Como alguém que não conseguia parar de chorar depois de jogar Battlefield 3 pela primeira vez e, em seguida, ter a mesma experiência incrível com Battlefield 4 , lembro-me de ter ficado decepcionado com Hardline e Battlefield 1 consecutivamente. Meus problemas com este último eram mais com a quebra de continuidade, mas quando Battlefield 2042 foi anunciado, fiquei animado novamente, já que seria uma sequência de Battlefield 4 .
O que aconteceu em seguida foi um tropeço geracional para esta lendária franquia de FPS. Battlefield 2042 não tinha campanha single-player , foi lançado em um estado meio quebrado e era completamente impossível de jogar. Então, um mês depois de instalar e sofrer com o lançamento de Battlefield 2042 , fiz a única coisa que fazia sentido: excluí-lo do meu PC, desinstalei o Origin e voltei para o Warzone .
Avançando para o presente, onde, contra todas as minhas forças, me vi sorrindo como um idiota enquanto jogava o beta aberto de Battlefield 6. Isso me lembrou do que Battlefield poderia ser quando realmente se lembrasse de sua identidade e, estranhamente, me fez voltar para dar outra chance a 2042. 10 horas depois, não acredito que seja o mesmo jogo de 4 anos atrás.
Não foi só o Battlefield 2042 que teve um lançamento difícil (porque, cara, teve um lançamento difícil). Muitos jogos de tiro foram lançados dessa forma, especialmente hoje em dia, mas a diferença aqui é que 2042 parecia uma completa crise de identidade embrulhada em um produto inacabado.
A enxurrada de bugs e problemas de balanceamento também não ajudou. Este seria o primeiro jogo multijogador de Battlefield que dois dos quatro jogadores do grupo de amigos jogariam conosco, e foi constrangedor jogar depois de todos os meses de expectativa que passamos construindo para ele. Em 2022, quando as atualizações começaram a chegar aos poucos, fiquei de olho na situação, mas nunca tive vontade de voltar atrás. Há um motivo para os números da comunidade terem despencado daquela forma e as paradas do Steam terem ficado sombrias. Fiz o que parecia certo: me afastar.
O beta aberto do Battlefield 6 pareceu um alerta
A diversão insana que tive me deixou ansioso por mais
A equipe de marketing de Battlefield 6 tem acertado muitas coisas, e uma delas foi criar um hype insano para o próximo jogo. A frase “Uma vez mordido, duas vezes tímido” deveria ter sido aplicada aqui, mas, assim que o beta aberto foi lançado, não consegui evitar instalá-lo com o esquadrão chegando junto comigo. A questão é: o beta me surpreendeu .
Quando meu esquadrão e eu estávamos mantendo um objetivo contra inimigos, continuávamos atirando, mas aos poucos começamos a perder jogadores, enquanto fumaça e explosivos inundavam a sala. É, foi nesse momento que eu sorri e realmente senti como se estivesse jogando Battlefield novamente. Era isso que a série Battlefield deveria ter sido o tempo todo, e isso me fez pensar: se Battlefield 6 pode me trazer de volta, devo jogar 2042 novamente até outubro?
Depois de reinstalar 2042 , percebi que não era o mesmo jogo que deixei para trás em 2022. Em algum momento, por meio de patches e atualizações, a DICE conseguiu consertar muito do que estava quebrado. A mecânica dos Especialistas foi claramente atenuada e agora está quase totalmente integrada ao sistema de classes tradicional. Os mapas, que antes eram enormes e, portanto, sem vida, foram retrabalhados com foco em cobertura e fluidez. Os bugs, é claro, foram em grande parte corrigidos, mas, além de ser mais refinado, Battlefield 2042 claramente cresceu e evoluiu com o tempo.