Fazer ou não laqueadura ?
Índice
Você mulher tem que pensar bem antes de fazer laqueadura ,perder voluntária e, em alguns casos, definitivamente a capacidade de gerar filhos. É isso que acontece com as mulheres que se submetem à laqueadura, popularmente conhecida como ligadura de trompas.
O procedimento cirúrgico consiste em ligar ou cortar as Trompas de Falópio e pode ser feito de várias maneiras, sendo necessária internação e anestesia geral ou regional.
O Sistema Único de Saúde (SUS) cobre os custos da cirurgia. “No serviço público decente, antes de ser operada, a paciente tem de ser avaliada por uma comissão ética. Na rede privada, na maioria das vezes, a cirurgia é feita depois de acordo entre médico e paciente”, afirma Caio Parente Barbosa, chefe da Ginecologia da Faculdade de Medicina do ABC.
A comodidade e segurança da laqueadura são inquestionáveis, uma vez que o risco de gravidez é de menos de 1% e a mulher não precisa mais se preocupar com métodos anticoncepcionais. Por outro lado, existem muitos pontos a serem ponderados antes de optar por esse método definitivo de esterilização feminina. Entre eles, os aspectos psicológicos e legais, os altos índices de irreversibilidade do processo e de arrependimento por parte das mulheres operadas.
Conheça critérios exigidos pelo SUS e como é feita a cirurgia de laqueadura pelo SUS
Como é feita a cirurgia
Para entender como funciona a laqueadura, faz-se necessário explicar a fecundação. As trompas de Falópios são os canais que ligam o útero aos ovários, sendo lá por onde óvulos e espermatozoides caminham, se encontram e, em conseqüência, podem fecundar. A ligadura das trompas consiste em interromper esse caminho e impedir o encontro entre espermatozoides e óvulos.
Existem cerca de dez técnicas para a cirurgia: “Você pode queimar as trompas e cortá-las, pode colocar anéis de plástico ou clipes de titânio, ou mesmo fazer com fio de sutura”, enumera o médico Caio Parente Barbosa, chefe da Ginecologia da Faculdade de Medicina do ABC.
Em geral, a laqueadura não acarreta nenhum problema de saúde à mulher. “Mas uma cirurgia mal feita pode ter complicações. O médico pode dar um nó muito forte ou atingir as artérias quando cortar as trompas, prejudicando a circulação do ovário e prejudicando suas funções. Isso pode, em casos extremos, causar menopausa precoce”, diz o ginecologista Malcolm Montgomery.
O que diz a Lei?
No Brasil, a cirurgia de ligadura de trompas é regulamentada pela Lei Sobre Planejamento Familiar, que, segundo informações do Ministério da Saúde, “permite a realização da laqueadura em mulheres com mais de 25 anos ou com mais de dois filhos. Mas a cirurgia não poderá ser feita logo após o parto ou a cesárea, a não ser que a mulher tenha algum problema grave de saúde ou tenha feito várias cesarianas”.
Mas nem sempre as prerrogativas da Lei são respeitadas: “Principalmente no Nordeste, acontecem casos de mulheres na faixa etária de 19 anos que fazem laqueaduras porque a mãe tem influência com os políticos da região. Isso é um delito ético grave por parte do médico, mas que, para ser combatido, precisa ser denunciado; e isso não acontece”, diz Caio Parente Barbosa, chefe da Ginecologia da Faculdade de Medicina do ABC.
Para as mulheres que optam por fazer a laqueadura logo após o parto, uma informação importante: para fazer a cirurgia, não é necessário que o parto seja uma cesariana. A mulher pode ter as trompas mesmo depois de um parto normal.
Ligadura de trompas (SUS):
A mulher tem o direito, em toda a rede do SUS e conveniados, a realizar cirurgia para esterilização quando desejar, contanto que seja maior de vinte e cinco anos de idade ou, pelo menos, com dois filhos vivos, e se em convivência conjugal, com o consentimento do marido. A esterilização também será possível quando houver risco de vida ou à saúde da mulher.
