Entenda a decisão da CVM que pode afetar fundos imobiliários

Recentemente, a CVM notificou o fundo Maxi Renda (MXRF11), o maior em número de cotistas do país, por conta da sua forma de pagar proventos aos cotistas.

Recentemente, a CVM notificou o fundo Maxi Renda (MXRF11), o maior em número de cotistas do país, por conta da sua forma de pagar proventos aos cotistas.

 O Maxi Renda distribuía os seus dividendos com base no regime de caixa, mas, segundo a CVM, o correto seria que essa distribuição fosse feita com base no lucro contábil.

Fundos imobiliarios
Fundos imobiliários

Segundo a Comissão, os rendimentos do fundo foram distribuídos aos cotistas mesmo quando passaram do valor registrado no lucro acumulado. Dessa forma, ficou claro que estava sendo usado como base o lucro caixa.

 Embora esse entendimento seja válido apenas para o fundo Maxi Renda, a CVM deixou claro que essa decisão pode ser aplicada a fundos que tenham uma estrutura semelhante.

E o que acontece com os fundos imobiliários ?

Obviamente, o caso chamou a atenção de todos os investidores, já que os dividendos mensais são um dos pontos mais fortes dos FIIs.

Muita gente está pensando seriamente em vender suas cotas nesse momento de incerteza, mas o ideal é aguardar. Afinal de contas, isso não significa o fim dos dividendos dos fundos.

 O mais provável é que o Maxi Renda e os futuros fundos impactados encontrem novas maneiras de continuarem se tornando atrativos ao mercado.

Você já estava sabendo dessa decisão do CVM? Qual é a sua opinião sobre ela e sobre o futuro dos fundos imobiliários?

Escrito por Portalpower

É pai de família, especialista em WordPress e na produção de conteúdo de tecnologia e otimização para conquistar as melhores posições no Google.

Full Stack na vida, Youtuber Gamer Tech, apaixonado por tecnologia, gosta de silêncio e brownie com café ou Coca-Cola.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *