O que é o auxílio-doença ? Quem tem direito ? Como requerer ?

Tire todas suas dúvidas sobre o Auxílio-Doença, aprenda a fazer o requerimento de Auxílio-Doença – Dataprev

O que é o auxílio-doença ? Quem tem direito ? Como requerer ?

Se você é trabalhador e contribui com a previdência social há pelo menos 12 meses e, por qualquer razão, adoeceu ou sofreu um acidente, mesmo que não tenha sido devido ao trabalho, e fique, por pelo menos 15 dias, impedido de trabalhar, você pode requerer o auxílio-doença.

Quem tem direito a receber o auxílio doença?

O Auxíliodoença é um benefício garantido aos segurados que se encontram incapacitados para o trabalho por mais de 15 dias consecutivos.

O auxílio-doença garante que você vai receber seu salário quase integralmente durante o período que você necessitar para se recuperar. Uma vez requerido, os primeiros 15 dias serão pagos por seu empregador, enquanto os outros serão pagos pela Previdência Social.

Como funciona o processo de Auxílio-doença?

AuxílioDoença consiste em uma renda mensal de 91% do salário-de-benefício, que por sua vez é igual a média aritmética simples dos maiores salários-de-contribuição correspondente a 80% oitenta por cento do período contributivo (período base de cálculo – PBC).

Note, no entanto, que certas doenças, como cardiopatia grave, tuberculose e outras não necessita ter contribuído pelo período mínimo de 12 meses. No entanto, quem já tinha alguma doença incapacitante quando conseguiu se associou à Previdência, ou teve alguma complicação decorrente de doença pré-existente, não tem direito ao auxílio-doença.

Como é o processo de afastamento pelo INSS?

Para iniciar o processo, é necessário entrar em contato com o telefone 135 ou utilizar o aplicativo/Site Meu INSS para realizar o agendamento da perícia médica. Não se preocupe, pois todas as informações necessárias serão passadas ao segurado no momento do agendamento do pedido de afastamento pelo INSS.

Se a doença ou o acidente incapacitarem o empregado por mais de 6 meses, este perde o direito às férias.

auxilio doenca
auxilio doenca

Documentos necessários

auxílio-doençaNa data marcada para o atendimento, leve os seguintes documentos:
– Número de Identificação do Trabalhador (PIS/PASEP);
– Atestado Médico, Exames de Laboratório, Atestado de Internação Hospitalar, Atestados de Tratamento Ambulatorial, ou outro que comprove o tratamento médico;
– Documento de Identificação (Carteira de Identidade e/ou Carteira de Trabalho e Previdência Social);
– Cadastro de Pessoa Física /CPF.
– Dependendo do regime empregatício do paciente (se registrado, autônomo, avulso, empregado doméstico), o INSS poderá solicitar outros documentos. Informe-se pelo telefone 0800-78-01-91 sobre a necessidade de levar documentos adicionais.

Próximos passos

Após o atendimento do INSS, será marcada a perícia médica. Nessa perícia, o paciente poderá levar consigo seu médico.

Dessa perícia sairá o laudo médico oficial do INSS que poderá atestar a necessidade da concessão do benefício, ou não. Caso não haja o reconhecimento da necessidade do pagamento do auxílio-doença, o paciente poderá solicitar uma nova perícia médica que será feita em data a ser marcada ou entrar com recurso contra o laudo da perícia médica.

Esse segundo procedimento é mais demorado e mais burocrático, pelo que sugerimos, nesse caso, a marcação de nova perícia médica.
Caso seja deferida a concessão do benefício, os pacientes com câncer registrados em carteira terão direito ao benefício a partir do 16º dia de afastamento do trabalho. Do 1º dia do afastamento até o 15º, o pagamento do auxílio-doença será feito pelo empregador.

Para os pacientes que não forem registrados em carteira, o pagamento será retroativo a partir da data da incapacidade ou a partir da data de entrada do requerimento quando o benefício for solicitado após 30 dias do início da incapacidade.

