Os gêneros mais populares de jogos mobile no primeiro semestre de 2022

Confira uma lista de jogos mobile que vão fazer você jogar e muito em 2022

A indústria de jogos para dispositivos móveis é uma das que mais crescem em todo o planeta, e são diversos os gêneros que compõem esse vasto universo de jogos. Listamos abaixo algumas das principais tendências nas mais variadas categorias de jogos mobile, baseado nos títulos mais populares em termos de download tanto na loja da Google quanto da Apple nos primeiros seis meses do ano. Confira!

Jogos Casuais

Games casuais

Sabe aquele jogo que você usa para passar o tempo antes de uma consulta, ou simplesmente joga por algum tempo antes de dormir? O gênero casual pode ser definido como tal, embora alguns players passem horas em games desse estilo do celular, que não por acaso dominam a lista de downloads justamente por não terem um nicho específico de jogadores.

É o caso do Subway Surfers, que lidera a lista no Android há algum tempo, sendo o grande destaque da indústria de jogos no sistema da Google. Outros jogos populares também podem ser enquadrados nessa categoria, como o Wordle, sucesso no iOS, Candy Crush Saga, Angry Birds, Pokémon GO e Roblox.

Battle Royale

 

 

Battle Royale

Partindo para um gênero mais bem definido, o Battle Royale é uma febre mundial no mundo dos jogos, sobretudo com a escalada dos esports e das transmissões. Aqui, vale destacar dois jogos que dominam o estilo nos aparelhos mobile. Um deles é o Free Fire, da Garena, que está entre as modalidades de esports mais praticadas do Brasil, sobretudo por ser gratuito e exclusivamente pensado para celulares, diferentemente de seu principal concorrente, o Fortnite.

Outro Battle Royale que é um sucesso de downloads é Call of Duty Mobile, com mais de 100 milhões de acessos na Google Play Store, além de ser o sexto jogo mais baixado na App Store.

Card Games

Card Games

Os jogos de cartas estão, sem dúvida, entre os hobbies mais populares do mundo, por isso é natural que essa mesma premissa também seja válida para o mercado de jogos mobile. Jogos de cartas clássicos como poker, blackjack e até paciência são alguns dos jogos mobile mais jogados no mundo atualmente, quer as pessoas estejam jogando poker a dinheiro em plataformas online ou jogando paciência por meio de apps casuais.

Um sub-gênero de cartas que também faz muito sucesso nos dispositivos móveis são os trading card games que aliam o baralho a outros estilos como RPG e roguelike. Jogos como Hearthstone, Clash Royale e Legends of Runeterra são sucesso tanto no Android quanto iOS. Mas também há espaço para outros mais populares, como Uno!, buraco e tranca.

MOBA

 

MOBA

Os jogos Multiplayer Online Battle Arena – ou simplesmente MOBA – tomaram conta do mundo dos jogos com a ascensão de títulos como Diablo, World of Warcraft, League of Legends e DOTA no PC, mas aos poucos estão dominando também a indústria de jogos mobile.

A chegada de League of Legends: Wild Rift, da Riot, aos dispositivos móveis, é um grande exemplo disso. Outros jogos de sucesso dominam os downloads nas principais lojas, como Vanglory, Arena of Valor e Marvel Super War.

MMORPG

MMORPG

Embora carregue muitas semelhanças com o gênero MOBA, o MMORPG – ou Massive Multiplayer Online Role-Playing Game – constitui um estilo próprio que tem seu nicho específico, e o mesmo vale para os games mobile.

Um dos mais populares do gênero, sem dúvida, é Diablo Immortal, da Blizzard, que é o segundo mais baixado na categoria RPG na App Store, trazendo uma batalha de anjos e demônios pelo domínio do reino mortal. Também vale destacar o ótimo Albion Online, MMO que incorpora elementos de Sandbox e conta com mais de 5 milhões de downloads na Google Play Store.

Sandbox e Simuladores

Sandbox e Simuladores

Por falar em sandbox, não tem como deixar o gênero popularizado por Minecraft de fora da lista dos principais estilos de jogos para dispositivos móveis. A própria franquia da Mojang conta com sua versão mobile tanto para Android quanto iOS, onde os jogadores podem explorar mundos infinitos e construir desde casa a castelos.

Se expandirmos um pouco mais o gênero, outros jogos que fazem sucesso nos dispositivos móveis são os simuladores como Farming Simulator, Pou e Bucket Crusher (líder em apps pagos da Google Play Store)

Esportes e velocidade

Esportes e velocidade

Impossível deixar de mencionar o gênero de esportes entre os mais procurados para dispositivos móveis, sobretudo pela imensa variedade que é possível encontrar nessa categoria, desde as modalidades mais tradicionais, encontradas em jogos como FIFA, eFootball, NBA 2K e Tennis Clash até os chamados esportes da mente, incluindo o Xadrez da Chess.com.

O automobilismo também se inclui nessa categoria, com destaque para a franquia Asphalt, F1 Mobile Racing e Mario Kart Tour.

Escrito por Portalpower

É pai de família, full stack na vida, gamer, apaixonado por tecnologia, gosta de silêncio e brownie com café ou Coca-Cola.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.