Como Fazer Laqueadura pelo SUS – Tire suas dúvidas

Fazer ou não laqueadura ?

Você mulher tem que pensar bem antes de fazer laqueadura ,perder voluntária e, em alguns casos, definitivamente a capacidade de gerar filhos. É isso que acontece com as mulheres que se submetem à laqueadura, popularmente conhecida como ligadura de trompas.

O procedimento cirúrgico consiste em ligar ou cortar as Trompas de Falópio e pode ser feito de várias maneiras, sendo necessária internação e anestesia geral ou regional.

laqueadura Sus

O Sistema Único de Saúde (SUS) cobre os custos da cirurgia. “No serviço público decente, antes de ser operada, a paciente tem de ser avaliada por uma comissão ética. Na rede privada, na maioria das vezes, a cirurgia é feita depois de acordo entre médico e paciente”, afirma Caio Parente Barbosa, chefe da Ginecologia da Faculdade de Medicina do ABC.

A comodidade e segurança da laqueadura são inquestionáveis, uma vez que o risco de gravidez é de menos de 1% e a mulher não precisa mais se preocupar com métodos anticoncepcionais. Por outro lado, existem muitos pontos a serem ponderados antes de optar por esse método definitivo de esterilização feminina. Entre eles, os aspectos psicológicos e legais, os altos índices de irreversibilidade do processo e de arrependimento por parte das mulheres operadas.

Conheça critérios exigidos pelo SUS e como é feita a cirurgia de laqueadura pelo SUS


Como é feita a cirurgia

Para entender como funciona a laqueadura, faz-se necessário explicar a fecundação. As trompas de Falópios são os canais que ligam o útero aos ovários, sendo lá por onde óvulos e espermatozoides caminham, se encontram e, em conseqüência, podem fecundar. A ligadura das trompas consiste em interromper esse caminho e impedir o encontro entre espermatozoides e óvulos.

Existem cerca de dez técnicas para a cirurgia: “Você pode queimar as trompas e cortá-las, pode colocar anéis de plástico ou clipes de titânio, ou mesmo fazer com fio de sutura”, enumera o médico Caio Parente Barbosa, chefe da Ginecologia da Faculdade de Medicina do ABC.

Em geral, a laqueadura não acarreta nenhum problema de saúde à mulher. “Mas uma cirurgia mal feita pode ter complicações. O médico pode dar um nó muito forte ou atingir as artérias quando cortar as trompas, prejudicando a circulação do ovário e prejudicando suas funções. Isso pode, em casos extremos, causar menopausa precoce”, diz o ginecologista Malcolm Montgomery.

O que diz a Lei?

No Brasil, a cirurgia de ligadura de trompas é regulamentada pela Lei Sobre Planejamento Familiar, que, segundo informações do Ministério da Saúde, “permite a realização da laqueadura em mulheres com mais de 25 anos ou com mais de dois filhos. Mas a cirurgia não poderá ser feita logo após o parto ou a cesárea, a não ser que a mulher tenha algum problema grave de saúde ou tenha feito várias cesarianas”.

Mas nem sempre as prerrogativas da Lei são respeitadas: “Principalmente no Nordeste, acontecem casos de mulheres na faixa etária de 19 anos que fazem laqueaduras porque a mãe tem influência com os políticos da região. Isso é um delito ético grave por parte do médico, mas que, para ser combatido, precisa ser denunciado; e isso não acontece”, diz Caio Parente Barbosa, chefe da Ginecologia da Faculdade de Medicina do ABC.

Para as mulheres que optam por fazer a laqueadura logo após o parto, uma informação importante: para fazer a cirurgia, não é necessário que o parto seja uma cesariana. A mulher pode ter as trompas mesmo depois de um parto normal.

Ligadura de trompas (SUS):

A mulher tem o direito, em toda a rede do SUS e conveniados, a realizar cirurgia para esterilização quando desejar, contanto que seja maior de vinte e cinco anos de idade ou, pelo menos, com dois filhos vivos, e se em convivência conjugal, com o consentimento do marido. A esterilização também será possível quando houver risco de vida ou à saúde da mulher.
Amparo legal: Lei nº 9.263, de 13 de novembro de 1996, Artigo 10, Parágrafos I e II.

