Alistamento Militar 2022 – Tire todas dúvidas

Tire todas dúvidas sobre o Alistamento Militar 2022

Alistamento Militar Como muitos aqui irão passar pelo Alistamento Militar  Obrigatório no ano de 2022 eu resolvi criar este post a fim de responder as dúvidas de cada um sobre o processo de alistamento.

Alistamento Militar
Alistamento Militar

Dúvidas mais comuns sobre o Alistamento Militar

Irei começar com o básico…

Todo jovem que completar 18 anos no ano de 2022 deverá se apresentar à Junta de Serviço Militar de sua cidade de 2º de Janeiro e vai até 28 de junho, último dia útil do primeiro semestre.Levando a Certidão de nascimento e 2 fotos 3×4 para fazer o Alistamento Militar do ano.

Chegando à Junta Militar, após esperar um bom tempo, o cidadão irá receber o seu CAM(Certificado de Alistamento Militar), o chefe de seção irá pedir para que confirme seus dados e assine o DOCUMENTO. Feito isso ele irá carimbar na parte de trás do CAM uma data e local para você retornar, ainda em 2022. Preste atenção nesta data.(Deixando bem claro que ninguém foi dispensado ou convocado neste período)

No seu retorno, metade dos cidadãos serão dispensados. Sem prestar nenhum tipo de satisfação ou documento, está dispensa é ALEATÓRIA.

Caso dispensados seguir as instruções no local.

Os não dispensados nesta data não têm nada a temer(Estou entendendo que você NÃO quer servir). Ainda haverão muitas “oportunidades” de dispensa.

As datas de retorno variam, e podem ter muitos retornos, então não se preocupe com a quantidade de vezes que você foi chamado, isso não influência na sua dispensa ou convocação.

Os exames  do Alistamento Militar 

Os exames ocorrem em área militar. Primeiramente o exame médico, que consiste de:

-Exame odontológico básico(Uma rápida olhada na sua boca pra verificar anomalias e falta de dentes)
-Exame oftalmológico(coisa simples de visualização a distância)
-Exame físico, a temida hora de nudez. O procedimento é diferente em cada região, aqui em Belo Horizonte, os cidadãos são chamados em grupos de 15 a uma sala separada. Todos ficam de cueca. O médico ordena que metade deles vire para a parede. Neste momento ele pede aos restantes que abaixem suas cuecas na altura do joelho e vai analizar cada um. Neste momento você deve(sob ordens do médico) levantar seu pênis com uma das mãos e soprar fortemente a parte de trás de sua outra mão.Isso levará um minuto no máximo para cada metade do grupo. Em seguida, agora com as cuecas, o médico ordena que todos realizem movimentos específicos com pernas, braços e torso.Coisa simples.
Nesta mesma sala, e ainda de cuecas, cada um é pesado e medido, e realiza o teste do dinamômetro, bem simples, é só dar um puxão em um dinamômetro fíxo.

Se você tem atestado médico, doenças venéridas, doenças graves ou qualquer outro motivo anormal na sua saúde você deve apresenta-los ao médico neste momento. Ele irá analisar e em alguns casos dispensar de imediato o cidadão do Alistamento Militar.

-Exame psicotécnico: Instruído pelo responsável da seção vocês irão fazer um pequeno teste psicotécnico(desenhe um círculo, copie a figura ao lado…esse tipo de coisa)
-Entrevista: Perguntas pessoais e diretas. Não minta ou fique com vergonha(sim, ele irá perguntar se é sexualmente ativo). Neste momento você poderá dizer(pela primeira vez) se é ou não voluntário a servir o Exército.
-Teste de conhecimentos. É uma prova de português, matemática e lógica basicamente, podendo conter alguma questão de língua estrangeira ou qualquer oura matéria, de forma ampla e simples.

Logo após estes exames, que podem ser efetuados em até duas manhas, muitos receberão o CAM já com ordens de dispensa do Alistamento Militar, e outros com ordens de comparecimento numa data posterior(provavelmente outubro para os CPORs e janeiro para os demais)
Você ainda pode ser dispensado

As pessoas que desejam seguir o CPOR têm um caminho diferente a partir daqui.

Os demais que retornam em Janeiro, ou irão ser dispensados ou receberão as ordens de comparecimento no seu designado posto de trabalho. (Neste dia nada define se você fica ou vai, é “sorte”…)

Lembrando a todos para conservarem os seus CAMs, pois é um documento e qualquer dano a ele pode gerar problemas sérios para os Senhores. Leve-o a todos os lugares aos quais lhe for designado, levando junto sua identidade, CPF, certidão de nascimento e outros documentos que venham a ser requisitados pelos militares.

Vale lembrar que caso você seja convocado no Alistamento Militar não é o fim do mundo, você tem plenas condições de continuar a faculdade ou colégio, recebe salário e terá uma vida mais emocionante do que o normal, alem de que o Exército é uma escola para a vida, pergunte a qualquer militar/ex aqui do VT, eles confirmarão isso.

