Como Fazer Laqueadura pelo SUS – Tire suas dúvidas

Fazer ou não laqueadura ?

Você mulher tem que pensar bem antes de fazer laqueadura ,perder voluntária e, em alguns casos, definitivamente a capacidade de gerar filhos. É isso que acontece com as mulheres que se submetem à laqueadura, popularmente conhecida como ligadura de trompas.

O procedimento cirúrgico consiste em ligar ou cortar as Trompas de Falópio e pode ser feito de várias maneiras, sendo necessária internação e anestesia geral ou regional.

laqueadura Sus

O Sistema Único de Saúde (SUS) cobre os custos da cirurgia. “No serviço público decente, antes de ser operada, a paciente tem de ser avaliada por uma comissão ética. Na rede privada, na maioria das vezes, a cirurgia é feita depois de acordo entre médico e paciente”, afirma Caio Parente Barbosa, chefe da Ginecologia da Faculdade de Medicina do ABC.

A comodidade e segurança da laqueadura são inquestionáveis, uma vez que o risco de gravidez é de menos de 1% e a mulher não precisa mais se preocupar com métodos anticoncepcionais. Por outro lado, existem muitos pontos a serem ponderados antes de optar por esse método definitivo de esterilização feminina. Entre eles, os aspectos psicológicos e legais, os altos índices de irreversibilidade do processo e de arrependimento por parte das mulheres operadas.

Conheça critérios exigidos pelo SUS e como é feita a cirurgia de laqueadura pelo SUS


Como é feita a cirurgia

Para entender como funciona a laqueadura, faz-se necessário explicar a fecundação. As trompas de Falópios são os canais que ligam o útero aos ovários, sendo lá por onde óvulos e espermatozoides caminham, se encontram e, em conseqüência, podem fecundar. A ligadura das trompas consiste em interromper esse caminho e impedir o encontro entre espermatozoides e óvulos.

Existem cerca de dez técnicas para a cirurgia: “Você pode queimar as trompas e cortá-las, pode colocar anéis de plástico ou clipes de titânio, ou mesmo fazer com fio de sutura”, enumera o médico Caio Parente Barbosa, chefe da Ginecologia da Faculdade de Medicina do ABC.

Em geral, a laqueadura não acarreta nenhum problema de saúde à mulher. “Mas uma cirurgia mal feita pode ter complicações. O médico pode dar um nó muito forte ou atingir as artérias quando cortar as trompas, prejudicando a circulação do ovário e prejudicando suas funções. Isso pode, em casos extremos, causar menopausa precoce”, diz o ginecologista Malcolm Montgomery.

O que diz a Lei?

No Brasil, a cirurgia de ligadura de trompas é regulamentada pela Lei Sobre Planejamento Familiar, que, segundo informações do Ministério da Saúde, “permite a realização da laqueadura em mulheres com mais de 25 anos ou com mais de dois filhos. Mas a cirurgia não poderá ser feita logo após o parto ou a cesárea, a não ser que a mulher tenha algum problema grave de saúde ou tenha feito várias cesarianas”.

Mas nem sempre as prerrogativas da Lei são respeitadas: “Principalmente no Nordeste, acontecem casos de mulheres na faixa etária de 19 anos que fazem laqueaduras porque a mãe tem influência com os políticos da região. Isso é um delito ético grave por parte do médico, mas que, para ser combatido, precisa ser denunciado; e isso não acontece”, diz Caio Parente Barbosa, chefe da Ginecologia da Faculdade de Medicina do ABC.

Para as mulheres que optam por fazer a laqueadura logo após o parto, uma informação importante: para fazer a cirurgia, não é necessário que o parto seja uma cesariana. A mulher pode ter as trompas mesmo depois de um parto normal.

Ligadura de trompas (SUS):

A mulher tem o direito, em toda a rede do SUS e conveniados, a realizar cirurgia para esterilização quando desejar, contanto que seja maior de vinte e cinco anos de idade ou, pelo menos, com dois filhos vivos, e se em convivência conjugal, com o consentimento do marido. A esterilização também será possível quando houver risco de vida ou à saúde da mulher.
Amparo legal: Lei nº 9.263, de 13 de novembro de 1996, Artigo 10, Parágrafos I e II.

O que são Laqueadura e vasectomia ?

Vasectomia e Laqueadura

Deixe sua opinião, dúvida e comentário sobre a laqueadura pelo Sistema único de saúde brasileiro

Escrito por Portalpower

É pai de família, full stack na vida, gamer, apaixonado por tecnologia, gosta de silêncio e brownie com café ou Coca-Cola.

Deixe uma resposta
  1. tentei duas vezes fazer por duas vezes nao consegui nessa brincadeira ja estou com 4 filhos e nada de laqueadura e tenho 44 anos

  2. gostaria muito de fazer a laqueadura sou mãe de 3 filhos tenho 31 anos de idade e tenho problema no coração.

  3. Bom dia, tenho 40 anos e estou grávida do meu terceiro filho, quero parar por aqui, como façao para fazer minha laqueadura após a cesaria pelo SUS?

  4. Quero ter um filho com meu marido pois ele e novo tem 26 anos nao tem nem um filho quero da p ele essa criança

  5. Tenho dois filhos , uma de vinte anos e outro de doze anos , estou grávida de novo com 37 anos, eu não tenho condições de pagar pra fazer uma laqueadura , estou fazendo acompanhamento pelo SUS ,e minha médica me disse que só posso ligar pelo SUS ,depois de seis meses que o bebê nascer , isto é um absurdo , ter que ser desse jeito ,ser obrigado a fazer duas cirurgias .

