bíblia como por exemplo: “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus, eles usam essa e outras frases para impor suas doutrinas e dizer que são os representantes de Deus aqui na terra. Eles sabem da verdade que não é assim como pregam. Eles tem toneladas de documentos, porém, não trazem a luz do conhecimento da humanidade, não querem que o povo saiba da verdade se não eles vão perder sua vaquinha de teta de ouro. Já prestaram a atenção? não trabalham e são os mais ricos do mundo, tudo em nome de Deus. Não sou contra a religião, mas desde que mostre a verdade e não engane o povo. É só voltar um pouco na história e ver que eles vendiam indulgências para que os fiéis fossem salvos ou obtivesse o reino dos céus. Isso é que é ganhar dinheiro fácil. Se não ficarmos atentos, nós é que somos as verdadeira presas.