Conta de luz mais barata para os Brasileiros

Conta de luz: consumidor terá bandeira verde a partir do dia 16

Conta de luz ficará 20% mais barata a partir do dia 16

Conta de Luz
Conta de Luz
  • Valor pago deverá reduzir em 20%, afirmou governo.
  • Bandeira Escassez Hídrica estava em efeito desde setembro de 2021
  • Reservatório da usina de Furnas terminou o mês com capacidade extra de 80% de seu volume.

Através de sua conta no Twitter, o presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou a redução da bandeira tarifária para a verde a partir do dia 16. A mudança deve reduzir as contas de luz em até 20%.

As bandeiras servem para indicar a dificuldade em produzir energia no Brasil, normalmente causada por falta de recursos hídricos nas hidrelétricas. Criada em 2013 e implementada de vez em 2015, as bandeiras se dividem nas cores verde, amarela e vermelha 1 e vermelha 2.

A bandeira verde representa o funcionamento normal das hidrelétricas e não apresenta alteração na fatura. As bandeiras seguintes demonstram a utilização de termelétricas, usinas movidas a combustíveis fósseis como carvão ou o diesel, para a geração de energia. A cada bandeira diferente há um acréscimo cada vez maior na conta de luz.

Em setembro de 2021 foi criada a bandeira Escassez Hídrica, que definiu o maior aumento até então na conta paga pelos consumidores, com um acréscimo de R$ 14,20 a cada 100 kWh consumido.

Na época, o Brasil passava pelo maior nível de desabastecimento dos reservatórios em 90 anos.

Quando criada, a previsão era que a taxa extra se mantivesse até o final deste mês. A antecipação do retorno da bandeira verde se deu graças ao volume de água do reservatório da usina de Furnas chegar ao fim de março com um volume 80% acima do necessário para sua operação. Desta forma foi possível interromper a utilização das usinas termelétricas para a geração de energia.

Escrito por Portalpower

É pai de família, full stack na vida, gamer, apaixonado por tecnologia, gosta de silêncio e brownie com café ou Coca-Cola.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.