Desejo uma boa sorte a todos(voluntários ou não) ao Alistamento Militar deste ano.

Qualquer outra dúvida é só perguntar ou ,caso sinta vontade!

DICAS:
-Trate os militares com o máximo de respeito, eles podem te ferrar, como podem ajudar, você escolhe.
-Leve uma revista ou algo para passar o tempo, você vai esperar muito em todos os retornos.(Não recomendo DS, PSP e essas porcarias, pois ninguém vai tomar contra pra você, melhor prevenir do que remediar, e existem roubos dentro dos perímetros militares, lembrem-se de que os bandidos também se alistam)
-Vá sempre com banho tomado e higienizado.
-Siga as ordens a risca, o pessoal gosta de zuar os alistados, não se assuste.
-Uma postura de indiferença não irá te ajudar em nada…aja normalmente, responda as questões de forma objetiva.
-Humildade em 1º lugar, nada de chegar cheio de “bling bling” e etc…
-Vá com roupa casual: calça jeans, camisa simples, sem acessórios, bonés e nada muito extravagante. Lembrando: SEMPRE DE CALÇA, o exército não aceita bermudas ou shorts, camisetas também não são aceitas e muito menos chinelos e sandálias.

A VIDA NO EXÉRCITO

A pedidos, vou colocar algumas informações de como é a vida de um militar.

As primeiras semanas são adaptativas, visando educar os recrutas sobre como é a vida no quartel, ensinando sobre patentes, ordens, veículos, localizações, instruções de todo o tipo. Neste período espere todo o tipo de “trote” ou brincadeiras, ou até mesmo esculachos dos superiores.
Uma vez dentro dos padrões esperados começa sua vida como militar…

Os horários de serviço variam de pessoa a pessoa, mas não é muito longo…

Lá dentro você aprende de tudo, desde atirar, táticas, leitura de mapas e também como lavar banheiro e fazer café para os oficiais. Acampamentos, exercícios de guerra, ficar de guarda de madrugada…tem seus altos e baixos. Mas você sempre aprende algo novo, é uma lição de vida.

Ninguém é humilhado, mal tratado lá dentro, mas eles esperam que você cumpra seus deveres como ordenados. É uma vida bem simples, de ordens, deveres e diversão.

Como não temos guerra o exército participa de diversas atividades públicas, como vacinação, segurança, caridade, alfabetização… sua vida será bem agitada dependendo do local que for servir.

É uma vida boa estar no exército…não uma condenação como muitos pensam.

Exame:

Juramento à Bandeira

O CAM

Um Abraço.

BRASIL !

Site para tirar mais dúvidas www.alistamento.eb.mil.br

Escrito por Portalpower

É pai de família, full stack na vida, gamer, apaixonado por tecnologia, gosta de silêncio e brownie com café ou Coca-Cola.

Deixe uma resposta
  1. Eu gostaria de saber no meu cam marcaram três datas , sendo que ja fiz uma delas foi a entrevista a próxima qual sera ? Exercícios e ver o uniforme ? Ou apenas exercício? Quando começar a servir ?

  2. Olá, já vi que a coisa é feia para os rapazes, mas eu não sou homem, e eu queria saber a como que é os exames para as mulheres,e tambem se 1.65
    de altura eles chamam. Obrigado. quem souber me responda.

  3. Eu faço18 anos em abril mas queria que fosse hoje,para me alistar e servir meu país com orgulho e satisfação,mesmo se for pior do que as pessoas falam,o importante que eu seja bem treinado para que posso honrar meu país com dedicdedicasao , horgulho e honra quero ser um militar e crescer,evoluir quero servir meu país.

  4. Vou começar o curso de odontologia no mesmo ano em que vou incorporar, como faço para ser dispensado e após concluir o curso posso servir normalmente?
    grato,
    Anderson

  5. Se desejar encaminhar os cidadãos para tirarem dúvidas a respeito, podes direcioná-los para o blog: http://delespsm.blogspot.com.br.
    Podemos te apoiar na retirada de dúvidas e colaborar contigo nesta tua atividade social e cívica. Parabéns.

  6. Vim aqui tirar uma duvida de um amigo meu.. ele se alistou e ainda nao fez exames e ele ta com medo porque ele ta faltando um dente… ele pode ser convocado mesmo assim??

  7. Cara eu vim pedir pra vc tirar uma duvioda de um amigo meu.. ele se alistou . ainda nao foi fazer exames e ele ta faltando um dente na boca… ele pode ser convocado assim??? Aguardo a resposta..

  8. Oii preciso muito saber quanto vou ganhar no primeiro e no segundo ano em que estiver prestando serviço militar? Obg

  9. E ai tudo bom? cara queria saber tipo ouvi falar que estralos no joelho podem fazer a pessoa ser dispensada e tal, mas queria saber também como é essa prova de conhecimentos matematica, linguas etc.. Porque matematica não é meu forte estou com medo de ir mal nessa prova e se eu for mal, eu posso ser dispensado? se puder responder cara vai em ajudar muito.. Obrigado e belo trabalho amigo

  10. Olá tenho 17 anos vou me alistar esse ano quero muito servir a Aeronáutica ou Exercito mais fui reprovado na escola isso pode me impedir de seguir carreira militar? Caso não e eu consiga entrar tenho um pouco de receio sobre exame físico como e dei uma procurada na internet vi muita gente falando que você tem que fazer uma quantia de abdominais flexões barra e corrida poderia especificar isso pra mim muito obrigado.

  11. Pergunta fiz o meu alistamento…
    Estou com meu certificado de alistamento posso mudar no caso e fazer outro por que não quero servir……
    e no meu certificado esta que eu quero servir mais não quero e a data esta muito longe para receber o terceiro carimbo

  12. Alistei em 2000 e fui dispensado por excesso do contingente, me formei em odontologia em 2005, desisti de odontologia em medicina. Hoje com 31 anos recem formado estão me obrigando a servir. Quando me alistei pela primeira vez fui dispensado direto sem exames, tenho desde aquela época escoliose grave, como não me interessa servir é possível conseguir a dispensa ou o exercito força independende do estado de saúde do cidadão.
    OBS: Não sou voluntário.

  13. Olá eu me alistei e nao sei se vou ficar ou não, eu jogo volei de praia e represento a seleção gaucho no circuito brasileiro, eu faço diversas viagens para etapas do circuito, eu como representante do estado consigo faltar alguns dias para ir jogar? consigo dispensa somente para os jogos?

  14. oi eu gostaria de saber como eu faço para me alistar sou mulher e quero entrar mas não sei como faço quero muito procuro informações mas nunca consigo sou de santa maria sera que tem algum site para me escrever obrigada

  15. Ola , gostaria de saber quantos exames sao apos o alistamento ,fiz os exames que me parsaram .
    exame odontologico
    exame oftalmologico
    E meu primo que ja foi cabo do execito me falor que falta o exame fisico,quais saos esses prosedimento nesse exame , e tera mais exames apos esse?
    obrigado pela atençao aquardo o resultado da pergunta…

    • Creio que no Teste de Conhecimentos Básicos você não “parse”…

  16. Ola , gostaria de saber quantos exames sao apos o alistamento ,fiz os exames que me parsaram .
    exame odontologico
    exame oftalmologico
    E meu primo que ja foi cabo do execito me falor que falta o exame fisico,quais saos esses prosedimento nesse exame , e tera mais. exames apis esse?

  17. ola queria saber se pode acontecer de vc ser dispensado na primeira etapa,outra coisa tatuagem ou pircing atrapalham a convocação?

  18. Oi,meu namorado fez 18anos,o ano passado ele ta compareceu na primeira etapa e mandaram ele volta em janeiro,e dizeram q era pra ele comparece em fevereiro no qartel,isso significa q ele vai servi?

  19. Boa Tarde, gostaria de saber se tem algo que eu possa fazer para ajudar meu filho. O sonho dele é servir as forças aramadas, mas devido a distância ele se escolheu a base aérea de Canoas, mas ele acabou sobrando. Peço ajuda de vcs para saber se existe algo que eu possa fazer para ajudar ele, é o sonho dele e o meu também. Não acho justo ele tem porte ideal, faz exercícios e pratica esporte, sempre pensando no futuro dentro do exército, muitos jovens não querem isso e acabam por fim sendo convocados, e o meu filho quer muito e não foi ! ! ! Agradeço desde já, por favor aguardo retorno .
    Bruno Iago Toledo da Silva 23/07/1994

    att, Rosa (mãe), Bruna (irmã)
    bruna.toledodasiva@gmail.com
    fone: 051 84804718
    pode enviar sms

  20. ola tudo bem meu sonho é servi ja fiz estas etapas que vc falo e mandaro eu volta em janeiro sera que vou servi e se eu servi ja etro este mes

  21. Moro em BETIM/MG
    se meu filho se alistar aqui,terá a mesma chance de servir o exercito. já que mtos dizem q como temos na cidade uma colonia de ranseniases,ele corre o risco de ñ servir…mas somos natural de SP e estamos em BETIM a 17,5 anos.

    • É bem simples va ate a junta de serviso militar de outra cidade e aliste la a sim vc vai ter menos problemas !!!

  22. Meu filho completou 18 anos em julho de 2013, na época do alistamento tive q providenciar outra certidão de nasc,e cm demorou mto p conseguirmos o documento e perdeu o alistamento q terminou no dia 28/01/2013
    Ele terá uma outra chance,já q sonha em servir no exercito.

  23. Meu filho completou 18 anos em julho de 2013, na época do alistamento tive q providenciar outra certidão de nasc,e cm demorou mto p conseguirmos o documento e perdeu o alistamento q terminou no dia 28/01/2013
    Ele terá uma outra chance,já q sonha em servir no exercito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.