  6. Eu tenho 29 anos e estou indo para o terceiro filho e fiz o planejamento familiar qd tive meu primeiro filho e até hoje não consegui nada o sus me nega e fala p eu fazer de novo planejamento familiar . Me ajudem o que eu faço ?

  7. Minha subrinho fez laqueadura faz 17 dias hoje é ela fez pelo SUS demorou uns três meses desde que ela deu entrada pelo posto de saúde ela fez planejamento familiar ela não é casada tem 25 anos mas mora com o pai das filhas dela ela tem quatro meninas e nasceram tudo de parto normal

  8. Eu tenho trez filhos e estou grávida do quarto . Mas não vou ficar com a criança na hora do parto vou entregar a adoção mas qero saber se na hora eu faço a laqueadura

  9. Tenho 25 anos e estou grávida pela quarta vez e já fiz 3 cesarianas, sendo que na terceira gravidez tive uma complicação.tive descolamento de placenta com 24 semanas de gravidez e tive que fazer a terceira cesariana e depois de 24 horas meu bebê veio à óbito. quero saber se consigo a laqueadura pelo o sus sem pagar nada.e se tem uma lei que me ampara.

  10. Estou com 31
    Estou grávida do primeiro e tive um aborto
    Quero muito fazer e o SUS q se ferre com as leis deles .
    só quero um e pronto, ninguém vai sustentar pra mim.

  11. Sou laquiada a 8 anos e quero reverter a laquiadura pra ter mais um filho e posivel reverter

  12. ja tenho 4 filhos no nascimento do 4 medico que estava me atendendo falou que era para me deixa pronta pra fazer a cesaria e que iria me ligar,mais como mudou de plantao foi um plantao de merda,o medico falou pra outro medico nós nao iremos fazer a cesaria dela pois aonde sai 3 pode sair 4.concluçao estou gravida do 5 filho e agora estou preocurando um medico que faça particular por favor se aguem soube pode me indicar,mais com referencias por que tem muito picaretas por ai,me desculpa a franqueza

  13. pelo amor de Deus eu quero muiro fazer essa cerugia eu pago pra vc caio parente barbosa ou qualquer outro que ver esse apelo preciso muito tenho 21 anos e tenho tres filhos e nao quero mais filho ..qualquer coisa me avise por favor preciso dessa operacao..

  14. Olá boa tarde ! Tenho 34 anos vou fazer 35 , quero fazer essa laqueadura , mais ja tenho um filho de 18 anos , sera que ja posso ? tenho duvidas , sem contar que não quero mais filho !

  15. Bom, tenho 28 anos, 3 filhas e ha 4 anos atrás sofri um acidente (atropelamento) onde quebrei a bacia (acetábulo). Tenho 2 placas no quadril o que com certeza me faria abortar caso eu engravide. Será que consigo fazer a laqueadura dessa vez?
    Pois no meu terceiro parto (todos cesareos) o médico que entrou no plantão não quis fazer mesmo com a outra medica dizendo que faria. Mas, como houve troca de plantão ele não fez.

  16. Eu tenho 20 anos e gostaria muito de fazer a laqueadura ja corri até no fórum mas ja tenho todos os papeis mas onde morro eles me disseram que os papéis que tenho não valem nada o que eu posso fazer

  17. Estou gravida de 7 semanas , tenho 24 anos quando eu ganhar o neném já vou ta com 25.
    Tenho 3 filhos esse e o quarto.
    Sera que consigo realizar a ligadura pelo SUS. ?

  18. o problema não eh nem poder ou não poder. o problema e conseguir devido a burocracia que e muito grande.
    tenho 39 anos e já eh meu quarto filho sendo todos cesarias tudo porque ate hoje não consegui o beneficio pelo sus minha filha caçula tem 18 anos e agora vou ter um bebe. isso eh justo você não pode escolhe se você quer ou não ser mãe??

  19. Acabei de voltar da reunião com planejamento familiar e foi NEGADO MEU DIREITO.
    Tenho 3 filhas, 3 abortos, 2 cesarias e 1 enteada. Gravida no momento de mais 1. 36 anos.
    Ela disse que por ser 1 filho com meu atual vão negar o pedido.
    O que devo fazer ? Onde reclamo meu direito ?

  20. Olá tenho 31 anos e 1 filho, eu quero fazer a ligadura tenho a certeza do quero, não quero ter mais filhos e meu marido também não, eu posso fazer essa cirurgia ? E eu fazendo a ligadura corre risco de eu engordar mto?

  21. Tenho 27 anos, sem filhos, e não pretendo ter filhos. Para o processo de laqueadura, basta agendar consulta com ginecologista?

  22. Olá meu nome é crislane tenho 28 anos e tenho 3 filhos e quero muito operar como que eu tenho que faser ?????

  23. Estou grávida da minha terceira filha e tenho apenas 24 anos será que consigo fazer a cirurgia?confesso que estou nervosa pois quero MT espero que eu consiga.

  24. Pessoal sou de Curitiba tenho 27 anos e tive meu 2 filho em dezembro de 2015…pois fui no sus e meu medico encaminhou pra laqueadura me deu três folhas para preencher e meu marido assinar e pediu exame de gravidez e preventivo agora so estou esperando o hospital liberar para me operar,boa sorte pra vcs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.