Com disposição de sobra, Fiat Punto 1.4 T-Jet tem detalhes que enfatizam seu aspecto esportivo, como rodas de 17 polegadas e aerofólio traseiro, mas mantém cinto abdominal
O Fiat Punto é um hatch compacto que agrada pelo desenho de linhas aerodinâmicas, com a frente em cunha acentuada, que por si só sugere esportividade. A montadora já tinha feito tentativa anterior de oferecer ao consumidor uma pretensa versão esportiva, denominada Sporting 1.8, que ficou mais focada nos adereços do que no desempenho. Com o Punto T-Jet, a Fiat muda o discurso e põe no mercado um esportivo de fato, com performance agressiva, capaz de fazer marmanjo brigar para não largar o brinquedo. É um modelo de pouca concorrência no mercado e que tem preço atrativo, se comparado com esportivos de categoria superior.
Conjunto mecânico
O segredo do Punto T-Jet é o seu bem ajustado conjunto mecânico. A começar pelo motor 1.4 16V Turbo, desenvolvido e produzido pela FPT Powertrain Technologies. Apesar de estarmos na era do flex, o propulsor funciona apenas com gasolina, mas isso não compromete sua performance. Tem funcionamento macio, com o característico ruído médio-grave dos motores turbo. Até as 1.500 rpm, o comportamento é contido, com respostas um pouco mais lentas. Mas, depois disso, o visor digital do painel começa a mostrar o turbo sendo ativado e, quanto mais o pé afunda no pedal, mais o motorista é pressionado contra o encosto do banco. O giro sobe rápido e é preciso ter controle para não esquecer os limites de velocidade.
Equilíbrio
Para aproveitar todo o torque do motor, a Fiat fez para o T-Jet um câmbio com marchas bem escalonadas, mais curtas, que garantem respostas rápidas a todo momento. Mesmo de quinta marcha, o motor está sempre cheio e basta pisar no acelerador para o hatch ganhar velocidade. Parece até que pede a sexta marcha. Os engates do câmbio são precisos e macios, mas o curso da alavanca poderia ser um pouco mais curto. Para completar o conjunto, o Punto T-Jet conta com suspensões bem calibradas, que garantem total segurança em curvas, mesmo em velocidades mais elevadas. O pequeno não desgruda do chão. Apesar dos pneus de perfil baixo e do ajuste esportivo, as suspensões conseguem manter um equilíbrio razoável entre conforto e estabilidade.
Com detalhes na cor preta, versão fica ainda mais invocada com as rodas maiores, pneus de perfil baixo e saída dupla do escapamento
Agilidade
O Punto T-Jet é um carro ágil na cidade e nervoso na estrada. O computador de bordo registrou um consumo de 6,8 km/l no trânsito urbano e 11,2 km/l na rodovia. Para conter a ânsia do compacto, o sistema de freios foi redimensionado, ganhando discos maiores, ABS mais moderno e distribuição eletrônica de frenagem (EBD). Funciona de forma eficiente. A direção, com assistência hidráulica, também foi calibrada, mas o diâmetro de giro fica um pouco prejudicado pelo tamanho das rodas de 17 polegadas, que em determinadas situações dificultam as manobras.
Por dentro
Para tornar o T-Jet um carro ainda mais agradável de dirigir, falta apenas um banco mais macio. O modelo usado no hatch tem desenho esportivo, com abas laterais que seguram o corpo do piloto nas curvas, mas é um pouco duro e não tem ajuste lombar, provocando certo desconforto depois de alguns quilômetros rodados. O banco do motorista tem ajuste de altura, mesmo recurso disponível para o volante, que pode também ser regulado na distância. Os retrovisores grandes minimizam um pouco o problema da visibilidade traseira, prejudicada pelas colunas largas. O espaço interno não é ponto forte do Punto, que leva com relativo conforto duas pessoas no banco traseiro, onde há três apoios de cabeça, mas o cinto de segurança central é abdominal. O porta-malas é pequeno, mesmo para um esportivo.
Modelo | Preço (R$) |
Fiat Punto T-Jet básico | 59.500 |
Fiat Punto T-Jet completo | 71.250 |
Volkswagen Polo GT 2.0 | 52.740 |
Chevrolet Vectra GT 2.0 | 55.042 |
Citroën C4 VTR 2.0 | 60.610 |
Volkswagen Golf GT 2.0 | 61.730 |
Fiat Stilo Sporting 1.8 | 61.439 |
Estilo
Outra característica que agrada no Punto é o visual. A versão T-Jet tem detalhes na cor preta na grade, no bojo dos faróis e na moldura das luzes de neblina, contrastando com a cor da carroceria. Atrás, sobre a tampa do porta-malas, um aerofólio completa o visual esportivo juntamente com a saída dupla cromada do escapamento. O interior tem bom acabamento, com plástico de boa qualidade no painel e bancos revestidos em couro e tecido sintético, com costura aparente. Parte do painel é pintada na mesma cor da carroceria, detalhe que divide opiniões. Os instrumentos de fundo preto são de fácil visualização e, além deles, há um visor digital para o computador de bordo.
Completo
O modelo tem ainda pedaleira de alumínio, limitador de velocidade, Blue&Me e um completo pacote de itens de série. Entre os opcionais, sensores de chuva e crepuscular, airbags laterais e teto solar. É um esportivo bem equipado, que convence tanto pelo estilo quanto pelo desempenho.
via Vrum