Amparo legal: Lei nº 9.263, de 13 de novembro de 1996, Artigo 10, Parágrafos I e II.
O que são Laqueadura e vasectomia ?
Deixe sua opinião, dúvida e comentário sobre a laqueadura pelo Sistema único de saúde brasileiro
eu tenho 23ano eu queria liga porque eu tenho tres filhos e tou es perando mais um e nao tenho dierro pra liga paticula
Pela a amor de deus,eu preciso muito eu tenho cinco filhos e não tenho condições de ter mais filhos,a clinica da família diz que eu não posso fazer porque eu tiver tudo parto normal,por favor alguém me ajudar.
DEVERIA SER MAIS FÁCIL FAZER A LAQUEADURA DE TROMPAS DESDE DE QUE A MULHER SENTISSE VONTADE DE NÃO TER MAIS FILHO, SER MAIOR DE IDADE, INDEPENDENTE DE TER FILHO OU NÃO QUEM DECIDE SE QUER SER MÃE OU OU NÃO É A MULHER. É POR ISSO QUE EXISTE MUITA CRIANÇA ABANDONADA, E TANTOS ABORTOS PROVOCADOS DEVIDO A DIFICULDADE DE FAZER A LAQUEADURA PELO SUS.
tenho 39 anos vou interar o meu oitavo filho e dos sete filhos que tive apenas um foi de cesariana quero saber como fazer para fazer laqueadura
Tenho 18 ano em maio faço 19 ano tenho uma filha 9 meses queria saber se posso ta fazendo laqueadura para não ter mais filhos te aguardo ?
oi eu tenho 38 anos tenho uga m f ilho mas sou ligada e agora gostaria de ter outro filho min ajude a reverter a laqueadura pelo sus pois nao tenho como pa eu ligei mais min arrependir muito desdeza Deus abensoi
Ola bom dia meu nome é magnolia tenho 22 anos e um casal de filhos. Gostaria de saber se posso fazer a laqueadura? Eu quero muito fazer a laqueadura principalmente por que sou ipertensa e quando estou gravida minha presao sobe muito,a minha ultima gravides eu fui enternada com a presao 220×120 muito alta o medico me dice,nossa não como vc ainda esta viva uma pessoa não aguenta uma presao assim… Agradeça sua vida a Deus! Enfim eu gostaria de saber se eu posso fazer? Nao quero mais passar por isso,por isso decidir nao ter mais filho. Obrigada pela atensao,aguardo resposta.
Olá gostaria de saber aonde devo ir para saber mais a respeito da laquiadura estou gravida do meu segundo filho pois nao pretendo ter mais e gostaria de operar obrigada
oii eu tenho um filho de 4 anos e tenho 21 nos de idades, estou querendo fazer uma laqueadura isso é possivel… pode setr ate particular só queria poder fazer..
Acho meio dificil, eu consegui a minha por já esta com 30
anos e estava na terceira gravidez e mesmo assim foi particular..!!
tenho 41 anos e trez filhos,como conseguir fazer a laqueadura pelo sus?obrigado!
Ola tenho 18 anos e tenho 2 filho e quero fazer a laqueadura como fasso
Pelo sus vc não vai conseguir, acho meio dificil ate particular
so se vc acha um medico louco como uma conhecida minha achou
ela fez com 19 anos hoje ela se arrepende tanto
casou e queria mas um filho, um medico refez a laqueadura dela mas sem nem um sucesso..
ola tenho 24 anos e gostaria de fazer laqueadura pois estou estou gravida de 5 meses, e ja tive mais tres, so que infelizmente perdi dois, e tenho so uma de 7 anos, gostaria de fazer por que tenho muito medo de que venha dar algum problema, mais como a burocracia e bem grande eu fico nesta situaçao,e também nao posso pagar o que fazer????
