Jenipapo – Rico em vitaminas e beneficios

Os beneficios do Jenipapo, onde encontrar e como fazer suco

Jenipapo é o fruto do jenipapeiro (Genipa americana), uma árvore que chega a vinte metros de altura e é da família Rubiaceae, a mesma do café. É encontrada em toda a América tropical. … Em guarani, jenipapo significa “fruta que serve para pintar”.

jenipapo é o fruto do jenipapeiro, árvore nativa das Américas do Sul e Central. A fruta que é semelhante ao figo, chega a ter 10 cm de comprimento e 7 cm de diâmetro. A polpa aromática, de sabor ácido e cor amarelo pardacenta é utilizada no preparo de compotas, doces, xaropes, bebidas, refrigerante e licor.

Jenipapo fruta

Que serve o suco de jenipapo?

Através do seu suco, é possível tratar anemias e prevenir vômitos e enjoos muito comuns durante a gestação, já que as propriedades do fruto atuam diretamente no estômago. Ele também é rico em fibras e substâncias diuréticas, sendo ideal para tratar doenças intestinais como a prisão de ventre.

Os benefícios do jenipapo ainda são pouco conhecidos pela maioria das pessoas. Fruto de uma árvore chamada jenipapeiro, o jenipapo pode ser encontrado na América do Sul e na América Central. Ele é consumido em sua forma natural, porém, também é utilizado para produzir licores, xaropes, compotas, doces, suco e vinho.

No Brasil é possível encontrar o fruto do Norte ao Sudeste do país.

Composto por nutrientes como ferro, cálcio, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina B5, vitamina C, fibras, proteínas e fósforo e com 113 calorias a cada porção de 100 g, é de se esperar que o alimento traga vantagens à saúde do organismo humano.

Combate à anemia

Por ser fonte de ferro, o jenipapo – são 3,6 mg encontrados em uma porção de 100 g do fruto -, o jenipapo pode ser considerado um aliado no combate à anemia. Seja tanto para prevenir a doença ou como auxílio ao tratamento (que deve ser feito com acompanhamento médico), podemos dizer que o jenipapo pode auxiliar.
Em casos de anemia, recomenda-se tomar o suco de jenipapo, que pode ser adoçado com melado de cana, várias vezes ao dia.

Estimula o apetite

Enquanto algumas pessoas sofrem para perder os quilinhos em excesso, outras têm dificuldade para engordar e possuem um peso abaixo do ideal. Isso pode acontecer em decorrência de um baixo apetite.

Controle das plaquetas do sangue

O suco feito à base do jenipapo é considerado eficiente no auxílio ao controle das plaquetas do sangue e pode ser recomendado para pacientes que passam por tratamento de quimioterapia. Para essas pessoas, a orientação é tomar dois copos de suco de jenipapo por dia. Ele deve ser batido no liquidificador e, então, coado antes de ser consumido.

Jenipapo
Jenipapo

Afrodisíaco

O casal que precisa estimular ou apimentar a vida sexual pode se beneficiar com alimentos e bebidas afrodisíacos, ou seja, que impulsionam a libido e abrem o apetite sexual. E o jenipapo entra justamente nesta lista. Na parte das receitas com jenipapo deste artigo, você poderá conferir uma receita de suco afrodisíaco do fruto.
É claro que se o problema for grave, recomenda-se buscar acompanhamento e ajuda médica.

Escrito por Portalpower

É pai de família, full stack na vida, gamer, apaixonado por tecnologia, gosta de silêncio e brownie com café ou Coca-Cola.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.