Basicamente é isso. Para requerer seu auxílio-doença, clique aqui. Para maiores informações, é recomendado este artigo no NEV Cidadão e este no Guia Trabalhista do auxílio-doença.

Caso tenha mais dúvidas sobre o auxílio-doença , comente e procure um posto da previdência mais perto de sua casa.

www.inss.gov.br – 0800-78-01-91

Escrito por Portalpower

É pai de família, full stack na vida, gamer, apaixonado por tecnologia, gosta de silêncio e brownie com café ou Coca-Cola.

Deixe uma resposta
  1. BOA TARDE ESTOU DESEMPREGADA A 1 ANO FAÇO FAXINA SEM CONTRIBUIR JA CONTRIBUI 3 ANOS E 6 MESES ESTOU EM UMA DEPRESSÃO SERA QUE TEREI DIREITO ??? DESDE JÁ OBRIGADO

  2. quero saber se minha filha tem direito ao auxílio doença,ela trabalhou registrada somente 4 meses, e depois de 20 dias de se desligar da empresa ela se acidentou de ordem natural caiu e quebrou o pé, fez cirurgia urgente e vai ficar com pinos no pé.
    refente a pouco tempo de contribuição mas pelo fato de ser um acidente grave ela tem direito?

  3. quero saber se tenho direto ao auxilio doença por ser portado de trasntono de humor e depender de remedio depakene.contribuir 9 anos sou efetivo trabalhador publico e adoecie parese

  4. quero saber se tenho direto ao auxilio doença por ser portado de trasntono de humor e depender de remedio depakene.contribuir 9 anos sou efetivo trabalhador publico e adoecie

  5. gostaria de saber se minha finha tem direito ao auxilio doenca? pois a dois anos descobri que ela tem aplasia de medula severa, não consigo trabalha pois tenho que sempre leva-la no hospital. eu estava trabalhando sem cartera assinada, pois gostaria de sabe quais os meus direitos,e como fazer!!!!!!!!

  6. Ja dei entrada no auxilio doença 2 vezes e todas as duas foram negadas por motivos bem diferentes, e tenho cardipatia grave…tenho direito a esse beneficio???

  7. estou desempregada há 5 meses,descobri através de exames que irei realizar uma cirurgia na mão direita.
    trabalhei como professora durante 21 anos,nesse entro como acidente de trabalho ou auxílio doença?

  8. minha mae recebe dois beneficios por viuves e idade e tem um filho surdo e mudo ele não tem como trabalhar , ele tem direito a receber o beneficio ? me responda por favor .

  9. TENHO PEDRA NA VECÍCULA E ESTOU NA FILA PARA OPERA A 7 MESES .

    QUERO SABER SE EU TENHO O DIREITO AUXILIO DOENÇA TENHO MAIS DE 24 MESES DE CONTRIBUIÇÃO E NO MOMENTO ESTOU DESEMPREGADA .

  10. Boa tarde.

    Tenho uma dúvida! Meu sobrinho tem 18 anos q começou a trabalhar de carteira assinada em janeiro, porém no final de abril sofreu uim acidente de carro, onde teve que fazer uma cirurgia no rosto pois quebrou o maxilar e os dentes. O mesmo terá direito do auxilio doença tendo apenas 3 meses de contribuição?

    No aguado.

  11. bom dia? gostaria de saber se no meu caso eu tenho ajuda do governo. tenho reumatismo no sangue estou com nervos com enfequição estou assim deis do ano passado não posso trab tudo doi e incha quando faço algo, faço tratamento com reumatologista e me trato com psiciquiatra tomo remedio controlados por favor me deem retorno preciso de ajuda obrigado ficarei aguardando.

  12. quem tem fibromialgia, depressão cronica, transtorno bipolar,

    reumatismo, tem direito no auxilio doença, neste caso

    o que a pessoa deve fazer?

    • Terá direito ao benefício sem a necessidade de cumprir o prazo mínimo de contribuição, desde que tenha qualidade de segurado, o trabalhador acometido de tuberculose ativa, hanseníase, alienação mental, neoplasia maligna, cegueira, paralisia irreversível e incapacitante, cardiopatia grave, doença de Parkinson, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, doença de Paget (osteíte deformante) em estágio avançado, síndrome da deficiência imunológica adquirida (Aids) ou contaminado por radiação (comprovada em laudo médico).

      O trabalhador que recebe auxílio-doença é obrigado a realizar exame médico periódico e participar do programa de reabilitação profissional prescrito e custeado pela Previdência Social, sob pena de ter o benefício suspenso.

  13. quem tem tireodi tem direito ao auxilio doença,a pessoa não ta trabalhando no momento mas ja trabalhou de carteira assinada durante um ano,tem 23 anos e gostaria de saber se tem direito, a a pessoa ta em tratamento e o medico pediu repouso absoluto

    • Bom dia Renato, todos que são contribuinte tem direito ao auxilio doença, mesmo que você não esteja trabalnhado você esta assegurado pela previdencia por dois anos, para requerer o seu direito.

  14. eu estive no oftamologista e descobri que estou com ceratocone , uma doença que afta a visão atraves da cornia .gostaria de saber se tenho direito ao auxilio doença .me respondam por favor. cleo0

    • Bom dia! Cleonice, no seu caso se vier apresentar a cegueira, paralisia irreversível e incapacitante.

  15. estou com um tumor na cabeça e não estou conseguindo trabalhar passo mal todos os dias no meu emprego sou contribuinte a 17 meses e descobri o tumor a 6meses o que faço agora

    • Bom dia! Jananina, no seu caso você trabalha de carteira ass. é o seu caso não era pré existente, você tem o direito de se aposentar, estes são os tipos de doença que o INSS reconhece Terá direito ao benefício sem a necessidade de cumprir o prazo mínimo de contribuição, desde que tenha qualidade de segurado, o trabalhador acometido de tuberculose ativa, hanseníase, alienação mental, neoplasia maligna, cegueira, paralisia irreversível e incapacitante, cardiopatia grave, doença de Parkinson, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, doença de Paget (osteíte deformante) em estágio avançado, síndrome da deficiência imunológica adquirida (Aids) ou contaminado por radiação (comprovada em laudo médico).

      O trabalhador que recebe auxílio-doença é obrigado a realizar exame médico periódico e participar do programa de reabilitação profissional prescrito e custeado pela Previdência Social, sob pena de ter o benefício suspenso.

  16. Sou atonoma,e tenho uma ulcera varicosa em uma das pernas.Estou sem contribuir ha varios anos.Gostaria de saber se com alguns meses de contribuiçao, terei direito ao auxilio doença.

    • Bom dia! se você esta vários anos sem contribuir, é preciso que volte a contribuir para ter o seu direito salvo e resguardado.

  17. gostaria de saber se quem recebe auxilio doenca, e d

    epende totalmente de outra pessoa para cuidar tem dir eito a 100%sobre o auxilio.peco informacoes.desde ja obrigado

  18. fiquei so um mes afastada continuo com as mesmas dores qndo pioro vou la e tomo enjeçao e diazepan volto pra casa dopada e vou trabalhar xorando mancando o queue eu faso?

    • Odete! bom dia, é preciso ter um laudo do seu problema, é preciso saber o fundamento destas dores, e se você e contribuinte tem direito sim de requerer o seu auxilio doença.

  19. se ouver algum advogado que possa me ajudar por favor entre em contato comigo detepequena@hotmail.com

  20. tnho fibromilgia fiu com o laudo no inss o medico nem olhou direito mandou voltar ao trabalho simto dores o tempo todo trabalho mancando sou iper tença tenho erna na coluna vivo axorar o queque eu devo fazer? alguem me ajuda por favor

  21. minha funcionária ,está recebendo auxilio doença, neste período que m deverá pagar o inss, 13º e as férias ?

  22. A empresa aonde trabalho desconta o inss no hollerit mais não repassa para previdencia.Se eu precisar me afastar por algum motivo de doença,o queue devo fazer para não perder o meu benficio e como comprovarei minhas contribuições.

  23. Meu marido se aposentou por invalidez em 2003,por depresao c/ auteraçao de comportamento,e portador de osteomelite crônica que sofre ha mais de 22 anos,
    ele era func. publ. est.SC.,eu fiquei desenpregada por
    muito tempo pois tinha que cuidar dele e da filha menos,se mudamos para o interior em 1999 e comecei a trabalhar como agricultora,mas em 2008 fui
    operada da coluna S1 L5 com inplante osseo e 8 pinos
    estou na pericia desde 07/08 com minha incapacidade paraqualquer trabalho minha filha de 15 anos mantem oscuidados basicos c/ os animais ,mas em 14-01-2010,sofreu uma queda quando tocava um animal,deu
    problemas nas 2 pernas na patela e meniscolo,tera que fazer cirurgia e fisioterapia,ela tem incra,itr,terreno rural no nome dela desde 2006,ela tem direito pedir
    junto ao inss acidente de trabalho?ela so fara 16 anos
    em 29-06-10 e não tem bloco de nota no nome dela
    somente consta em nosso bloco como dependente.
    Por favor me respondam por favor pois moramos bem
    no interior e dependemos de 3º para sair de casa,certos de vossa atençao obrigada

  24. Minha mãe tem 80 anos, contribuiu de 1982 a 1987 para o INSS como autônoma (meses intercalados, deixou de pagar vários meses) perfazendo um total de 4 anos de contribuição, começou novamente a contribuir, pagou setembro, outubro e novembro/2009.
    Ela tem problemas cardíacos sérios (podendo comprovar com sua médica e internações hospitalares), ela poderia pedir auxilio doença ou aposentadoria?
    [Já foi negado o pedido de aposentadoria por idade pelo fato de meu pai (90nos) ser aposentado (465,00).]
    Obs.: Depois de ter parado de contribuir e recomeçado agora ela tem direito ao auxílio doença? Conta os 4 anos que contribuiu nos anos 80?
    (Ela adoeceu depois que parou de contribuir, mesmo assim ela pode pedir o auxílio, já que está contribuindo novamente?)

  25. Minha mãe tem 80 anos, contribuiu de 1982 a 1987 para o INSS como autônoma…

    Por favor, mandem resposta por e-mail

  26. Minha mãe tem 80 anos, contribuiu de 1982 a 1987 para o INSS como autônoma (meses intercalados, deixou de pagar vários meses) perfazendo um total de 4 anos de contribuição, começou novamente a contribuir, pagou setembro e outubro/2009.
    Ela tem problemas cardíacos sérios (podendo comprovar com sua médica e internações hospitalares), ela poderia pedir auxilio doença ou aposentadoria?
    Obs.: Já foi negado o pedido de aposentadoria por idade pelo fato de meu pai (90nos) ser aposentado (465,00). Obs.: O início da doença de minha mãe foi em 1991.

  27. primeiro foi diagnostica, tendinite cronica, derrame articulações, tensonivite, fascite plantar nos dois pés. as duas maõs.tunel do cárpio. tudo comprovado com ultra sonografia, fazendo fisioterapia, remedios, e nada, tudo continua.?aguardo sua resposta/já que somos muito humilhados no inss.

  28. gostaria de saber?
    me encontro no inss a 1 ano e 9 meses.
    já foi diagnosticado que me encontro com fibromialgia, dores intenças por todo corpo.sem conseguir dormir.
    esse poblema da direito a aposentadoria por invalides,já que naõ consigo trab.
    aguardo resposta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.