O que são Laqueadura e vasectomia ?

Vasectomia e Laqueadura

Deixe sua opinião, dúvida e comentário sobre a laqueadura pelo Sistema único de saúde brasileiro

Escrito por Portalpower

É pai de família, full stack na vida, gamer, apaixonado por tecnologia, gosta de silêncio e brownie com café ou Coca-Cola.

Deixe uma resposta
  1. preciso saber como posso fazer uma ligadura tenho 5 filhos e parece que eu estou gravida de novo eu meu esposo queremos fazer.
    e urgente preciso muito nao estou mais com saude tenho problema de pressao;e hoje estou sentido que ela esta alta sinto ate as minha mao dormente.estou com o rosto enxado vou ate no medico pra ve o que eu estou tendo
    preciso muito de uma ajuda.nao tenho condiçao de pagar uma ligadura.eu agradeço se vc conseguir.

    beijos muito obrigado.

  2. Olá!tenho 22 anos e 3 filhos não quero mais ter sera que ganho o desligamento pelo sus?e ou quanto custa uma particular?

  3. eu tenho 20 anos 2 filhos e estou gravida de 39 semanas degestaçao 2 cesarianas e mas provavel q tenha a terceira cesaria

  4. Ola Suelen,me chamo Edna tenho 25 anos e dois filho e moro em Colorado do Oeste Rondonia,pra vc consegui fazer a ligadura tem q pegar um papel no posto de saude ou no hospital onde vc e teu marido tem q assinar,no dia 16 de junho tive meu bebe parto cesareo e em seguida a ligadura e consegui o papel com a enfermeira do meu pre-natal,ocorreu tudo bem gracas aDeus,espero q eu tenha te ajudado abracos

  5. QUERO REALIZAR A LAQUEADURA,TENHO 38 ANOS E DOIS FILHOS,UM DE 17 ANOS E OUTRO DE 3 ANOS,NÃO QUERO MAIS FILHO,POSSO REALIZAR A LAQUEADURA PELO SUS?

  6. Poxa eu vou fazer 25 anos no dia 25 de junho e eu tenho 4 filhos e gostaria muito de fazer uma ligadura pois não quero ter mais filhos. quem souber como me ajudar eu agradeço. Eu moro no Rio de Janeiro e preciso de verdade. BJS

  7. eu qeria muito faze… acho qe com 18 anos a pessoa tem direito de faze o qe qer eu tenho 24 e qero faze logo ….. aff espera mais na hora de cria qem ajuda o governo nao sou eu pois entao deveria deixa qe eu escolhece a hora dia e a idade qe eu achase melhor pra mim ………………..

  8. eu qeria muito faze… acho qecom 18 anos a pessoa tem direito de faze o qe qer eu tenho 24 e qero faze logo ….. aff espera mais na hora de cria qem ajuda o governo nao sou eu pis entao deveria deixa qe eu escolhece a hora dia e a idade qe eu achase melhor pra mim ………………..

  9. Ola tenho 27 anos e somente uma filha q nasceu de cesariana… mas tive muitos problemas na gravidez… sera que consigo fazer laqueadura pelo SUS?

  10. Ola boa noite eu ja fiz o planejamento familiar mais ate agora nao me chamarao…queria saber se demora assim mesmo para fazer..quero logo fazer essa operacao para que eu fique tranquila..fico muito chatia com o governo como demora para liberar logo…acho que espera agente ter mais quantos filhos para nos operar…espero que leia me respponda logo…..obrigadaa ….

  11. oi eu fis laqueadura com 19 anos foi comsegido pra mim com o propio medico como politico !! ja fais 7 anos q fis e eu mim arependo muito tenho 2 filhos !!! e quero engravida de novo como poço faser pra comsergi uma reveção !!! agora hoje eu temho 26 anos !!!!