gostaria de saber eu tenho uma filha e gotaria de ligar tenho 21 anos sera que eu posso
OI GENTE ESSA TAU DE LAQUIADURA SÓ SAI PELO SUS SE FOR EM CASO DE VIDA OU MORTE DO BEBE OU DA MULHER PQ EU CORRI MUITO A TRAZ DISSO SÓ RESEBIA Ñ NA CARA VOU FAZER A MINHA SIM MAIS É PARTICULAR SIM Ñ NUNCA FARIA
Eu tenho seis filho passo nassecidades eu de uma ajuda queria que vcs me ajuda se alem disso tenho pressão alta e retimia cardica se vcs pode me ajuda tel 30177362
Olá gostaria de saber como posso fazer uma cessaria junto com a laqueadura, eu tenho 27 anos e já tenho 4 filhos e estou gravida de novo 5 meses e gostaria muito de fazer a laqueadura mas no momento não tenho como pagar então eu peço ajuda ao sus por favor se alguém ler e poder me ajudar serei muito grata… que Deus abençoe todos vocês que poça sempre realizar o sonho de muitas mulheres.. obg
Bom dia! Gostaria de saber se eu posso fazer a ligadura de trompas?
Eu tem 23 anos uma filha de 7, outra de 1 e agora gravida pela 3º vez já com 5 meses.
gostaria de saber como fazer para conseguir uma laqueadura para uma pct que esta no 6 mês de gestaçao e è a SEXTA GESTAÇÃO DELA .fAZER PELO SUS.obg
ola… tenho 27 anos estou na gestante de 2 mesês e ja tenho 2 filhos de 7 e 9 anos ,gostaria de saber se tenho possibilidade pelo SUS de fazer laqueadura mesmo se o parto for normal. obg
Ola tenho 22 anos, e tenho 1 filha de 6 anos, gostaria de fazer uma laqueadura por que nao aguento mais tomar injeção perlutan.
Boa tarde meu nome e Rafaella tenho 24 anos e tenho 2 filhos cesaria, meu filho mas novo tem 1 ano e estou gravida de 6 meses, nao consigo ligadura em lugar nenhum pela idade e gostaria de saber se tem alguma outra forma de recorer. Agrado anciosa.
tem uma ong que faz pelo sus
ola tenho 24 anos e tenho uma fillha de 6 anos posso fazer laqueadura particular
Boa tarde,
Tenho 38 anos e uma filha.
Gostaria de saber se nessas condições posso fazer a laqueadura, obrigada.
eu tenho 21 anos e tenho tres filhos e preciso fazer uma laqueadura. por que não quero mais depender de anticoncepcional ,como faço para poder fazer pelo sus? por que eu me informei e me disserão que pode ser feita com 20 anos ,e dependendo de quantos filhos eu tenho . me ajudem obrigado!
Eu tenho 25 anos,tenho 1 filha de 7 meses,eu quero fazer laqueadura para nao ter mais fihos , gostaria de saber se eu posso fazer com essa idade e com 1 filha?
TENHO 22 ANOS E ESTOU GRAVIDA DO MEU TERCEIRO FILHO POSSO FAZER UMA LIGADURA PELO SUS
tenho 23 anos e eu gravida do meu 3 filho com posso fazer a laqueadura pelo sus ?
TENHO 2 FILHOS ESTOU GRAVIDA DE 7MESES.2 CESARIAS E ESTOU COM HIPOTIROIDISMO…COMO FAZER LAQUEA DURA PELO SUS
Olha no posto de Saúde aqui perto de casa a mulher que já tem duas cesáreas faz a laqueadura junto com o terceiro parto…Mas tem que fazer o planejamento familiar obrigatoriamente!
Bjos e boa sorte!
Olá, tenho 36 anos, tive um aborto retido no 5º mês, e uma outro que parou de desenvolver na quinta semana, gostaria de saber se posso fazer a laqueadura, já que não suportaria passar por mais uma frustração. Obrigada
ola…eu tenho 2 filhos…,os dois foram cesaria..mas eu so tenho 22 anos..sera que eu consigo fazer laqueadura pelo sus….obrigada pela atenção