  12. Olá, eu tenho 30 anos e 2 filhas ,1 parto normal ,1 cessaria só uma e do meu atual marido será q consigo será q consigo fazer a laqueadura pelo sus.obrigada.

  13. ola tenho 20anos e 4filhos gostaria muito de ligar e ouvi dizer que agora estao ligando por quantidade de filhos e verdade me responda estau muito ansiosa para saber

  14. Ola! calma! com o tempo as coisas se ajeitam…E,um conselho espere o bebe nascer e dpois com o tempo volte a pensar em ligar.Sou mae,tnho 23 anos e liguei(particular) ,me arrependi,mas nao tem mais remedio.Falo por experiencia propria,tive meus filhos mto perto,mas eles me dao mtas alegrias! Materndade e felicidade.

  15. ola,ana claudia.Tnho 23 anos e fiz a laqeadura d trompas ha poucos meses,qdo tive meu quarto filho.Eu nao queria ter ligado,mas essa foi uma condicao imposta pelo meu medico. Estou arrependida e deprimida…Existem tantos outros metodos.Laqueadura e irreversivel.Voce ainda e jovem. Pense bem! um abraco e boa sorte.

  16. Olá tenho 25 anos tenho 4 filhos o mais novo tem 1 ano e 5 meses ,não concigo uma laquiadura ja não sei mais oque eu faço pois não me do com nenhum tipo de anticoncepicional .stou entrando em desespero por favor quem souber de alguma coisa me ajudem obrigada..

  17. ola!meu nome e,juliana tenho 31 anos e o sus nao quer me operar tenho quatro filhos e estou gravida de oito meses o sus alega que nao vao fazer a laqueadura por que os quatro filhos que eu ja tenho nao e do meu marido atual so o que eu estou esperando o que eu faco?

  18. Ola tenho 26 anos eu presiso de uma laqueadura vou pro segundo filho e o posto do sus nao quer me ligar nao estou com o pai da criamca estou sozinha e nao tenho ningu em pra me sjudar por favor me ajuda eu lh e pesso obrigado como eu posso ter mais filho nao me dor com remedio e nem tenho dienheiro pra engecao pois o qur eu ganho so far pra comer e conprar algi pros bebe por isdo eu pesso ajuda

  19. Oi! Tenho tenho 24 anos, tenho um bb de 1 ano e 3 meses e estou grávida de novo de 8 meses e tomava allestra e não sei o que aconteceu, quero por favor fazer a laqueadura não tenho psicológico para ter mais filho! Sei que é dificil conseguir se eu tivesse dinheiro até pagaria mais não tenho!

  20. oi me chamo liliane eu tenho 1 casal de filhos pois não queria mas porque deus me abençoou com um casal então fiz o planejamento pelo sus e graças a deus consegui fazer a laqueadura e tenho colegas com a mesma idade que eu que fizeram na epoca eu tinha 29 anos fiz no hospital tite setuba graças a deus correu tudo bem hj tem 1 ano e 6 meses que fiz…valeuuuuuuuuuu

  21. Olá gostaria de saber o que faço, a 1 ano e 5 meses nasceu meu filho Enzo e durante o parto era pra ter sido feito a “laqueadura” foi entregue toda a documentação Autorizãção do SUS, conscentimento meu e de minha esposa, só que hoje estamos com mais uma filhinha, o hospital já assumiu que não foi realizado o procedimento mas ao mesmo tempo alega que não foi informado que deveria fazer. Só pergunto se recebemos o cartão resposta do SUS perguntando como foi o procedimento de Cesaria/Laqueadura Tubaria como eles alegam que não sabiam?

  22. Oi,tenho 3filhos estou grávida de5meses denovo me prevenia e engravidei novamente nao aguento +terfilhos tôquerendo muito fazer laqueadura játenho informacoes do sus qposso fazer tenho21anosmi ajudem tenho vontade dmimatar por termuitos filhos tinha tantos planos hoje nao tenho+nenhum só fiquei com trauma de ter relacoes sexuais tenho pavor agora!

  23. tenho 25anos e dois filhos mas o sus diz que nao posso fazer laqueadura por que nao tenho duas cesareas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.